capa

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

5 Dicas para fotos de crianças


Fotos com crianças sempre mostra espontaneidade, alegria, brincadeiras... Mas também conseguir fotografa-las nessas situações é complicado viu?? A garotada não para quieta, não faz o que você quer, faz o que elas querem. Fiz uma busca rápida na internet e notei que tem poucas dicas e referencias nesse estilo fotográfico. Resolvi juntas algumas dicas bacanas e o resultado vai ser ótimas fotos desses "anjinhos" :P

1 - Planejar a sessão
Tire o cavalinho da chuva se você pensar fazer as fotos em 1 ou 2 horas de sessão. Reserve um dia para tirar as fotos. Procure saber do responsável da criança os gostos de sua mini-cliente, tipo o que ela gosta de brincar, gosta de parquinho? piquenique? jogar bola? brincar de casinha? pintar? Reúna todas as informações e tente jogar isso dentro do ensaio. Não vai conseguir fazer as fotos do seu jeito, tem que ser do jeito delas.

2 - Escolher um local
Em estúdio é muito complicado. É difícil uma criança gostar de ser fotografada, e ainda ser em um ambiente cheio de luzes, flash... não é nada interessante pra uma criança. Pesquise um belo parque, pracinha com brinquedos, se na casa dela a luz favorecer, por que não? junte os brinquedos e se junte à criançada.

3 - Ganhe a confiança da criança
Ela tem que gostar de você! Se ela não gostar de você, meu amigo(a)... TA PERDIDO! Criança não tem vergonha de dizer na sua cara que não gostou de você.  Esqueça por um momento que você está ali pra fotografar e converse com ela, faça algumas brincadeiras, desenhe, leve um pirulito, chiclete, balinhas... bajule a criança! entre no universo dela. Saberá se deu certo quando ela começar a te chamar de "tio" rsrs.


4 - Fique de joelhos
Não para venerar a criança kkkkkkkk mas sim para nivelar a altura da pirralhada. O ângulo na mesma linha de rosto da criança favorece a foto, portanto ajoelhe-se, deite-se, faça tudo pra uma bela foto :D

5 - Não perca nenhum momento
Criança é espontânea! Você precisa está atento a todos os movimentos dela. Se perder uma pose legal, provavelmente ela não vai repetir. Se sua câmera tem o modo de disparador contínuo, é uma dica usa-lo.
Dê preferência ao foco automático para ganhar mais agilidade.


Outra dica bacana para não perder o momento, é ficar de longe só observando enquanto a criança brinca descontraida...a criança sem saber que está sendo fotografada dá excelentes fotos, como essa da minha amiga Larissa Barbora, não podia deixar de fora desse post :D


É cansativo fotografar um dia inteiro com criança, parece que a energia dela não acaba! acompanhar o pique é complicado. Mas vale a pena quando ver o resultado final.

As fotos seguintes são de Julia, 6 anos







4 comentários:

  1. Ain que post perfeito... E QUE FOTOS LINDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAS! A JULIA É UMA FOOOFA!! Adorei a quinta fotografia do "tutorial", onde focasse nos lápis de cor... Amei de paixãããooo!
    E OLHA MINHA FOTO!!! Geeeeenteeee, emoção demais! Acho que essa é a fotografia pela qual tenho mais carinho das que fiz... Obg sempre Sr. Léo Moraes!

    ResponderExcluir
  2. Julia é fofa! mas pense numa pestinha! Deu canseira, cheguei morto em casa! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. A-D-O-R-E-IIi!!! Esse blog é incrivel! Tava fazendo uma pesquisa no google nem sei mas de que, só sei que encontrei este blog e ñ sai mais!!! -Tem tudo!!! -Incrivel! Com tanto conteudo e uma linguagem bem objetiva e clara... Vc deveria(e merece) ter mais seguidores!!!
    Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcinha! obrigado! hehehe
    Que bom que você e outras pessoas utilizam do meu blog.
    Cada dia mais tenho retorno com esse blog, o que me faz sempre está escrevendo pra ajudar mais pessoas.

    ResponderExcluir