Botei entre parênteses a palavra EFEITO, pois a vinheta na fotografia surge de um DEFEITO, que todas as câmeras tem, Câmeras não... são das lentes, é algo intrínseco das lentes, mas que visto de bons olhos, pode ficar como um efeito e embelezar ainda mais a fotografia!
Bom, a vinheta surge devido ao caminho da passagem da luz sobre o conjunto de lentes, isso mesmo, é um conjunto, muitos pensam que é somente uma lente na câmera, como se fosse um óculos.
Segue um sistema de lentes de uma câmera profissional DSLR, as compactas são semelhantes:
Caminho da luz no interior de uma câmera profissional
Nenhuma lente é reta, uma chapa, elas são partes de uma esfera, ou elipsóide, e o sensor não segue a mesma forma, o sensor sim! ele é reto, e por conta desse motivo, a luz não chega por igual nele.
segue um sistema SIMPLIFICADO até por demais, por que acontece a vinheta
Sistema IDEAL, a luz chega por igual no sensor que tem a mesma forma da lente
Sistema REAL, a luz não chega por igual no sensor, que tem o formato de uma chapa
Por conta disso, a luz chega com menos intensidade nas extremidades do sensor, que demonstro de forma exagerada nessa foto de uma parede branca, igualmente iluminada.
Modo como a luz chega no sensor depois de passar pelas lentes
Claro que os fabricantes sabem desse defeito, e cada dia mais esses defeitos são minimizados, quase imperceptíveis, mas mesmo assim, a vinheta irá existir, mesmo que nas lentes mais caras!
Como não temos como viver sem a vinheta, o negócio é juntar-se a ela!
A vinheta pode ser usada então para dar destaque para algo no centro da fotografia, mas claro, de maneira delicada, precisa saber onde e quando usar, pois ai sim, ela pode se tornar um DEFEITO.
Alguns programas adicionam, aumentam ou ainda reduz o efeito da vinheta! como o PICASA e o LightRoom.. Até em algumas câmeras vem essa opção de ajuste de vinheta.
Algumas fotos que aumentei o efeito vinheta:
Muito bom Léo, vou procurar usar a vinheta de maneira adequada, em breve vou mostrar outras fotos! Abraços.
ResponderExcluir