capa

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Efeitos da abertura nas fotos + fundos


Sobre a abertura do diafragma já postei aqui.
Quem estiver lendo este post e tem dúvidas sobre a abertura é bom dar uma lida em Abertura do diafragma

O efeito mais interessante que eu considero da abertura, é o desfoque que pode provocar com o fundo. Características desse efeito estão nas DSLR (câmeras profissionais) e nas semi-profissionais

Esse efeito fica muito bacana ao fotografar pessoas. O fundo desfocado da a sensação de maior nitidez ao redor da pessoa em foco.

O efeito também fica legal quando se deseja chamar a atenção para algum objeto em cena.
Destaque no sapato, modelo em segundo plano
Fica muito bom também quando se deseja criar um bokeh


Como conseguir esse efeito?
1 - Bom.. nas minhas fotos, eu uso a maior abertura possível de minha lente (maior abertura significa menor o número f), algumas chegam a f5.6, outras a f2.8, e quando uso minha "cinquentinha" uso muito abertura f1.8.
.
2 - E sempre com tele-objetiva! fotos com grande-angular esses efeitos são reduzidos.
A partir de 50mm já dá um efeito bom, quem tem uma semi-profissional é só dar um "zoomzinho"

3 - Fique com o assunto focado mais próximo possível de você. Foco com mais de 10 metros da câmera já não tem um bom efeito do embassado.

Cuidados ao usar aberturas muito grande...
Deve-se ter cuidado com o foco, pois o lugar onde vai ser o foco é que vai determinar o "grau" de desfoco ao redor da pessoa ou objeto.
Considerando a ideia que eu esteja usando a maior abertura possível de minha lente, chego a conclusão que:

Quanto mais longe estiver o fundo do assunto focado, maior será o desfoque

Essa é uma ótima conseqüência do foco! pois quanto mais longe eu manter meu assunto do fundo,  mais desfocado ficará o fundo.

Mas há um certo perigo:
Um exemplo: ao fotografar uma pessoa, o foco deve ser no olhar da pessoa! Isso se quiser que a foto dê outra ideia, como foi o caso da minha foto com o sapato vermelho, eu queria o sapato! não a pessoa.
O foco no olhar dá a sensação que o restante da foto está em foco, que a foto foi bem tirada.

Pois bem... mas por um erro, eu fiz o foco no nariz, se usei uma abertura f14, esse erro vai ser imperceptível,  a distância do nariz aos olhos é 1 cm, exceto Luciano Huck (não me contive na piadinha kkkkkkkkk). Mas com f14 eu não consigo o efeito de desfoque legal no fundo.

Se usei uma abertura f5.6, a pessoa corre um risco de ficar um pouco desfocada. 2cm, 3cm já faz uma boa diferença com essa abertura. Com o foco no nariz, os olhos podem dar até pra salvar, mas as orelhas, cabelos... não vão ter uma boa definição. E se usei abertura f1.8... Ihhhh com certeza a foto não vai servir.

Outro cuidado que se deve ter é para não desfocar demais um fundo que tenha um significado ao assunto em foco.

A intenção nessa fotografia era pegar o ar de festa junina. O foco na estrela e de fundo um zabumbeiro. A abertura foi f5.6, achei o ideal. pois o foco ficou bem definido na estrela e o zabumbeiro, mesmo desfocado mas se nota que é um zabumbeiro. Abertura f1.8 ele se tornaria apenas um borrão, que seria sem sentido algum.
Essa próxima foto é o exemplo de um desfoque exagerado:
O fundo totalmente borrado pelo excesso de abertura, f1.8

O tópico todo falando só do fundo das fotografias, mas o efeito de abertura pode ser usado também em primeiros planos, como a foto que segue:

Noivos em primeiro plano desfocados e a senhorita (mãe da noiva) em foco
 Nessa foto, queria pegar a emoção da mãe da noiva ao ver sua filha casamento, o assunto principal nessa imagem foi ela! Acho que consegui rsrsrs

Com certos cuidados na hora de fazer o foco, o efeito da abertura tornará suas fotos muito mais belas, elegantes e com um tom bem profissional. :D






Tópicos Relacionados

39 comentários:

  1. Sempre dando show e tirando minhas dúvidas =D Pra mim, quanto menor a abertura (maior número f) é que ficaria mais desfocado... A menor abertura da minha é 2.8mm, já dá pra fazer uns testes; Obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
  2. Aew Larissa!
    Obrigado!

    Só uma observação: O fundo embassado com abertura 2.8 só vai ficar legal se trabalhado junto com o zoom, a partir de 50mm já dá um resultado bacana!
    Alguma objetivas tem essa abertura de 2.8 (ou menores) mas somente quando está em grande angular, ao aplicar o zoom a abertura mínima pode ir para 5.6. É normal, isso acontece pela movimentação das lentes dentro da objetiva. Os valore mudam pra não danificar as paletas do diafragma.

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi meu nome é Gislaine
    Sou de mg BH...
    Enfim tenho a canon xd 1000 nao to conseguindo fazer esse tipo de foto e é meu sonho rsss como que faz? Modo TV ? Tbm tentei tirar a noite somente com a luz da minha casa amanha vou tentar pela luz do sol.

    Leo vc tem orkut?

    ResponderExcluir
  4. Oi Gislaine!
    Bote no modo M (manual) e coloque a abertura no menor valor possivel! provavelmente o valor vai ser 5.6, e a velocidade voce acerta de acordo com o fotometro.
    Ja fiz um poste sobre o fotometro
    http://fotoestudio53.blogspot.com/2010/11/fotometro-qual-ajuda-desse-danadinho.html

    Gire o anel de zoom até um valor razoavel, 50mm está ótimo
    E coloque o objeto fotografado mais próximo possivel de voce, de acordo com o seu enquadramento.
    Com esses cuidados deve conseguir um efeito bacana!

    Sobre orkut: eu tenho, mas estou pensando em cancelar, pois o facebook é mais seguro, o link está no canto direito desse blog

    Beijos! Espero que consiga o efeito!

    ResponderExcluir
  5. NAO TENHO FACEBOOK VOU TENTAR TIRAR ESSA FOTO SIM FIZ O CURSO DE FOTOGRAFIA EM JANEIRO DESSE ANO MAS NAO TINHA A CAMERA POR ISSO ESTOU MEIO PERDIDA AINDA NAO FIZ NENHUM TRABALHO. OBRIGADA AMEI SEU BLOG SUPER BACANA DEUS TE ABENÇOE POR AJUDAR VARIAS PESSOAS

    ResponderExcluir
  6. Ola Gislaine,
    Otimo Blog.

    Zoom tem a ver com abertura do diafragma?
    Tipo: para eu conseguir esse efeitos tenho que usar o zoom? Pois estive tentando fazer isso com minha sony HX1 e nao consegui efeito algum. Se eu me afastar do assunto e der um zoom de 5 x., por exemplo, ja nao vai ser possivel ter uma abertura de 2.8 .. me explique o funcionamento zoom x abertura x distancia

    ResponderExcluir
  7. Calma Anônimo, duvidas são normais e frequentes quando se fala em diafragma hehehehehe

    A sua câmera é uma semiprofissional, então vou tentar explicar em cima de sua câmera:

    Zoom não tem haver com diafragma.

    O diafragma são paletas moveis que vão determinar o tamanho da abertura que a luz vai passar até o sensor.

    Zoom é o movimento das lentes internas a fim de aproximar os objetos. Uma espécie de binóculo. O zoom para os leigos é o mesmo que ta dizendo "distancia focal", ok?

    Voce esta fotografando sem zoom com abertura 2.8, ai descreveu que quando dá um zoom de 5x por exemplo, não é mais possível ter o valor de abertura 2.8.
    Isso acontece pelo seguinte fato, As paletas que determinam a abertura se abrem e fecham, sem o zoom é possível chegar a aberturas 2.8 (aberturas grandes). Mas quando se dá o zoom (zoom é a movimentação das lentes no interior), as paletas precisam se fechar um pouco para a passagem das lentes. Um mecanismo automático faz com que elas se fechem um pouco para evitar danificar as paletas e arranhar as lentes. É uma proteção. Com zoom aplicado a máquina está programada a não abrir mais que um determinado valor, varia de acordo com a marca esse valor.

    Resumindo:
    Distancia focal é igual ao zoom. O termo "distancia focal" é mais profissional. Quando maior a distancia focal quer dizer que maior é o poder de zoom.

    A abertura são paletas que se arranjam para se adequar a abertura desejada. A abertura trabalha junto com a velocidade. Esses dois fatores é o que regula a passagem da luz.

    Consegui te tesponder? Pode perguntar se ainda ficou com restinho de dúvida.

    ResponderExcluir
  8. Léo Moraes, boa tarde

    Estou com iniciando com uma semi, no caso uma Lumix FZ40. Ela tem uma abertura de f2.8 a f8.0 porem alterando esses modos não obtenho um efeito bom, apena aplicando zoom ou no modo de zoom macro. Esta correto a forma dela trabalhar? sem zoom não vejo efeito nenhum na profundidade de campo.

    Eu tenho um site onde tiro fotos automotivas. Gostaria muito se desse sua opinião nas minhas fotos. www.asprobrasilia.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ricardo!
    Isso mesmo, quanto maior o zoom, maior vai ser a sensação de embassado.
    E se o foco for mais perto de você também vai aumentar o embassado.
    Muita gente coloca no MACRO pra conseguir tal efeito, mas se o objeto estiver muito longe, não vai adiantar, pois esse modo é para objetos próximos.

    Olhei seu site! muito bem montado!as fotos estão ótimas!
    Mas para te dar um exemplo de como conseguir, vou citar a foto que sempre fica no topo do seu site, que você faz o foco no farol do carro amarelo. Tente se distanciar mais do carro amarelo, aplique um zoom pra fazer o mesmo enquadramento, coloque a maior abertura possível (onde tem a letrinha F, e lembrando, maior abertura quer dizer o menor valor numérico possível) e foque novamente no farol.
    O mesmo jeito que você fez, só que mais distante e com foco. Certamente os outros veículos do fundo vão ficar mais embassados.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. ola leo... aca bei de adquirir uma Canon eos 1100 D t3. Fiz uma boa compra? Outra coisa.. com a alente 18-55 que vem junto da pra fazer um desfoque bom?
    grato

    ResponderExcluir
  11. Eu conheço mais as câmeras da Nikon, mas dei uma pesquisada nessa Canon e ela é excelente! Muito boa pra quem está começando.
    Para o desfoque, dá sim pra fazer! Só é preciso controlar a abertura. Aprenda a fotografar no modo MANUAL que é bem mais interessante.
    http://fotoestudio53.blogspot.com/2011/04/diferencas-entre-fotografar-no.html

    ResponderExcluir
  12. entao.. eu até queria uma Nikon, mas era um pouco mais cara. Eu tinha comprado uma HX1 da sony, a qual tem opção para utilizar recursos de abertura e velocidade. Tendo " aprendido " um pouco vendi a sony e comprei a Nikon. Mas no momento nao quero invetir em lentes. Primeiro quero aprender, para quem sabe depois sair as compras de lente. E, se essa lente satisfazer minhas necessidades, tais como uma boa qualidade de cor e nitidez e um efeito de desfoque para retratos (mesmo que pouco desfoque), acho que nem vou atras de lentes..
    Logo que tiver ela em maos falo pra voce os resulttados... grato

    ResponderExcluir
  13. ops.. nao comprei a nikon .. e sim a canon.. hehehe

    ResponderExcluir
  14. Consegue sim! Abertura de 5.6 dão excelentes desfoques! Quando tiver fotos para mostrar pra gente posta ela no nosso grupo do flickr! hehe
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. opa.. claro.. qual o grupo??manda o link..

    ResponderExcluir
  16. http://www.flickr.com/groups/fotoestudio53/

    ResponderExcluir
  17. ola Leo.. Enfim chegou a mihna EOS 1100d.. O efeito desfocado que eu tanto queria fazer, estou conseguindo. Agora o problema é que nao estou conseguindo fazer foto sem que esse efeito nao apareça. hheheheheh. Por mais que eu deixe a abertura bem pequena (maior numero f), o fundo ou a frente fica desfocado. ora ora...o que fazer???

    ResponderExcluir
  18. Bom, esse desfoque é característico de câmeras profissionais e semi-profissionais.
    Mas pode diminuir esse desfoque fazendo justamente o contrario do proposto nessa postagem.
    Usar aberturas pequenas (maior número de f), mas isso ja foi feito por você ne?

    Pode usar mais em grande angular, ou seja, sem zoom.

    Outra maneira de diminuir o efeito de desfoque é fazer o foco um pouco mais longe da lente, ou seja, afastar mais o assunto de você e aproxima-lo do fundo.

    ResponderExcluir
  19. humm... to entendendo... entao nao seria um " defeito " da camera né.. e sim " defeito" do fotografo.. hehehe... Estou usando o foco automatico..seria interessante utilizar o foco manual?

    ResponderExcluir
  20. Nem tanto visse? Se o foco automático esta focando no objeto que você deseja então ta tudo certo.
    O foco manual é mais pra aprender a manusear a câmera, se tornar mais intimo dela e saber usar quando as necessidades pedirem um foco manual.

    ResponderExcluir
  21. Qualquer camera da Nikon tem esse efeito? ou só em algumas? Gostaria de comprar uma q tivesse esse efeito mas q fosse simples o manuseio. qual vc me indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, nem todas fazem esse efeito. Não depende da câmera, só da lente. Quanto maior a abertura da objetiva, maior será possível o desfoque. Geralmente as câmeras profissionais vem com um kit câmera+lente que proporciona um efeito razoável (abertura máxima 5.6) e quem gosta do efeito é só comprar outra lente com maiores aberturas (1.8, 2.8 etc). Para quem tem câmera semi-profissional não é possível trocar a lente, mas elas vem com uma abertura máxima significativa que da pra extrair bons desfoques.

      Excluir
    2. A Nikon D60 tem esse efeito? qual vc me indicaria pra comprar?

      Excluir
    3. D60 é uma ótima câmera, mas não é a câmera que te dá o efeito, é a lente com grandes aberturas de diafragma. A lente que vem nela já te da um bom desfoque, mas se você quer ainda mais deve procurar uma lente com abertura máxima de 2.8 ou mais. Procure por uma lente chamada "cinquentinha" (50mm) com foco automático para sua câmera. Elas geralmente vem com grandes aberturas, muito boa, eu tenho uma.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Uma nikon com -Número f/ da lente: f/3,1-5,9 dá esse efeito ja neh?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim :D
      Caso tenha dificuldades em alguma foto é só postar no grupo do flickr que a gente ver junto o que é que ta dando errado, ok?
      http://www.flickr.com/groups/fotoestudio53/

      Excluir
  24. Comprei uma Nikon só q nao consigo dar esse efeito
    ela é Lente de cristal NIKKOR ED com zoom ótico de 26x
    -Número f/ da lente: f/3,1-5,9
    -Construção da Lente: 12 elementos em 9 grupos
    -Foco Automático (AF) - detecção de contraste TTL AF
    nao tem modo manual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma... informações técnicas demais que só vai te confundir ainda mais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      esse efeito você só precisa de uma boa abertura do diafragma, que você mencionou ai é de 5.9.
      Para não te confundir, e sim simplificar eu teria que dá uma olhada em alguma foto sua pra dá algum "pitaco", posta ela no grupo flickr

      Excluir
  25. Sei q ja to ficando super xata aqui kkkkk
    Mas sou mto leiga nesse assunto,
    mas axo q a minha nikon coolpix L810 não faz esse efeito :/ e o pior é q só comprei ela por causa disso...
    Se vc tiver um passo a passo agradeceria mto kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta chata não, gosto de ajudar!
      Veja então mais essa postagem

      http://fotoestudio53.blogspot.com.br/2011/11/dicas-de-desfoque-no-fundo-das-fotos.html

      Dicas resumidas de desfoque.
      Poste também suas fotos no grupo do flickr pra gente ver onde estais errando. Ai a gente vai diretamente no erro, melhor do que ficar supondo os erros e te confundir mais, ne verdade?

      Excluir
  26. Kassia, essa camera consegue fazer esse efeito, basta vc coloca-la no modo macro (florzinha). E iso a 400 . Por ser altomarica essa é única forma de ter. espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  27. LÉEEEEEEEEEEEO COMPREEI UMA NIKON D3200 E ELA CHEGOU ONTEM PRA MIM, ESTOU AINDA APANHANDO UM POUCO DELA EM RELAÇÃO A DESFOCAGEM DE FUNDO, TERIA COMO ME ORIENTAR EM QUE MODO COLOCAR, QUAL MELHOR ÂNGULO ?

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Oi Léo! comprei uma lente sigma 2.8 mas não fiquei feliz a qualidade não ficou melhor do que a que tenho,mas a pergunta é a seguinte eu queria fotografar com luz suave nas fotos durante o dia na sombra e geralmente uso flash a luz acho feia,o que posso fazer para melhorar e deixar minhas fotos suaves durante o dia?Devo usar ou não o flash?Sem flash que abertura usar?Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  30. Oi Bom dia Leo.

    Tenho uma Sony semi profissional DSC -HX1 não sei como desfocar não consigo a lente 2.8-5.2/5.0-100.0 me ajude por favor

    ResponderExcluir
  31. Oi Bom dia Leo.

    Tenho uma Sony semi profissional DSC -HX1 não sei como desfocar não consigo a lente 2.8-5.2/5.0-100.0 me ajude por favor

    ResponderExcluir