capa

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Ta sujo?? Vamos limpar!

Imagine usar um óculos com poeira, todo manchado de marcas de dedo, arranhado... deve ser horrível! A pessoa vai enchergar borrões, pontinhos de sujeira que vão te deixar aguniado.
É do mesmo jeito para uma câmera fotográfica, se você desleixar com a lente dela.

Por mais que a gente cuide da câmera guardando em local seguro, não tem como evitar que a sujeira entre em contato com ela na hora que usar.
Fotografar ao ar livre sempre vai ter vento, e junto vem a poeira;
Fotografar na praia tem a maresia e um vento cheio de gotículas de água rica em sais;
Fotografar em estúdio pode ter o arcondicionado, que se não tiver manutenção vai ter um ar cheio de fungos.

E assim vai... E tudo isso pode afetar na qualidade da fotografia. É a mesma coisa de um óculos sujo.

Partículas de poeira em contato com a lente deixam pequenos pontinhos e borrões nas fotos.
Foto do céu usando uma lente suja. Não são ovinis, é sujeira!
Foto com borrões de uma lente suja - Electra
Esses borrões são vistos com mais frequencia quando a lente está suja por partículas e a lente é posta contra alguma luz.

Outro tipo de sujeira muito comum são as "marcas de dedo", que é a gordura natural da pele, e não são apenas os dedos que vão manchar, é qualquer parte da pele que bater na lente. Ventos com altas taxas de umidade também podem manchar a lente deixando com o mesmo aspecto de gordura, por exemplo fotos na praia e na beira do rio. Esse tipo de sujeira em excesso pode dificultar a câmera na hora do foco e suas fotografias vão ficar desfocadas.
Foto desfocada pelo excesso de umidade na lente
E pra limpar, é só passar um pano?
NÃO FAÇA ISSO!!! Jamais!! Quando tem partículas de poeira, se você passar um pano, vai esta atritando a poeira com a lente, criando microarranhões que com o passar do tempo vai deixar a lente toda embassada.

O QUE NÃO FAZER PARA LIMPAR
  • Não use produtos de limpeza domésticos, como álcool, detergentes, limpa-vidros, etc. Alguns desses produtos podem vir com substancias que vão agredir a proteção da lente.
  • Usar algodão não é aconselhável, pois dependendo da força usada pode arranhar as partículas com a lente.
  • Jamais use nenhum tipo de solvente. Eles podem até derreter a lente, se ela for feita de acrílico.

O QUE FAZER
A solução pra retirar o excesso de poeira é usar uns pinceis bem macio, igual aqueles de maquiagem.
Pincel macio
Uma outra solução é usar um spray de ar comprimido. Esse é mais usado em filmadoras que em fotográficas.
Lata de spray de ar comprimido - 300ml 
Tanto o pincel como o spray retiram particulas sólidas e pequenas fibras sem fazer muito esforço na lente.

Para limpeza de manchas, é usado um pano ou lenço de microfibra, que é vendido em lojas especializadas. Pode ser que alguns kits de limpeza venha com uma solução para ajudar a diluir as gorduras.

Para a sujeira não ficar em contato direto com a lente, muitos recorrem ao uso de filtros UV, usa-los tem suas vantagens e desvantagens. E isso eu já postei aqui, vale a pena dá uma lida: Filtros UV

Ainda existe a possibilidade da sujeira ir para o interior da câmera, chegando até o sensor. Nas compactas e semi-profissionais esse risco é menor, mas nas DSLR, que possuem as lentes intercambiáveis o risco é continuo.
Se a sujeira chegar nos espelhos interno e no sensor, a limpeza é mais delicada, que não souber limpar nessas áreas vai danificar o equipamento seriamente, recomendo levar para um especialista.

Na hora da troca de lentes deve-se ter o cuidado de não ser num local sujo e com muito vento. Se a câmera for ficar um longo período sem as lentes, use o protetor da abertura. O mesmo com a lente, use o tampão para cobrir a traseira e dianteira da lente.
Sem protetor, com espelhos, sensor, lentes internas expostas
Com protetores da lente e do corpo da câmera
Não é difícil encontrar pessoas que já perderam essas tampas, por serem peças soltas. É possível comprar novamente, mas com preços absurdos, o que faz a gente ter o maior cuidado pra não perder nunca mais :D.

Tópicos relacionados