capa

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Dicas de desfoque no fundo das fotos


Já postei algumas coisas dando dicas para conseguir o desfoque nas fotos, mas recebo muitos emails com dúvidas sobre o assunto. Então vou juntar nesse post as principais dicas resumidas que já postei junto com dicas extras para tentar esclarecer e ser mais direto sobre a obtenção do desfoque.

Antes de começar, seria bom dar uma lida nessa postagem: Abertura do diafragma
Quem tem o hábito de fotografar no manual vai conseguir entender bem e ter ótimos resultados.

Depois de ter lido sobre a abertura do diafragma, vamos ao que interessa, a primeira e principal dica sobre desfoque:
1 - O responsável pelo desfoque é o diafragma!
Isso mesmo! quanto mais aberto estiver o diafragma ( menores valores de f) maior será o seu desfoque. Compare os exemplos:
Abertura de f1.8
Abertura de f22
Controlando a abertura você vai conseguir diferentes níveis de desfoque de acordo com o seu gosto.
Com a ajuda do meu modelo Madruguinha ficou claro a importância da abertura, ,ok? Mas existem outros fatores que podem colaborar ou não para a obtenção do desfoque:

2 - Dar um zoom ajuda no desfoque
Para quem tem uma lente zoom, como a 18-55mm, 18-105mm etc, contam com mais uma ajuda para o controle de desfoque, é o próprio zoom!
Quanto mais for o zoom, mais vai ter o desfoque, novamente com o Madruguinha:
50mm
18mm
Repare que a foto tirada com 50mm, seu fundo está um pouco mais desfocado que a tirada com 18mm. 
Uma pequena observação: A foto 18mm tem o ângulo bem mais aberto que a 50mm, mas nessa demonstração eu recortei a 18mm para ficar no enquadramento mais próximo da 50mm para podermos fazer a comparação.

3 - Posição do objeto pode colaborar com o desfoque
Quanto mais longe o objeto a ser fotografado estiver do fundo, mais o fundo ficará desfocado. 
Veja o esquema:
Distância maior do fundo deixará o fundo desfocado
Distância menor com o fundo deixará o fundo menos desfocado.
A posição da câmera também pode ajudar, quase que do mesmo jeito, se a câmera ficar mais perto do assunto vai haver mais desfoque. Mas muita gente que usa dessa malícia de aproximar a câmera acaba reduzindo o zoom, ai um efeito cancela o outro e não vai haver muita diferença de desfoque, exemplo:
A pessoa ia fotografar com 50mm, mas ao se aproximar ela fotografa com 20mm, não fez muita coisa.

Na maioria das minhas fotos eu trabalho com abertura no máximo que minha lente possibilita, algumas chegam a valores de f1.4, f1.8,, outras só chegam a valores de f5.6(que é o mais comum). Quase sempre com 50mm, um pouco mais ou um pouco menos, que já dá uma ajuda bacana no desfoque.
Mas o jeito de fotografar varia de pessoa pra pessoa, cada um tenta encontrar o ponto certo para fazer as fotos que tem em mente.

Tentei ser bem direto nessa postagem. Espero que tenha esclarecido as dúvidas que ficaram em outras postagens sobre o assunto, mas qualquer coisa o espaço de comentários está ai a disposição!
Abraços e boas fotos :)

Tópicos relacionados
Vou aproveitar esse espaço e agradecer a todos que votaram no meu blog no TOPBLOG 2011, este blog está entre os 100 finalistas da categoria! Muito obrigado! e quem não votou podem votar clicando aqui


3 comentários:

  1. PARABÉNS muito bom seu blog, acabei de adquirir uma câmera semi-profissional, e sou leigo no assunto então minhas visitas aqui serão constantes rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Léo, você é DEMAIS! Muito atencioso, responde todas as dúvidas.

    ResponderExcluir