capa

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Fotografando Silhuetas

Começando esse post com o significado de fotografia em silhueta, o que é?
Uma foto em silhueta é aquela foto que o assunto a ser fotografado fica escuro, valorizando sua forma, seu contorno.

Um tema básico na hora de pensar em uma foto são as formas presentes, e usando a silhueta isso fica mais evidente.

Para conseguir o efeito da silhueta é bastante simples, basta adicionar luz ao fundo e deixar seu assunto sem luz. Tecnicamente é só isso!



Só com isso consigo fazer fotos bonitas?
Bom... NÃO. Ai entra a criatividade, o olhar fotográfico para encontrar o ângulo certo. Você deseja valorizar o contorno! Um exemplo simples, concorda comigo que, se eu quero fazer uma silhueta de uma grávida, é melhor fotografar de lado para pegar a protuberância de sua barriga, do que tirar a foto com ela de frente, certo? de frente pareceria uma pessoa normal.
Silhueta lateral de uma grávida
E como consigo o efeito de silhueta?
Mencionei acima que deixa o assunto no escuro e coloca luz no fundo. Se faz isso artificialmente, com ajuda de refletores, lâmpadas, flash... onde se ilumina o fundo e deixa sem luz seu assunto. 
E com luz natural, usando a luz do Sol, por exemplo, como um contraluz (nova regra gramatical, tudo junto ;) )

Se sua câmera possui fotômetro, aponte ele para o local onde se deseja a luz, no caso o fundo do cenário, faça a leitura e ajuste a exposição e volte ao enquadramento que deseja para a silhueta, pode ser que na hora de enquadrar o fotômetro indique menos luz, mas não é essa a intenção??!! o assunto principal sem luz!
Silhueta com luz artificial - refletor apontado para o fundo
Silhueta com luz natural, leitura do fotômetro nas nuvens do céu
Um detalhe nesse tipo de foto, não se usa o flash diretamente no assunto, pois a intenção da silhueta será fracasso. Se for usar o flash, aponte ele para o fundo, do lado... mas não diretamente no objeto!

Dicas
  • Pode ser usado bastante a regra dos terços, pois muitas vezes a fotografia terá só o contorno, e a regra dos terços deixará a foto mais agradável de admirar.
  • Usa-se tambem vinhetas escuras quando o fundo tem cor clara, mas com cautela, nada de exagerar, pode acabar estragando a foto.

Fotos em silhueta desperta a curiosidade de quem ver, dá um sentido mais poético, é uma fotografia mais bem pensada, calculada, bem planejada.




Tópicos relacionados

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Dicas para fotos de natal


Uma das épocas mais esperadas do ano é o Natal, e nata melhor que registrar esse momento familiar com fotografias!
E aqui vai algumas dicas para suas fotos de natal ficarem mais bonitas!

Explore as luzes!
Alem do papai noel, arvores de natal, entre outras coisas, tudo fica mais belo com aquelas luzinhas. As luzes deixam tudo com mais cara de natal! Vamos usar elas para aplicar o efeito bokeh. Vamos abrir esses diafragmas e usa-las para composição do cenário. Aqueles discos formados pela luz fora de foco dá um charme total na foto, experimente!

quer saber o que é bokeh? clique aqui

Bokeh dos pisca-piscas de uma árvore de natal - foto de Larissa Barbosa

E o que mais se ver nessa época são fotos com bokeh personalizado, que no link acima também mostra como fazer.
Também se ver muito fotos usando filtro tipo estrela, um outro artifício para incrementar a foto.

Foto com Filtro estrela
Fotografe os detalhes!
É no natal que aparece todo tipo de enfeites, como bolas coloridas, anjos, guirlandas... tudo com um significado mágico! E as comidas então? Pratos montados com tanto carinho, é gostoso e bonito de se ver, dá até pena de comer, desmanchar aquela florzinha de tomate que mãe fez no prato de arroz. Fotografe eles, uma dica é usar a regra dos terços e composição na fotografia, cenário bonito é que não vai faltar!
Leia mais sobre regra dos terços


Fotografe a familia!
Todo mundo reunido, conversando, trocando presentes, comendo... Claro que aquela foto com todo mundo junto é clássica! Tá valendo! mas tente também fotografar as pessoas da festa de maneira espontânea, sorrindo, conversando. Não chame ninguém para olhar na câmera na hora de fotografar, finja que está cutucando em alguma função complicada no menu, sei la... quando a pessoa menos esperar tire a foto. Lógico que vai surgir aquelas fotos bizarras, pessoa com um olho aberto e outro fechado, parecendo que ta fazendo careta... kkkkkkkkkkkkk  mas quando acertar o click vai surgir uma bela foto espontânea da pessoa.

Com algumas dicas e técnicas se consegue uma bela foto, mas o que vale mesmo é eternizar o momento mágico do natal.

Tópicos relacionados

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

fotômetro - Qual a ajuda desse danadinho?

Semana passada estava dando aula de fotografia, comecei explicando sobre velocidade e diafragma, e logo depois comecei as fotos práticas, notei que a aluna não estava entendendo bem o significado do fotômetro. Talves eu não tivesse explicado direito antes, pois utilizo o fotômetro em todas ocasiões, que se tornou pra mim coisa rotineira, é algo natural sua observação, mas pra aluna era uma ferramenta nova, e isso também aconteceu com alguns leitores desse blog, recebi um email onde a pessoa estava em dúvida em como ajustar a velocidade com a abertura.


Fotômetro

 O fotômetro é um aparelho que possui um sensor que mede a intensidade de luz, ajudando a decidir a combinação de velocidade e abertura para a fotografia ficar com ótima exposição de luz.

Mesmo quem não trabalha com fotografia, já deve ter visto no cinema, novela, comerciais, etc. Uma cena tipo, a modelo está em um estúdio, ai aparece uma pessoa da produção segurando algo que parece com um desodorante rolon, e fica apontando aquele objeto em vários lugares do cenário. Aquele objeto se chama fotômetro! A pessoa do exemplo sai medindo a intensidade de luz nos pontos que lhe interessa, como no rosto, nas roupas, em parte importante do cenário e tal...

 

Existem alguns tipo de fotômetro:

- Fotômetro de mão: Citado acima;

- Fotômetro embutido: O que mais comumente é usado, na fotografia em geral.


Fotômetro fazendo a medição de luz
Fotômetro de mão



Vou falar do que os fotógrafos em geral usam, o fotômetro embutido.


O fotômetro embutido, o nome já esclarece em parte, se localiza dentro das maquinas fotográficas, incorporadas no seu funcionamento.

As câmeras compactas, possui esse sensor (não é o mesmo sensor que captura a imagem), mas não se percebe seu funcionamento, pois tudo é feito de maneira automática pela própria câmera, você só aperta o botão pra fazer as fotos.

Já nas profissionais e semi-profissionais, que temos total controle sobre velocidade e abertura, o fotômetro é usado na maioria das fotos, e os ajustes são feitos a partir das informações que o fotômetro indica.


O uso é extremamente simples, quando a câmera estiver no modo manual, através da visualização do visor digital ou do visor óptico, aparecerá uma escala muito parecida com essa da figura:


Figura ilustrativa da leitura do fotômetro

Valores do lado positivo são valores que indicam luz excessiva no local:


Valores do lado negativo indicam pouca luz no ambiente:


Valor na linha do zero indica exposição ideal:

O ajuste do fotômetro para a fotografia também é extremamente simples.

Quando o fotômetro estiver indicando luz excessiva, basta diminuir o fluxo de luz que entra na câmera.

 

Como?

O que precisa para reduzir a passagem de luz? Aumentando a velocidade ou diminuindo a abertura do diafragma, até encontrar a combinação ideal.

 

O mesmo acontece caso esteja indicando pouca luz, precisa reduzir a velocidade ou aumentar a abertura do diafragma.

 

Lembrando que, precisa analisar bem que foto deseja tirar, pois quando alterada a velocidade e aberturas, podem acontecer os "fenômenos" , que podem ser desejados ou não para sua foto.


então recomendo uma leitura nas postagens que já escrevi:

Exemplo, aumentando a abertura do diafragma na intenção de ajustar o fotômetro, se perde profundidade de campo, é isso que deseja na foto? Se SIM ótimo, se NÃO, reduz a velocidade. 


Os valores do fotômetro (as barrinhas) está relacionado com os valores de exposição (EV), mas que nessa postagem não vem ao caso mencionar, pois poderia confundir ainda mais.

Um abraço a todos!


Tópicos relacionados


quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O sensor e sua importância

Nas postagens anteriores, quando menciono qualidade da foto, sempre relaciono com  lente e sensor.
O sensor está presente nas câmeras digitais, é o substituto do filme, das câmeras antigas. Ele fica na mesma posição do filme, Só não precisa rebobinar :P

Sensor numa profissional NIKON, mas nas compactas, o sistema é semelhante

Como já dito, vai ser o sensor que vai definir a qualidade das fotos. O que vai interferir nessa qualidade são os tipos e tamanhos de sensores.

TIPOS DE SENSOR
No mercado, dois tipos de sensor são os mais comercializados

Sensor tipo CCD: Sigla do inglês, charge-coupled device, ou Dispositivo de Carga Acoplada, são mais sensíveis (melhores) em situações com pouca luz, a imagem formada terá menos ruido, melhor fidelidade de cores e mais nítidas, porem consome muita energia das pilhas/baterias. A qualidade cai um pouco em situações de muita luz.

Sensor tipo CMOS: Do inglês, implementary metal-oxide-semiconductor, ou semicondutor metal-óxido complementar. Básicamente, suas características de qualidade são inversas ao do CCD, menos sensíveis em situações de pouca luz, conseqüentemente gerando ruído na fotografia (frisando, quando com pouca luz). Em contrapartida, o material para sua produção é mais barato e consome menos energia e com isso reduz o preço das câmeras que utilizam esse sensor. Com a evolução da tecnologia, cada vez mais esses sensores estão estão melhores na parte que deixa a desejar.

Sensor CMOS

TAMANHO DO SENSOR
Bom, fica obvio que quanto maior o sensor, mais pixel será capturado e transformado em pontos de imagem.
O sensor tem tamanho diferentes pra cada tipo de câmera, exemplo, câmeras de celular tem sensor menor que o de uma compacta, que tem sensor menor que uma semi-profissional, que é menor que uma profissional, que é menor que uma câmera fodastica do mundo fotográfico, e assim vai...
Os tamanhos também podem variar dentro de cada linha de câmera.

Um comparativo:
Compacta: KODAK EASYSHARE C183 (14 M): Sensor tipo CCD, tamanho 7,76 mm (diagonal)
Semi-profissional: SONY DSC-HX1 (9.1 M): sensor tipo CMOS, tamanho 7,63 mm (diagonal)
Profissional CANON EOS REBEL XS(10.1 M): Sensor tipo CMOS, tamanho 26,7 mm (diagonal)
Profissional: NIKON D700(12.1 M): Sensor tipo CMOS, tamanho 43,2 mm (diagonal)

Valores disponíveis nos sites dos fabricantes

Esse último modelo, por exemplo (NIKON D700), o seu tamanho do sensor chega perto do tamanho da película 35mm (antigo filme), sensor desse tamanho são chamados de FULL FLAME.

Comparativos no tamanho do sensor em relação com o filme 35mm

Ai você se pergunta agora
Qual o melhor tipo então?
Bom, tudo depende dos seus objetivos 
Quer fotos pra postar no Orkut, Facebook, seu blog, revelar em tamanhos populares, como 10x15, 15x21 e tal, o sensor de uma compacta CCD já é suficiente.

Quer fazer poster, trabalha com fotografia e precisa de economia de bateria, que é o grande vilão dos fotógrafos, a duração das baterias :@, vai de uma CMOS profissional ou semi-profissional.

Quer o TOP de qualidade e tem um dinheiro a mais sobrando? compre uma Full flame! 

Não esquecendo que o que deixa a qualidade das fotos melhores, alem do sensor, é uma bela lente ;D e claro, a pessoa por tras das câmeras.

Tópicos relacionados