capa

domingo, 5 de dezembro de 2010

Enquadramento: Espaço negativo e espaço positivo na composição


Mais uma sessão de composição. Com esse post falando de espaço negativo.
As técnicas de composição geralmente não se aplica a fotografia, se encaixa em qualquer arte-visual, como na pintura, cinema, novelas, telejornais...
E o uso devido do espaço negativo embeleza ainda mais qualquer arte, mas como eu sou babão da fotografia, vou falar dela dentro dessa área.

Começando com a pergunta:

O que é espaço negativo?
O espaço negativo é tudo que cerca o assunto, pode não dizer nada sobre a foto, a área sem informações, parte neutra. Pode ser uma cor, uma iluminação, texturas, etc... que funcionam apenas como composição, embelezando a foto, deixando-as com olhar agradável.

E o espaço positivo é o seu assunto principal.

Nada melhor que entender com exemplos.
A foto de abertura do post:

Meu assunto nessa fotografia foi o Sol alpino entre os galhos secos. Conseguem ver que utilizei a regra dos terços, e o Sol nas proximidades em um dos pontos de interesse?
Meu espaço positivo foi o Sol e os galhos, que toma conta de todo lado direito da fotografia.
O espaço negativo é o céu azul, nele não tras informação nenhuma, somente o céu azul como uma textura. É um espaço neutro.

Outra fotografia:

Nessa meu assunto foi a modelo Laís Alves, cujo direito de imagem nunca paguei um tostão pra ela hehehe
Novamente utilizei a regra dos terços (sempre uma bela ajuda na composição) com assunto do lado direito da foto, que é meu espaço positivo.
E como espaço negativo todo o fundo da imagem, qual informação esse fundo me traz? NENHUMA!
Mas com ela a foto ficou muito mais harmoniosa, o enquadramento utilizando a regra dos terços deixou mais agradável aos olhos do que a modelo estivesse centrada

O espaço negativo não quer dizer uma coisa ruim, é apenas o nome dado para esse tipo de composição, alguns chamam de espaço em branco.

Dicas

  • Não centralize o assunto em foco, utilize a regra dos terços para evitar centralizar. Fotos centralizadas deixam o espaço negativo igual dos dois lados, isso deixa a foto "pesada".
  • Alem de acertar na exposição da fotografia com a velocidade e abertura, precisa ter a sensibilidade para compor a fotografia, procurando ângulos novos, algo que valorize a fotografia, não somente seguir regras, mas sentir o momento.







Tópicos relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário