capa

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

EV - sabe o que significa?

Pergunta do meu amigo Biel:
"preciso de umas dicas de EV, por que as vezes minhas fotos tão com regulagem boa, mas partes ficam escuras, ou muito claras"

vou começar explicando o que é EV, vem do inglês “Exposure Value” (valor de exposição), comumente entre os fotográfos de EXPOSIÇÃO COMPENSADA, é um recurso útil para escurecer ou clarear a imagem, onde a máquina faz combinações entre a abertura do diafragma e velocidade para obter o efeito escuro ou claro.

Você já deve ter visto isso em algum canto da sua câmera. Geralmente as câmeras compactas vem com valores de -3EV até +3EV. Quando no automático, a câmera considera o valor zero, como o ideal. Mas pode ser mudado de acordo com o gosto do fotógrafo.

Valores negativos: combinação de diafragma e velocidade para foto ficar escura;
Valores positivos: combinação de diafragma e velocidade para foto ficar clara.

Em que isso pode ajudar?
As vezes você já tirou alguma foto que achou clara demais? Escura demais?

Clara demais: Isso pode acontecer fotografando na praia, por exemplo, a luz do Sol reflete na areia, deixa o ambiente com muita luz.

Escura demais: Um ambiente com luz forte em algum canto, mas seu assunto não está nessa luz, e a câmera não entende que você quer que a luz ideal seja no seu assunto, ela se ajusta a luz mais forte. A pessoa em um por do Sol, por exemplo.

O que esse EV pode fazer?
como o nome já diz, ele vai compensar a falta ou excesso de luz, equilibrando a velocidade junto com diafragma para ter a exposição desejada.

valores negativos deixarão sua foto menos exposta a luz, a câmera se programará para aumentar a velocidade, por exemplo, com a captura da imagem mais rápida, menos luz entrará.

Com valores positivos, é o inverso, a velocidade ficará mais lenta, mais luz entrará.

A dúvida do meu amigo Biel, não é diretamente do EV, mas sim do contraste do ambiente. Acredito que não seja culpa do EV, mas do tal contraste, só vendo a foto para dizer como proceder, mas vou prosseguir com exemplo. Ele deve tá tirando fotos de um lugar onde tem áreas de sombra e áreas bem iluminadas no mesmo cenário, um exemplo: fotografando o quarto (na sombra) com a janela exposta ao Sol (bem iluminada). O que pode acontecer?

Se focar na janela, a câmera entenderá que há muita luz, regulará a velocidade para ser mais rápido, com isso a janela sairá com exposição ideal, mas dentro do quarto ficará escuro.
Velocidade 80, f 5.6 EV 0, luz ideal para a janela, mas insuficiente para a prateleira

Se focar em algo dentro do quarto, a velocidade será menor, dentro ficará nítido ou bem visível, mas a janela, coitadinha, ficará com muita luz, como dizemos, estourada.
Velocidade 10, f5.6, EV 0, luz ideal para prateleira, mas exagerada para a janela

"Cutucar" no EV nesse caso não seria a solução.

As câmeras lançadas hoje já vem com software que reduz essa dificuldade em ambientes com muito contraste, clareando as áreas de sombra.


A minha não tem isso, e ai?
Dica: A solução que darei é para o exemplo que citei. Se não for possível evitar a foto com os dois extremos de luminosidade:

Nas compactas: 
utilizar o flash, mesmo de dia, ajuda a diminuir esse feito principalmente sob Sol intenso, nas partes iluminadas já estará bem exposta, e nas partes de sombra o flash iluminará. Deixando EV no zero (padrão).

Nas profissionais e semi-profissionais: 
Modo manual-Ajustar o fotômetro na parte iluminada e ajustar a potência do flash para a parte da sombra.
Modo automático: proceder do mesmo jeito das compactas.


Velocidade 80, f5.6, EV 0, Luz ideal para a janela, e na prateleira a luz do flash

O EV é quase sempre usado no padrão (zero), mas pode ser usado para dar um tom mais artístico, por exemplo, querer estourar a foto propositadamente, ainda escurecer.

Exposição para estourar propositadamente, EV +2, Foto: Carolina Dantas

Foto escurecida, EV -2

E ai Biel, ajudou?
Abraços!

Tópicos relacionados

9 comentários: