capa

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ruído - Como minimizar seus efeitos

Há algumas postagens, vim falando de ruído, e pelos comentários percebi que alguns leitores tinham uma certa dúvida sobre esse assunto.

Vou explicar com detalhes como o ruído acontece e como tentar evitar.

Pra começar, é bom ter em mente de como uma foto é formada. Foram as minhas primeiras postagens.


"Teoricamente, o ato de fotografar é nada mais que você controlar a passagem de luz refletida pelo assunto por um orifício, e esse feixe de luz tocar num filme sensível, como antigamente, e nos dias atuais, câmeras digitais, a luz chegar num sensor chamado CCD"


Esse foi também um trecho de umas das minhas postagens, mas só preciso desse parágrafo para dar a introdução.

O ruído surgiu junto com as câmera digitais, isto é, veio junto com os sensores das câmera digitais.
O sensor nada mais é que os substitutos dos filmes negativos, ele fica na mesma posição na câmera, faz o mesmo papel do filme, que é guardar a imagem, mas de uma maneira singular, a imagem é salva como vários pontinhos chamados de PIXEL. Só tem uma diferença... não precisa mais rodar o sensor nem rebobinar ele rsrs.
As imagens captadas pelo sensor são enviadas para um processador, e então enviadas para o cartão de memória ou outra qualquer que tenha disponível.

Pois bem, para tirar uma foto preciso de uma certa quantidade de luz, certo?
Vou falar de uma forma quantitativa.... somente para ilustrar:
Para tirar a foto X, preciso de um nível 10 de luz para ela ficar ideal
se eu tirar a foto com 5, ela ficará escura, se eu tiro com 15, ela ficará clara.

Vamos supor que eu esteja em um local bem iluminado, vou atingir a marca dos 10 sem nenhum problema!
Mas ai estou em um local de pouca luz, pra atingir esses 10 vou ter dificuldades, como:
Aumentar a abertura do diafragma: Mas algumas lentes tem limitações quanto a abertura grande;
então recorro à:
Velocidade maior: Mas ai corro o risco da foto ficar tremida.
então...
Aumenta o ISO: é aqui que o ruído é perigoso.

Em situações de luz ideal com nível 10, trabalho com ISO 200, fotos saem nítidas, perfeitas, mas em situações com menos luz e aumentando a sensibilidade do ISO, digamos, ISO 3200, consigo trabalhar nesses lugares com apenas nível 5.

-Oxi! como assim?? eu num preciso de 10 para a foto ficar boa? como a luz vai ficar boa só com 5? é mágica é?
Bom, mágica de certa forma, é tipo uma colaboração. O 5 que chega nesse sensor não é suficiente para iluminar todos os pixel, quando aumento o valor do ISO então os pixel que chegou alguma luz, vai tentar ajudar o pixel vizinho que ficou no breu, dando um pouquinho de sua luz que já é pouca, e assim vai... um pixel ajudando o outro, só que nessa onda de generosidade, uns dandos mais do que podem... outros recebendo mais do que devem. acaba gerando uma informação falsa de luz nesses pixel, o resultado são manchas na foto, o famoso e temido RUÍDO.






Ampliando o quadradinho amarelo:

Manchas na parte de sombra, ISO 3200

O ruído nas partes de sombras, pois é ai que a luz não chega no nível ideal, na parte clara o pixel está com uma luz melhor, portando o ruído é menos.

As câmeras atuais vem com sensores mais modernos, que mesmo em ISO alto, reduz os efeitos do ruído, eu disse REDUZ!
por mais que pareça que em ISO alto não tenha ruído, sempre vai ter!

Fotógrafos mais experientes as vezes precisam trabalhar com ISO alto, pois dependendo do momento não tem como usar velocidades lentas ou ainda trocar para uma lente clara naquele momento, como um casamento, por exemplo, onde perder AQUELE momento pelo simples fato de querer uma ótima qualidade onde o importante é a mágia de um beijo do casal, não dá pra pedir pra eles beijarem novamente, parar toda cerimônia, por um capricho seu. O jeito é ir com ISO alto mesmo, com certeza o casal nem vai reparar no ruído, vão ficar fascinados pelo momento fotografado e te agradecer.

Caso outros fatores não sejam mais importantes (como o instantâneo, emocional...) que a foto ser tecnicamente boa, o ideal é trabalhar com ISO baixo, e usar artifícios como a câmera fixa, bem apoiada num tripé, ou ainda o uso de lentes claras, etc...

Deu pra notar que o principal fator de ocorrência do ruído é o ISO.
Maior a sensibilidade do ISO, menor será a qualidade técnica da foto.

Grande abraço!
e dúvidas.. manda pergunta!

Tópicos relacionados



4 comentários:

  1. Agora fechou tudo Léo. Todos os conceitos! KKKKKKK... É que a gente ouve tanto falar e fica voando! Adorei. Só uma coisa, "Lentes Claras" são lentes com grandes aberturas de diafragma? Valeuzão de novo, abraço!

    ResponderExcluir
  2. RESPOSTA Larissa

    Exatamente Larissa! lentes claras são consideradas as que tem grandes aberturas. As lentes mais comuns são aberturas até f5.6 (não são claras), abaixo de f2 já são consideradas lentes claras

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Leo, muito bom esse seu blog; só ficou uma dúvida: quando vc fala em condições de luz abaixo de 10, como alternativa, vc sugere:
    "Velocidade maior: Mas ai corro o risco da foto ficar tremida."
    nesse caso não seria "velocidade menor" para captar maior tempo de luz?

    ResponderExcluir