capa

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Ta sujo?? Vamos limpar!

Imagine usar um óculos com poeira, todo manchado de marcas de dedo, arranhado... deve ser horrível! A pessoa vai enchergar borrões, pontinhos de sujeira que vão te deixar aguniado.
É do mesmo jeito para uma câmera fotográfica, se você desleixar com a lente dela.

Por mais que a gente cuide da câmera guardando em local seguro, não tem como evitar que a sujeira entre em contato com ela na hora que usar.
Fotografar ao ar livre sempre vai ter vento, e junto vem a poeira;
Fotografar na praia tem a maresia e um vento cheio de gotículas de água rica em sais;
Fotografar em estúdio pode ter o arcondicionado, que se não tiver manutenção vai ter um ar cheio de fungos.

E assim vai... E tudo isso pode afetar na qualidade da fotografia. É a mesma coisa de um óculos sujo.

Partículas de poeira em contato com a lente deixam pequenos pontinhos e borrões nas fotos.
Foto do céu usando uma lente suja. Não são ovinis, é sujeira!
Foto com borrões de uma lente suja - Electra
Esses borrões são vistos com mais frequencia quando a lente está suja por partículas e a lente é posta contra alguma luz.

Outro tipo de sujeira muito comum são as "marcas de dedo", que é a gordura natural da pele, e não são apenas os dedos que vão manchar, é qualquer parte da pele que bater na lente. Ventos com altas taxas de umidade também podem manchar a lente deixando com o mesmo aspecto de gordura, por exemplo fotos na praia e na beira do rio. Esse tipo de sujeira em excesso pode dificultar a câmera na hora do foco e suas fotografias vão ficar desfocadas.
Foto desfocada pelo excesso de umidade na lente
E pra limpar, é só passar um pano?
NÃO FAÇA ISSO!!! Jamais!! Quando tem partículas de poeira, se você passar um pano, vai esta atritando a poeira com a lente, criando microarranhões que com o passar do tempo vai deixar a lente toda embassada.

O QUE NÃO FAZER PARA LIMPAR
  • Não use produtos de limpeza domésticos, como álcool, detergentes, limpa-vidros, etc. Alguns desses produtos podem vir com substancias que vão agredir a proteção da lente.
  • Usar algodão não é aconselhável, pois dependendo da força usada pode arranhar as partículas com a lente.
  • Jamais use nenhum tipo de solvente. Eles podem até derreter a lente, se ela for feita de acrílico.

O QUE FAZER
A solução pra retirar o excesso de poeira é usar uns pinceis bem macio, igual aqueles de maquiagem.
Pincel macio
Uma outra solução é usar um spray de ar comprimido. Esse é mais usado em filmadoras que em fotográficas.
Lata de spray de ar comprimido - 300ml 
Tanto o pincel como o spray retiram particulas sólidas e pequenas fibras sem fazer muito esforço na lente.

Para limpeza de manchas, é usado um pano ou lenço de microfibra, que é vendido em lojas especializadas. Pode ser que alguns kits de limpeza venha com uma solução para ajudar a diluir as gorduras.

Para a sujeira não ficar em contato direto com a lente, muitos recorrem ao uso de filtros UV, usa-los tem suas vantagens e desvantagens. E isso eu já postei aqui, vale a pena dá uma lida: Filtros UV

Ainda existe a possibilidade da sujeira ir para o interior da câmera, chegando até o sensor. Nas compactas e semi-profissionais esse risco é menor, mas nas DSLR, que possuem as lentes intercambiáveis o risco é continuo.
Se a sujeira chegar nos espelhos interno e no sensor, a limpeza é mais delicada, que não souber limpar nessas áreas vai danificar o equipamento seriamente, recomendo levar para um especialista.

Na hora da troca de lentes deve-se ter o cuidado de não ser num local sujo e com muito vento. Se a câmera for ficar um longo período sem as lentes, use o protetor da abertura. O mesmo com a lente, use o tampão para cobrir a traseira e dianteira da lente.
Sem protetor, com espelhos, sensor, lentes internas expostas
Com protetores da lente e do corpo da câmera
Não é difícil encontrar pessoas que já perderam essas tampas, por serem peças soltas. É possível comprar novamente, mas com preços absurdos, o que faz a gente ter o maior cuidado pra não perder nunca mais :D.

Tópicos relacionados


5 comentários:

  1. Nossa excelentes dicas vou limpar a minha Hasselbladusa agora suas dicas servem para qualquer camera.

    ResponderExcluir
  2. Ola Leo. Gostaria de uma(s) dica(s). Tinha uma sony hx1 com zoom optico de 20x. Comprei ela para ir-me familiarizando com os ajustes de velocidade, abertura. etcc.. Agora estou querendo partir para uma DSR. To pensando em comprar uma Nikon D5100, que vem com a lente AF-S 18-55mm VR. Pelo que entendi essa lente tem um alcance de xom de apenas 3 x. Pergunto eu: sobre as lentes para DSR, vou ter que ter varias lentes? Para ter um zoom de 20 x, por exemplo, vou ter que comprar qual lente.??
    abracos: marcelocartorio@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Ola Marcelo!
    É isso mesmo, com uma DSLR é necessário investir em lentes.
    Cada lente tem sua peculiaridade, pode dá uma olhada nesse link que ja postei
    http://fotoestudio53.blogspot.com/2010/08/introducao-as-lentes.html

    As câmeras costumam vir com padrões de lentes 18-55mm, outras vem com padrão 10-105mm, e assim vai variando com a marca.
    Quando falamos de DSLR, não tratamos a aproximação de "zoom" e sim de "objetiva".
    E quanto maior for o valor da objetiva, maior poder de alcance ela terá.
    Ex: uma objetiva 700mm consegue fotografar mais longe que uma 200mm.

    Mas uma lente que tenha o poder de um zoom de 20x, poderia ser uma objetiva acima de 400mm

    ResponderExcluir
  4. Ola leo.. Ta fox...Comprei uma EOS1100D para aprofundar o gosto pela fotografia, mas estou um pouco arrependido... Acho que cada um na sua área. Trabalho em cartorio e to querendo meter os bedelhos em hobby fotografico.. assim não dá heheheh. Leio, leio, releio e nao consigo por em pratica os ensinamentos que vc e outros blogs gentilmente oferecem. E quando vou fotografar em modo P os tons de pele ficam meio rosados. Pra usar em modo P poderia ter ficado com minha Nikon compacta. resolvi vender a canon. hehehe. quer comprar?? hehe

    ResponderExcluir
  5. Pois é, uma DSLR foi feita para usar no modo Manual (M), qualquer outro modo os efeitos são escolhidos pela câmera, e nem sempre vai ser do jeito que você desejaria.
    Não consigo entender as pessoas que compram uma profissional mas só fotografam no automático.

    Pq você não investe em um curso prático? Mesmo com a internet ensinando quase tudo, algumas pessoas tem dificuldades em absorver as técnicas.Nada melhor que uma pessoa em carne e osso te mostrando os ensinamentos.

    Sobre a venda, quero não, obrigado, me dou bem com minha Nikon hehehehehe mas boa sorte na venda

    ResponderExcluir