capa

quarta-feira, 2 de março de 2011

Equilíbrio do branco


Primeiro vamos falar de cores. Como a gente enxerga as cores? Só enxergamos as cores quando uma luz incidi sobre ela. A luz bate no objeto e reflete para nossos olhos. Sem a luz você não ver nada, só escuridão, fui dramático agora num foi? rsrsrs
Então se sem a luz a gente não ver nada, vamos falar dela, um exemplo de referencial de luz é a do Sol. Ela é a mistura de 7 cores, que resulta numa luz branca, que por sinal, é a melhor luz que existe e ela se tornou o referencial de todas as cores.
Mas claro que nem todo mundo fotografa ao ar livre, também existe a noite, vou ficar sem fotografar? fico nada! Ai temos que substituir a iluminação, com lâmpadas, flash, etc.
As lâmpadas tentam imitar o tom de luz do sol, a tonalidade branca. A bronca é que nem sempre conseguem. Existem lâmpadas amareladas, esverdeadas, avermelhadas, etc etc etc... E isso gera, vamos dizer assim, aberrações nas cores. Como o referencial da luz não é o branco, as cores que refletirão para seus olhos também não vai ser a original.
Um vestido branco, por exemplo, se ele estiver iluminado por uma luz vermelha, o vestido ficará avermelhado, não é?

Existe um meio de fazer essa correção de cores, o equilíbrio do branco. Se conseguir equilibrar o branco numa fotografia, você vai conseguir chegar no tom real de todas as cores.

Chega de enrolação e vamos para os exemplos práticos!
Essa é uma foto com todas as cores reais.

Essas com iluminação diferente:

Como corrigir esse erro de cores por causa da iluminação?
Bom... de duas maneiras, antes de tirar a foto ou depois de tirar a foto;

1 - Antes da fotografia
Quase todas as câmeras vem com o menu "equilibrio de branco", e dentro vai ter opções pré-ajustadas, algumas mais usadas:

  • Incandescente: ajusta as cores afim de corrigir o tom amarelado desse tipo de luz
  • Fluorescente: do mesmo jeito da incadescente
  • Nublado: equilibra as cores para não ficar tão cinzento
E em algumas câmeras ainda tem a opção de programar de acordo com a cor da luz no ambiente. Essa opção eu acho a mais interessante e exata. por mais que as pré-ajustadas corrijam o tom, sempre vai dar um errinho besta nas cores, mas dá. Ou então pode ter um tom de luz que não existe gravado na câmera.
Variando um pouco o procedimento pela marca da câmera, funciona assim:
  • Você vai bater uma fotografia de algo que você tem certeza que é branco mas que por está recebendo uma iluminação colorida, não parece ser branco. Uma parede, um pano... qualquer coisa branca. Eu ando sempre com um objeto branco junto com o equipamento, o rebatedor do flash, uma flanela branca... vai que no local seja difícil ter algo branco?
  • A câmera fará a leitura e vai fazer ajustes para aquilo ser branco. Os fotógrafos chamam esse procedimento de "bater o branco". É preciso ver no manual de sua câmera onde esse menu se encontra.
  • Tais ajustes serão salvos e aplicados para as fotografias seguintes com a mesma iluminação.
2 - Depois da fotografia
Você fez a foto e se esqueceu de equilibrar o branco, perdeu a foto? que nada! da pra recuperar facilmente! Algumas câmeras também vem com essa opção de processar o equilíbrio do branco após o click. Mas como a foto já foi feita, prefiro fazer os ajustes no computador, é mais preciso e mais simples. 
Programas necessários: gosto de dois: o LIGHTROOM e o PICASA

No LIGHTROOM
Ao abrir o programa, quando visualizar a foto, clique em "DEVELOP", então na aba "Basic" vai ter uma figura que se parece com um conta-gotas, clique nela.

Seu mouse vai se tornar um conta-gotas, então procure uma área na fotografia que você tem certeza que é branco! Isso é fundamental! Escolhi a região que está indicada por uma seta:

Pronto! a foto está com as cores corrigidas!

No PICASA
O PICASA é um programa gratuito do Google, excelente para quem gosta de fotografia em geral. É um programa bem completo. Para fazer o download clique aqui

Também muito simples fazer o equilíbrio do branco nele:
Ao localizar a foto, clique na aba "AJUSTES", vai ter uma figura de conta-gotas, clique nela, e então localize na foto uma área que tem a certeza que é branco, da mesma maneira que no LIGHTROOM

Equilibrio de branco feito no PICASA.

Tópicos relacionados


10 comentários:

  1. Nossa Léo! Pra tudo você tem um jeito!! agora sei como corrigir aquela foto que não deu certo, e sua forma de explicar é fantástica!!!!!!se viesse pro Acre ( Cruzeiro do Sul) iria colocar todos os fotografos aqui de queixo caido e iria fazer sucesso!! rsrsrs... Valeu mesmo pela dica de equlibrio de branco!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Nayanna! Que bom que consigo tirar as dúvidas dos leitores. Isso me empolga a escrever esses posts.
    grande abraços! suas fotos também são excelentes!

    ResponderExcluir
  3. Sabe Léo, que bom que você tem esse dom, isso da um gosto muito maior pelo que gostamos de fazer, que bom seria que todos os professores ensinassem assim como você ensina hehe
    Um dia quero ser que nem você quando crescer! heheheheh....... Abraços!

    ResponderExcluir
  4. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAA...! Finalmente alguém p me explicar com simples palavras como usar a porcaria do equilíbrio de brancos!!!!!!! Bixo, vc tem noção do quanto q procurei na net não! Esse pessoal parece que se sente satisfeito em de complicar as coisas... Obrigada sempre "sr." Leo Moraes! kkkkkkkkkk...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Léo ja postei umas fotos no blog da uma olhada e me diz o que devo melhorar!! Att!!!

    ResponderExcluir
  7. Léo muito obrigada pelas dicas pode ter certeza que vou melhorar! Ja coloquei novas fotos, olha lá! Abraço!

    ResponderExcluir
  8. OLÁ,eu tenho um studio fotográfico e tenho 2 tochas da Atek de 140w de potencia,mas não vejo resultado,pelo contrário parece que a foto fica mais escura ainda.
    Você teria alguma dica,sugestão?

    ResponderExcluir
  9. Ola Cinara
    Assim fica muito vago te dar uma ajuda. Mas dá uma olhadinha na abertura, faça mais aberta possível.
    Veja se está no modo automático e a câmera esta fazendo a leitura de luz no local correto.
    Olha se a exposição compensada está correta (no zero).
    Dá uma conferida nas configurações básicas, se alguem mexeu e tal...

    ResponderExcluir