capa

quarta-feira, 23 de março de 2011

SAFAP - Foco automático e foco manual.

Ultimamente estou recebendo varias perguntas pelo contato, resolvi criar (por brincadeira) o SAFAP - Serviço de Apoio ao Fotógrafo Amador e Profissional, Então qualquer pergunta que me enviarem vou retornar dessa forma, ok? rsrsrs


Recebi uma pergunta de Jackson Dorneles. Achei interessante postar ela aqui:

"sou amador e nunca tive curso de fotografias e nada e ninguem melhor que vc para me dar uma dica.
fui em uma festa este fds e vi um fotografo muito famoso tirando foto em uma boate com pouca luz .
percebi que ele tirava fotos espontâneas sem foco automatico, pois eram muitas fotos e flash em pouco tempo, assim não dando tempo da maquina focar, nem luz ela emitia.


Então como ele acha o foco em suas fotos? lembro que ele tirava fotos de bem perto da pessoa, todas as fotos , com menos de 1 metro.
tenho uma Nikon D3100.


Um forte abraço e obrigado"

Ola Jackson!
Primeiramente obrigado pela visita. é um prazer tirar as dúvidas das pessoas que entram em contato comigo.

Bom, vamos lá as suas dúvidas.

Sobre o modo de fotografar do fotógrafo da boate: É possível sim o fotografo tirar fotos em uma rápida frequência no foco manual, isso vai depender da habilidade dele. Eu mesmo não tenho tanta habilidade para focar rapidamente no manual, perco um tempinho achando o foco.

Descrevendo o que você observou e como fazer:
"percebi que ele tirar fotos espontaneas sem foco automatico , pois eram muitas fotos e flash em pouco tempo , assim não dando tempo da maquina focar, nem luz ela emitia."

Como já disse, é possível sim ele fazer isso tudo no manual. Mas pode fazer isso tudo no modo automático. como? Depende da câmera e da lente usada, mas todas câmeras profissionais tem essas funções, inclusive a sua.

Para tirar muitas fotos em sequência: No menu de disparo, basta escolher o modo contínuo, ai na hora da foto é só segurar o botão que ela sai tirando uma foto atras da outra! dependendo do modelo, dá pra tirar até 7 fotos por segundo! Ou mais! Apelidei esse modo de "metralhadora" rsrsrsrs

Sobre a luz que a câmera não emitiu para fazer o foco, também é possível desativa-la. Pode ser que o fotógrafo ache que a luz de ajuda no foco (auxiliar de AF) atrapalhe ele, ai ele tirou.
Mas se usou o foco no modo manual, a luz fica sem acender mesmo.

Sobre o foco rápido:

Veja essa descrição de uma lente da Nikon:
"Novo compacto do tipo de vara Silent Wave Motor (SWM) permite a focagem automática em velocidade ultra-alta com excepcional precisão e funcionamento super-silencioso"


Alem da lente poder ter um motor de foco rápido, outras coisas podem ajudar na agilidade do foco. Existem algumas opções de como o foco pode ser feito: o modo único, que ao pressionar ligeiramente o botão a maquina faz o foco e trava, e o modo contínuo, que ao pressionar o botão ele faz o foco mas se o assunto se movimentar o foco se ajusta automaticamente, ou seja, ele não trava. Se ele estivesse usando o modo automático então ele estava com essa ultima opção ativa.

Se ele fez no modo manual: Como você disse que ele tirava a mais ou menos 1 metro de distância, ele pode ter feito o foco para essa distância e em todas as fotos posteriores ele nem mexeu no foco, só posicionou as pessoas com a mesma distância. Em algumas lentes pode vim indicando a posição do anel para certas distancias.
Lente NIKKOR 24-85 mm
Esta vendo o simbolo de infinito? ela está posicionada para o foco no infinito. Depois tem a numeração "2", "1", "0,7" etc... é um indicador da distancia que pode ser feito o foco em metros. No caso do fotógrafo da boate ele pode ter posicionado no número 1, que indica foco em um metro.

E se o flash for um sofisticado, como um SB-900, por exemplo. ele aguenta fazer disparos de luz tão rápido for os disparos da câmera, ele consegue acompanhar disparos contínuos.

Resumindo...
Se o cara fez isso tudo no modo manual ele se garante! o cara é bom mesmo!
Mas nada impede de fazer no modo automático, é só fazer as configurações certas.

Tópicos relacionados


2 comentários:

  1. Léo que postagem bacana!!! Um dia tenho uma câmera com essa qualidade (há se vou!!!) Gostaria de saber em qual programa e como faço para montar uma imagem na outra, vou deixar umas fotos exemplos no meu blog pra você observar pra entender melhor certo??? Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Esta certo Nayanna! Meu forte não é montagem não mas dependendo do que seja posso ajudar, hehehe
    Bota la no teu blog que eu vejo
    Beijos!

    ResponderExcluir