capa

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Efeito FLARE - Como lhe dar com ele

Foto de Gabriel Ferreira
Vou postar sobre mais um efeito intrínseco das lentes, não só fotográfica, mas em câmeras de tv. o FLARE.
É outra nomenclatura que pouca gente conhece, mas que com certeza já viu os efeitos em um filme, novelas, etc... São aquelas bolinhas, as vezes coloridinhas, que formam um alinhamento com outra luz forte presente na hora da foto. Como no exemplo da foto de abertura do post.

Como sempre digo, mas vale a pena reforçar, a fotografia nada mais é que o controle da passagem de luz pela objetiva até chegar ao sensor. A objetiva da câmera é um conjunto de várias lentes, com diâmetros, posições, espessuras diferentes.

E quando a luz passa por essas diversas lentes, dependendo da posição que a luz venha, pode gerar reflexos internos de uma sobre as outras e então esses reflexos serem captados pelo sensor. As lentes são fabricadas e tratadas para darem o mínimo de reflexo, mas se existir um ponto de luz muito forte (na fotografia de abertura do post, foi o Sol), ele pode gerar o flare.

Flare da luz de um poste - foto de Larissa Barbosa
É um defeito?
Eu não chamaria de defeito, assim como a vinheta, o flare pode ser manipulado a favor da fotografia.
Quem fotografa ao ar livre, ou gosta de tirar fotos do pôr do Sol, corre mais riscos de surgir o flare, pois o Sol vai estar sempre lá, e dependendo do ângulo que ele incide na lente, vai surgir os reflexos internos. Muitos fotógrafos usam o flare para dar um charme, é um "objeto" a mais na fotografia que pode embelezar muito! Mas depende de como os raios de luz vai entrar na lente, e para obter o flare, pode ser que tenha que ficar numa posição incomoda, ou a posição que o flare surge não é aquela que você quer enquadrar... e entre outros motivos que muita gente apela para colocar o flare digitalmente. Fica meio artificial, mas sabendo usar e coloca-lo de forma correta, é valido!
Foto original, sem flare
Flare colocado digitalmente - maneira ERRADA
Na foto acima, coloquei o flare pelo Corel Draw.
Bom... o flare foi colocado como se tivesse uma fonte de luz do lado esquerdo superior, mas na foto original a fonte de luz (Sol) está do lado contrario. Pode-se ter o flare até com um refletor apontado, poderia sim ter um flare original com o Sol de um lado e o refletor por tras da árvore, mas quem ver a foto não vai saber que tinha um refletor, vai imaginar "Dois Sóis? que onda!" vão zombar da sua cara kkkkkkkkkk
Colocando o efeito do outro lado, e a fonte de luz digital colocada em cima do verdadeiro Sol resolve o mau-entendido.
Flare colocado digitalmanete - maneira CERTA
Outro exemplo que o uso do flare digital é errado, são em fotos tipo estúdio. Por favor, como vai haver o flare dentro de um estúdio?? cuidado! use o flare moderadamente e de modo inteligente e lógico. Na fotografia, tudo exagerado deixa a foto feia.

Quem tiver o programa Corel Draw e quiser colocar é muito simples! vai no menu EFEITOS, depois submenu CÂMERA e usa o efeito BRILHO NA LENTE.


Para quem tem o Photoshop, menu FILTROS, submenu ACABAMENTOS, para quem tem a versão em inglês: Menu FILTER, submenu RENDER e usa a opção LENSE FLARE

Mas o flare pode vim também pra atrapalhar, as bolinhas podem aparecer bem no rosto da pessoa, ou se em uma paisagem, aparecer em cima de algo bonito, algo que queria mostrar, ou simplesmente você não quer o efeito!
Flare não desejado
Para evitar o aparecimento do flare, usamos um acessório chamado PARA-SOL.
Ele se acopla na rosca em frente à objetiva, a mesma rosca que se coloca os filtros, e evita que a luz incida diretamente, em outras palavras, fazendo sombra.


Existem vários tipos e formatos de para-sol, mas a finalidade é a mesma. Alguns tipos de objetivas já vem com para-sol acoplado.

Encerro por aqui, se sobrar mais alguma dúvida, é só mandar!

Boas fotos!





Tópicos relacionados

domingo, 5 de dezembro de 2010

Enquadramento: Espaço negativo e espaço positivo na composição


Mais uma sessão de composição. Com esse post falando de espaço negativo.
As técnicas de composição geralmente não se aplica a fotografia, se encaixa em qualquer arte-visual, como na pintura, cinema, novelas, telejornais...
E o uso devido do espaço negativo embeleza ainda mais qualquer arte, mas como eu sou babão da fotografia, vou falar dela dentro dessa área.

Começando com a pergunta:

O que é espaço negativo?
O espaço negativo é tudo que cerca o assunto, pode não dizer nada sobre a foto, a área sem informações, parte neutra. Pode ser uma cor, uma iluminação, texturas, etc... que funcionam apenas como composição, embelezando a foto, deixando-as com olhar agradável.

E o espaço positivo é o seu assunto principal.

Nada melhor que entender com exemplos.
A foto de abertura do post:

Meu assunto nessa fotografia foi o Sol alpino entre os galhos secos. Conseguem ver que utilizei a regra dos terços, e o Sol nas proximidades em um dos pontos de interesse?
Meu espaço positivo foi o Sol e os galhos, que toma conta de todo lado direito da fotografia.
O espaço negativo é o céu azul, nele não tras informação nenhuma, somente o céu azul como uma textura. É um espaço neutro.

Outra fotografia:

Nessa meu assunto foi a modelo Laís Alves, cujo direito de imagem nunca paguei um tostão pra ela hehehe
Novamente utilizei a regra dos terços (sempre uma bela ajuda na composição) com assunto do lado direito da foto, que é meu espaço positivo.
E como espaço negativo todo o fundo da imagem, qual informação esse fundo me traz? NENHUMA!
Mas com ela a foto ficou muito mais harmoniosa, o enquadramento utilizando a regra dos terços deixou mais agradável aos olhos do que a modelo estivesse centrada

O espaço negativo não quer dizer uma coisa ruim, é apenas o nome dado para esse tipo de composição, alguns chamam de espaço em branco.

Dicas

  • Não centralize o assunto em foco, utilize a regra dos terços para evitar centralizar. Fotos centralizadas deixam o espaço negativo igual dos dois lados, isso deixa a foto "pesada".
  • Alem de acertar na exposição da fotografia com a velocidade e abertura, precisa ter a sensibilidade para compor a fotografia, procurando ângulos novos, algo que valorize a fotografia, não somente seguir regras, mas sentir o momento.







Tópicos relacionados