Vou juntar nesse post algumas dicas bem bacanas para se fotografar pessoas, o popular "retrato". As dicas são voltadas para pessoas comuns sendo fotografadas, que vão ser ótimas para montagem de um álbum.
Para começar, ao se fotografar pessoas, o que menos queremos é distorcer a pessoa em foco, evitar que a pessoa fique com cabeção, narigão, orelhinhas, cheinhas... são algumas aberrações que acontecem por conta da lente que se usa, então vai a primeira dica:
1 - Distância focal
Não fotografe pessoas com grande-angulares, isto é, lentes com distância focal menores que 50mm, elas distorcem o ambiente, e com pessoas geram distorções toscas. Busque fotografar com distâncias focais de 50mm pra cima, as chamadas teleobjetivas
Não encontrei nenhum modelo mais bonito, teve que ser eu mesmo, desculpem a feiura kkkkkkk
Mas dá pra ver claramente as distorções de uma lente 18 mm (grande angular), testa enorme, nariz enorme, orelhas? cadê??
2 - Abertura
De preferência trabalhe com aberturas maiores possíveis em sua câmera, se vai até 5.6 trabalhe com 5.6, se vai até 2.8 trabalhe com 2.8...
Grandes aberturas vão deixar suas fotos com aquele fundo embassado. Em retrato isso é muito legal! É excelente! O que muitos fotógrafos chamam, DOF.
O fundo embassado faz chamar a atenção para o assunto em foco, deixando a pessoa em evidência, além de dar aquele ar de foto profissional ao retrato.
E abertura grande trabalhada com teleobjetivas, o efeito de embassado fica ainda maior.
Abertura 3.2 e objetiva 50mm |
3 - Luz e sombras
Recomendo suavidade das sombras no rosto das pessoas. De preferência fotos na sombra. Evite ir para luz forte, sobre sol intenso, por exemplo. Trabalhar com sombras difusas ajuda bastante. Mostra todos os detalhes do rosto com clareza.
Retrato com luz difusa |
Retrato com luz dura do Sol |
Sempre comento aqui quando menciono fotos envolvendo pessoas, FOCAR NOS OLHOS. Não foque na testa, braço, bochechas, e sim nos OLHOS. Olhos bem focados dá a sensação que todo o restante da foto está bem tirada. Vai no menu de sua câmera e procure por área de foco única, aquela que é você que escolhe onde vai focar, e não a câmera que escolhe onde focar. Depende do modelo, marca... os nomes são diferentes dessa função. Vale a pena ler o manual, alias, sempre recomendo ler o manual e do lado a câmera, saiba mexer em todas as funções dela! um bom fotógrafo saber mexer no seu equipamento.
5 - Pós edição
Depois das fotos tiradas, evite fazer aquela edição onde a pessoa fica com carinha de bebê, aquela pele lisinha, sem falhas, sem sardas. Qualquer pessoa vai ver a foto e ver que ela foi manipulada. Não acho isso legal. Quando alguém me chama pra montar seu álbum, a cliente quer fotos dela! Eu não posso mudar a pessoa nas fotos!
Uma coisa é fazer toda uma produção com cabelo, maquiagem, figurino... que muitas vezes a pessoa muda completamente (mas isso é pré-produção) e outra coisa é tirar um sinal, mudar a cor dos olhos, cor dos cabelos com programas como photoshop (pós-produção ou pós-edição), perde a essência. Não faça isso, por favor. Exceto quando queira fazer uma brincadeira com a fotografia.
Mesmo com o tratamento de espinhas, a pelo não perdeu a textura original. CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR |
Está foto abaixo, feita por Larissa, a fotografada foi sua mãe, tirar o sinal do queixo dela?? NÃO!! NEVER! NUNCA!! JAMAIS!!! Esse sinal com certeza ela já tem a bastante tempo, já é sua marca, todo mundo que a conhece sabe que tem, se Larissa retirasse o sinal, qualquer conhecido iria saber que está faltando o sinalzinho no seu queixo, fez bem em deixa-lo :D
Sinal no queixo dela, tirar? NÃO |
Modelo Gabriela Araújo - Cicatriz abaixo dos lábios, retirar? NÃO |
Espero que tenha somado algo a mais em suas fotos lendo este post.
Tópicos relacionados
- Abertura de diafragma, DOF
- Luz dura e luz difusa
- Foco automático e manual
- Introdução as lentes
- Efeito da abertura com fundo desfocado
- Saiba retirar espinhas nas fotografias
- Efeitos de cada tipo de objetiva