capa

domingo, 24 de abril de 2011

Filtro UV - Acertos e erros

Já fiz uma postagem rápida sobre os principais filtros que se usa até com câmera digital. Também recebo muitas perguntas sobre eles.
E vejo que muita gente se preocupa em comprar logo um filtro, principalmente o UV, afim de proteger a lente. A compra desse filtro é a primeira aquisição de quem compra uma câmera DSLR já visando a proteção da lente novinha.

Um resumo para que serve o filtro UV: Bloqueia a passagem da luz ultra violeta, evitando que os raios cheguem até o sensor ou filme fotográfico. Além de serem prejudiciais ao sensor,os raios (nas lentes de hoje raramente) podem alterar as cores.
As lentes de hoje já vem com essa proteção UV embutida, sendo desnecessário o uso do filtro UV.


Mas por que muita gente ainda compra?
Pelo fato do vidro ser transparente, cor neutra, que não altera em nada a fotografia, muitos usam apenas para proteger a entrada da lente de pancada, poeira, etc.
E é verdade! protege mesmo! já bati com minha lente em várias quinas de mesa, acho que preservo minha lente intacta ainda hoje graças ao filtro UV. Mas eu sou desajeitado mesmo.
Filtro danificado depois de uma queda, protegendo a objetiva - foto de Luiz Zanon
Bom dr Léozão, então devo comprar o mais rapidamente um filtro UV, né?
Resposta que pode assustar vocês, eu evito ao máximo usar o filtro UV, isso mesmo! 
Porque? Como já disse antes, as lentes de hoje tem tecnologia suficiente para não precisar desse filtro, elas são resistentes à arranhões, aos raios UV, são antireflexos, etc etc etc.
Se eu usar um filtro UV, a primeira coisa que eu vou perder na lente é o antireflexo.

Objetiva sem o filtro - reflexo reduzido
Objetiva com  filtro - sem comentários do reflexo
E o filtro UV se torna mais um "espelho", esses reflexos podem chegar até a foto dependendo do ângulo.

A luz usada como decoração no fundo acabou refletindo no filtro e sendo rebatida em outra parte da foto, esse efeito não era desejado, eu só vi o erro quando passei pro computador.

Mesma coisa com a foto seguinte
Reflexos na silhueta da modelo causado pelo filtro UV
Então não é pra eu usar filtro UV?
Também não seja tão radical! se você for fotografar na praia, por exemplo, o vento que vem do mar está cheio de umidade, gotículas são carregadas e se bater na lente é um pouco difícil de remover as manchas, por conta dos sais presente, então use o filtro, se ele ficar muito manchado pode tirar e lava-lo.
Mas atenção com as fotos, ver se está saindo reflexos.

Já para evitar o choque, batidas na lente, quedas... recomendo o uso do para-sol ao invés do filtro UV. É quase o mesmo preço de um filtro UV.
A finalidade do para-sol é para evitar  luminosidade direta na lente, isso ajuda a evitar o efeito flare. Por ele ter paletas projetadas para o lado de fora, também evita que alguma coisa tenha contato direto na lente, substituindo o filtro UV.


Tópicos relacionados


Um comentário:

  1. Tô vasculhando seu blog hoje. Esse post me deu um nó na cabeça. Estava indo comprar o filtro UV amanhã mesmo. Várias pessoas me botaram medo dizendo que ele é mega importante e pans.
    Poxa vida, e eu tinha dito que ia comprar só o parasol pq efeito flare é um treco que eu já aprendi e ja quero logo evitar nas minhas fotos...
    Fiquei entre a cruz e cladeirinha agora =P

    ResponderExcluir