capa

quarta-feira, 8 de junho de 2011

5 dicas para fotografar namorados


Dia dos namorados chegando, resolvi juntar algumas dicas bacanas para tirar excelentes fotos em casal. As dicas não se restringem só para os namorados, podem ser estendidas para casal, amigos, etc.

As fotos de casal são cheias de ternura, amor espontâneo, troca de olhares... e é preciso um certo "dom" para poder captar o momento e registrar em belas fotos.

1 - Conheça os pombinhos
Já fotografei casais de amigos e conheço a histórias deles. Mas se eu não conheço faço uma pesquisa básica com eles para me envolver, como:
Onde se conheceram?
Com o que cada um trabalha?
O que um gosta no outro?
Qual presente que ele(a) deu foi mais marcante?

Coisas assim vai fazendo você entrar no espírito do casal, e na sessão vai ficar mais fácil até de saber quais ângulos, fotos eles vão gostar, fotos que relacionam os dois.

2 - Espontaneidade
Depois de um certo tempo de sessão, aposto que o casal já vai se sentir muito mais a vontade e vai querer demonstrar algumas poses que estão na mente deles. Reserve um momento para que o casal troque carícias, beijos, olhares... e você (fotógrafo) não fale nada! deixe a emoção fluir e vá registrando um clique atrás do outro, não perca um momento! as vezes fotos que você nem esperava salva a sessão, fica sendo uma das favoritas.
Sequencia de fotos com Grece e André
3 - Local das fotos
A escolha do local é essencial! Pois ele vai está sempre ao fundo dando o clima de romance. É válido uma pracinha, parque arborizado, na praia, sítios históricos, parque de diversões... Peça para o casal escolher um local e estude para ver se é possível de fazer as fotos. Cheque os pontos de interesses, horários disponíveis, acesso, e principalmente, A SEGURANÇA. Ir pra um lugar e ficar sismado o tempo todo se vai aparecer alguém para cometer algum delito, nem o fotógrafo trabalha bem nem o casal fica relaxado.
Sitio histórico - ruínas
Parque de diversões - foto de GUSTAVO LUCENA
4 - Abuse do desfoque
Retratar o local onde as fotos foram feitas é legal, mas dar um desfoque no fundo chama muito mais atenção para o casal. O local funciona apenas para dar aquele clima de romance. Portanto... fotografe muito com a abertura máxima de sua lente!
Foto de Larissa Barbosa

5 - Concentração nos olhares
A troca de olhares do casal muitas vezes diz tudo que está se passando naquele momento e o sentimento entre os dois. Um casal que se ama consegue dizer "EU TE AMO" só em olhar pro parceiro. Tente capturar esses momentos.

Mas quer ver outra pose entre os casal que "fala" muita coisa? São as fotos com o casal de olhos fechados. Dá muito certo!

Se você acerta no gosto do casal, provavelmente pode ser chamado pra fazer o casamento deles, quem sabe??!!

Desejo a todos um belo dia dos namorados, com muito romantismo e muitas fotos!


Tópicos relacionados

3 comentários:

  1. -Léo , ñ sou fotografa... mas AMO fotografia e vivo me oferecendo p/ fotografar "meu povo", se aparece uma gravida eu logo convido pra passear... aí já viu: a pessoa ñ pode se mecher q/ eu clico!!rsrs.. Cheguei tirar +/- 300 fotos de uma amiga numa tarde (era p/ revelar só 20!)
    Mas a minha duvida é: como faço p/ escolher poucas fotos dentre tantas?!?!?! ela gostou de todas... (eu tbm!) Cada uma tem uma iluminação diferente... As vezes a pessoa olha pro "nada" mas na fotografia fica super expressivo aquele olhar perdido...
    -Como escolher as fotos certas????
    Desde já, obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  2. Ola Marcinha!
    Essa sua dúvida é o sonho de todo bom fotógrafo, ter muitas fotos pra escolher, nesse caso é melhor pecar pelo excesso do que pela falta hehehe

    Na seleção das escolhidas é de partir o coração deixar algumas de fora, mas a dica que dou é:

    - Muitas fotos com a mesma pose pra montar um álbum num fica legal, pegue no máximo duas fotos. Quando bate essas dúvidas entre duas fotos eu faço uma brincadeirinha, boto as duas fotos uma do lado da outra e transformo em apenas uma. Ai você pega uma olhando pras lentes e outra pro nada, ou ainda uma com desfoque e outra focada, também pode ser uma colorida e outra preto e branco... No nosso grupo do Flickr tem alguns exemplos, dá uma olhadinha http://www.flickr.com/groups/fotoestudio53/

    - Procure os mínimos erros e compare uma foto com a outra. As vezes uma ficou ótima, mas na hora passou alguem atras mesmo de longe, e na outra não tem o cidadão. Ou ainda deu um vento e o cabelo ficou no rosto... pequenas coisas que ajudam na escolha.

    - Nunca mostre todas as imagens para a cliente, eles sempre vão querer todas! kkkkkkk Faça uma seleção prévia antes de mostrar as que a cliente vai escolher.

    - Na minha opinião, fotos de pessoas comuns ficam melhores quando se evita manipulação da imagem. Escolha as fotos que vão precisar de um mínimo de ajustes.

    Bom... no momento eu só lembrei dessas dicas, se mais alguem contribuir com outras seria ótimo! Espero ter ajudado, Marcinha

    ResponderExcluir