capa

domingo, 24 de abril de 2011

Filtro UV - Acertos e erros

Já fiz uma postagem rápida sobre os principais filtros que se usa até com câmera digital. Também recebo muitas perguntas sobre eles.
E vejo que muita gente se preocupa em comprar logo um filtro, principalmente o UV, afim de proteger a lente. A compra desse filtro é a primeira aquisição de quem compra uma câmera DSLR já visando a proteção da lente novinha.

Um resumo para que serve o filtro UV: Bloqueia a passagem da luz ultra violeta, evitando que os raios cheguem até o sensor ou filme fotográfico. Além de serem prejudiciais ao sensor,os raios (nas lentes de hoje raramente) podem alterar as cores.
As lentes de hoje já vem com essa proteção UV embutida, sendo desnecessário o uso do filtro UV.


Mas por que muita gente ainda compra?
Pelo fato do vidro ser transparente, cor neutra, que não altera em nada a fotografia, muitos usam apenas para proteger a entrada da lente de pancada, poeira, etc.
E é verdade! protege mesmo! já bati com minha lente em várias quinas de mesa, acho que preservo minha lente intacta ainda hoje graças ao filtro UV. Mas eu sou desajeitado mesmo.
Filtro danificado depois de uma queda, protegendo a objetiva - foto de Luiz Zanon
Bom dr Léozão, então devo comprar o mais rapidamente um filtro UV, né?
Resposta que pode assustar vocês, eu evito ao máximo usar o filtro UV, isso mesmo! 
Porque? Como já disse antes, as lentes de hoje tem tecnologia suficiente para não precisar desse filtro, elas são resistentes à arranhões, aos raios UV, são antireflexos, etc etc etc.
Se eu usar um filtro UV, a primeira coisa que eu vou perder na lente é o antireflexo.

Objetiva sem o filtro - reflexo reduzido
Objetiva com  filtro - sem comentários do reflexo
E o filtro UV se torna mais um "espelho", esses reflexos podem chegar até a foto dependendo do ângulo.

A luz usada como decoração no fundo acabou refletindo no filtro e sendo rebatida em outra parte da foto, esse efeito não era desejado, eu só vi o erro quando passei pro computador.

Mesma coisa com a foto seguinte
Reflexos na silhueta da modelo causado pelo filtro UV
Então não é pra eu usar filtro UV?
Também não seja tão radical! se você for fotografar na praia, por exemplo, o vento que vem do mar está cheio de umidade, gotículas são carregadas e se bater na lente é um pouco difícil de remover as manchas, por conta dos sais presente, então use o filtro, se ele ficar muito manchado pode tirar e lava-lo.
Mas atenção com as fotos, ver se está saindo reflexos.

Já para evitar o choque, batidas na lente, quedas... recomendo o uso do para-sol ao invés do filtro UV. É quase o mesmo preço de um filtro UV.
A finalidade do para-sol é para evitar  luminosidade direta na lente, isso ajuda a evitar o efeito flare. Por ele ter paletas projetadas para o lado de fora, também evita que alguma coisa tenha contato direto na lente, substituindo o filtro UV.


Tópicos relacionados


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Números, números, NÚMEROS!!!



Ao manusear a câmera, você ver tantos números!
- Abertura 22
- Velocidade 40
- lente 50 mm
-ISO 200


Certamente já deve ter visto esses valores acima, já fotografou usando eles e outros, sabe fazer as fotos colocando os valores adequados, mas você sabe o significado desses números?
Muita gente não dá importância a isso, pois consegue fazer as fotos sem ter esses conhecimentos. Mas entendendo o significado desses valores você consegue entender mais a fundo a fotografia. Até na hora de comprar equipamentos e acessórios é bom saber.


- Preciso de um filtro 52mm.


Você sabe o que é esse "52mm"?
Nesse post vou reunir essas informações que já venho postando dentro de outros.
Vamos começar com os mais comuns


Abertura do diafragma
Os valores são mostrados na câmera (depende do tipo e modelo) ou nas propriedades da foto, mas depende do tipo de lente. Para entender os números, é mostrado sempre uma fração, F 1/(número), onde o número segue um padrão de valores (5.6, 6.3, 7.1, 8, 9, 10...), O resultado da fração vai indicar o tamanho do orifício em milímetros, então quanto maior o número, menor será o tamanho da abertura. O " 1/ " é omitido, o visor mostrará apenas " F (número) ".
1/5.6 = 0.178 mm
1/36= 0.028 mm

A abertura que é a maior responsável pelo desfoque de fundo nas fotografias.


Velocidade do obturador
Assim como na abertura, os valores são mostrados na câmera ou nas propriedades da foto.
Velocidade: 1/100
Velocidade: 1/60 etc..
Isso é a velocidade da piscadinha, no exemplo de 1/100, divida 1 segundo em 100 partes, ela piscou o tempo de uma parte. Nós fotógrafos ocultamos o "1/", falamos só "velocidade 100".

Algumas câmeras chegam ao valores de 4000. Rápido! não?

Sensibilidade ISO
É um pouco complicadinha entender. O ISO é a medida de sensibilidade da superfície sensível a luz. No caso da fotografia, é o filme fotográfico., que nos dias atuais foi transferido para o sensor fotográfico.
Existem vários tipos de escalas para a sensibilidade, de exemplo: ASA (Essa é do tempo do meu pai), DIN, GOST, etc. Na fotografia é mais usual a escala ISO. Existem também uma tabela de convenções que não convém demonstrar aqui pois só ia complicar algo que é simples de entender. Nas câmeras digitais foram criados padrões de valores que são múltiplos. Ex: ISO 50, ISO 100, ISO 200, ISO 400... E quanto maior o valor, mais sensível à luz fica o sensor.

Diâmetro da lente
É essencial saber o diâmetro da sua lente. Sabendo o valor é possível comprar filtros e outros acessórios. Para quem não entende de geometria, o diâmetro é a maior distância de um ponto a outro de um circulo.
Para encontrar o diâmetro de sua lente, procure por esse símbolo " Ø ". Geralmente na parte de baixo. O valor é dado em milímetros.

Ai na hora de comprar um acessório, um filtro por exemplo. Basta dizer esse valor.
- Moço, quero um filtro polarizador 52mm




Distância focal
Esses valores são mais comuns em câmera profissional. Nas compactas e semi-profissionais ficam embutidos nas propriedades da foto, na profissional é possível selecionar o valor antes de tirar a foto.
distância focal, é a distancia em milímetros entre o ponto de convergência da luz até o ponto onde a imagem focada é projetada no sensor.
Distância focal selecionada em 200mm - foto Biel
A distância focal nada mais é que o famoso ZOOM, quanto maior o valor, maior o zoom.


Diante desses pequenos conceitos, vamos interpretar alguns valores que vem na frente das lentes, por exemplo.


Circulo 1: Significa a distância focal da lente, nessa ela varia de 18mm até 55mm
Circulo 2: Significa as maiores aberturas do diafragma nos extremos da distância focal. Meio confuso ne? mas é simples hehehe
Nessa lente: 
A maior abertura possível vai ser F3.5 quando a lente estiver numa distância focal de 18mm
e F5.6 quando a lente estiver na distância focal de 55mm.
Essa variação acontece por conta do espaço interno na lente. Ao dar o zoom, as lentes internas se movimentam, então um dispositivo faz com que as lâminas se fechem (aumenta o valor de F) para não serem danificadas.


-Saber a abertura máxima é tão importante assim a ponto de está definido na frente da lente?
É SIM! Todos os fotógrafos procuram as lentes com maiores aberturas possíveis! Quanto maior a abertura, melhor vai ser para fotografar em ambientes com pouca luz, evitando o uso do flash. E é o que define também o preço.
vamos ao exemplo de uma lente 50 mm (distância focal):
uma lente 50mm com abertura F1.8 da Nikon, com foto automático, está avaliada em aproximadamente R$ 500,00
A mesma lente, mas com abertura de F1.4 ultrapassa os R$1.000,00.
A diferença de preço é somente por causa da abertura.
Para baratear a venda de câmeras, as lentes costumam vir com aberturas de F5.6 e F3.5.


Megapixel
- comprei uma câmera de 10 megapixel!
Sabe o significado?
O que são esses megapixel?
Os megapixels veio junto com imagens digitais, eles são que formam uma imagem no computador e em câmeras digitais.
Ao ampliar uma foto no computador, perceberá que ela é formada por milhares de quadradinhos, o pixel, e o conjunto deles irá resulta na imagem, o megapixel.

Quando você ver na câmera "resolução de 10 megapixel", por exemplo, quer dizer que uma foto dela pode ter 10 milhões de pixel, que seria aproximadamente 3600 linhas e 2700 colunas de quadradinhos.
Resumindomegapixel indica apenas as dimensões da foto, o tamanho! Não quer dizer NADA sobre a qualidade da foto, que é o que muita gente pensa.

qualidade da imagem está relacionada com o tipo de lente, software da câmera e principalmente o sensor, mas não tem ligação nenhuma com o tamanho da imagem! NENHUMA!


Bom.. fico por aqui, Se eu esqueci algum tipo de numeração e deixei de fora desse post é só comentar! que eu incluo ele aqui.


Tópicos relacionados

terça-feira, 5 de abril de 2011

Diferenças entre fotografar no AUTOMÁTICO e no MANUAL

Antes de você começar a leitura, gostaria de agradecer e informar às pessoas que me mandaram emails nesses últimos tempos querendo tirar dúvidas, irei responder todos! É que chegaram muitos emails! Obrigado por escolher esse blog. 


Quando se compra uma compacta, o que o consumidor espera geralmente é só apertar um botãozinho, e a câmera se encarrega do resto! Raramente o usuário vai modificar alguma configuração para fotografar. O modo de cena mais usado nesses casos é o AUTOMÁTICO.


Mas o que quer dizer esse automático?

  • Quer dizer que a câmera vai escolher e fazer o ponto de foco para você
  • Vai ajustar velocidade e abertura de acordo com a iluminação para você
  • Vai ajustar o ISO para você
  • Vai fazer o equilíbrio de branco para você
  • Vai dizer se precisa do flash ou não para você...
Resumindo... vai fazer os breboti todinho para você, o que você tem que fazer? apertar o botãozinho! E para fazer isso não precisa entender nada de fotografia.
  Esse é o ponto bom! :D
Mas nas compactas não resta muita coisa a fazer, ela regula quase tudo, O usuário só pode mudar de modo de cena quando deseja - Modo Noite, Crepúsculo, Nublado... Mudar o ISO, ativar ou desativar o flash. Mas o fundamental da fotografia, que é velocidade e abertura, você não tem acesso.
 Esse é o ponto ruim. :(

Ai alguns usuários mais exigentes parte para as semi-profissionais e profissionais. Com elas sim, temos o controle de fazer tudo na fotografia.
Mas algumas pessoas ainda com os costumes das compactas, continuam a fotografar no modo AUTOMÁTICO com as profissionais.
Os efeitos mais bacanas de uma fotografia tirada numa câmera profissional no modo MANUAL são os controles de velocidade e de abertura e o local do foco.
Se você coloca numa profissional o modo AUTOMÁTICO, é a câmera que vai escolher esses controles, então ela ai funcionar exatamente como uma compacta, dá uma tristeza saber disso :(
Uma profissional simples custa 4, 5, 6 vezes mais que uma compacta TOP, e você não usar os recursos a disposição???

Veja os controles que eu posso em uma fotografia com as fotos seguintes:
Nessa primeira foto, foi colocado no modo automático, e a primeira coisa que a câmera vai fazer  "A luz é suficiente?". Se o assunto estiver com pouca luz, a câmera vai jogar logo o flash de primeira. E ao contrario do que muita gente pensa, o flash muitas vezes estraga a foto! Ele tira o clima de qualquer iluminação feita para embelezar, evite ao máximo o uso do flash.
Outra coisa que a câmera fez, foi o foco. Ela dá prioridade ao assunto no centro, como podem ver, o quadro escrito "Recem Casados" está bem nítido. 
Fotografia feita no modo AUTOMÁTICO
Agora veja as diferenças que eu posso fazer no modo MANUAL

Eu não quis usar o flash. E o foco eu queria nos bonequinhos.
Velocidade 1/3, Abertura 5.6 sem flash
Eu quero o foco nos bonequinhos, mas não quero o quadro embassado, quero ele nítido também.
Velocidade 5", Abertura 25 sem flash
Ahh não! eu quero o foco nos bonequinhos, mas eu quero o fundo muuuuuuuuuuuuito embassado!
Velocidade 1/40, Abertura 1.8 sem flash
Quero mudar meu foco, agora vou focar no arranjo do lado direito, dá? DÁ!
Velocidade 1/3, Abertura 5.6 sem flash - foco no arranjo direito
Como podem notar, eu tenho total controle no que eu desejar na foto com o modo manual!

Veja agora o exemplo de uma foto com pouca luz.
Primeiro fotografei no MANUAL
Velocidade 1/5, Abertura 5.6 sem flash
Agora veja o que acontece se eu boto no modo AUTOMÁTICO
Velocidade 1/60, Abertura 5.6 com flash
Qual está mais interessante??

As configurações básicas para se fotografar no modo MANUAL:

Existem 4 modos básicos encontrados naquele botão redondo no topo da câmera (foto de abertura do post), a nomenclatura pode ser um pouco diferente dependendo da marca.

Modo "M": Você tem total controle sobre velocidade e abertura, os dois equilibrados com a ajuda do fotômetro, e entre todos os outros pontos da fotografia, tipo o foco, ISO, equilibrio de branco, saturação das cores... tudo é você! Se a foto ficou ruim a culpa é sua (dramáaaaaaatico... rsrsrsrs).

Modo "A" (Nikon) ou "AV"(Canon): Você tem controle sobre a abertura, e a câmera controla a velocidade de acordo com o fotômetro. É uma espécie de semi-manual. É esse modo é útil quando você só está preocupado quando quer embassar ou não o fundo. Continua tento controle nos outros pontos.

Modo "S" (Nikon) ou "TV" (Canon): Você tem controle na velocidade, e a câmera controla a abertura. Ideal para quem está preocupado com o efeito de velocidade. Continua tendo controle nos outros pontos.

Modo "P": A Câmera equilibra velocidade e diafragma, mas você tem controle sobre os outros pontos, tipo o foco, ISO, equilíbrio de branco... etc.

Outros pontos que sugiro que também tenha controle:

Equilíbrio de branco: Quando estiver fotografando utilizando a luz do Sol, pode deixar no automático. Mas quando for pra um ambiente fechado com uma luz de coloração bizarra (azul, verde, amarelado...) faça o equilíbrio de branco.

Foco:  São duas configurações necessárias; 
1- Modo de focagem: Costuma vim 2 modos: a)AF-S: Serve para objetos estáticos. O foco é feito apertando ligeiramente o botão de disparo, ele é travado e só destrava quando soltar o botão. b)AF-C: Serve para objetos em movimento. Mesmo depois de ter apertado o botão de disparo ligeiramente, a câmera é capaz de refazer o foco para acompanhar o objeto. O uso de um ou de outro depende do que você vai fotografar. Particularmente uso o AF-S, prefiro o foco travado.
2- Área de focagem: Costuma vim 3 modos: a)Ponto único: Você escolhe um ponto da imagem para fazer o foco, eu acho esse o ideal e é o que uso. b)Área dinâmica: Você escolhe um ponto da imagem, mas a câmera faz o foco de acordo com as redondezas. c)Auto-foco: A câmera selecionará que ponto vai focar, cuidado, que ela pode focar o que você não quer.

ISO: Você que vai determinar o valor, Costumo usar 200 para Nikon, quem usa Canon diz que é melhor 100. Só mexo nesse valor quando a iluminação for baixa demais.

Controle de cores: Você que vai selecionar de acordo com o assunto, tem VÍVIDO, NEUTRO, STANDART, P & B, SÉPIA...
Uma dica: se for tirar fotos em preto e branco, fotografe colorido e deixe pra deixar preto e branco no computador, isso dá mais controle nos tons. Mas ta valendo fotografar algumas já direto na câmera só pra ter noção do resultado.

Ufa... acho que acabei hehehehe. Na minha cabeça quando pensei em escrever esse post, seria uma coisa pequena, mas olha o tamanho! Se ficar alguma dúvida é só mandar!

Tópicos relacionados