capa

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Deixando colorido em parte da foto


Nesse post vamos fazer o passo-a-passo de uma técnica muito usada para realçar algo na foto, deixando toda a foto em um tom e deixando a cor onde quer que você queira.
É uma edição bastante simples, vou fazer no Photoshop, é só seguir os passos que você vai conseguir excelentes  resultados! Vamos la?

Essa técnica consiste no seguinte, o Photoshop trabalha por camadas, iremos criar duas camadas, uma que ficará embaixo colorida, e outra que ficará em cima preto e branco.

1º PASSO
Por segurança, duplicar o layer. Vamos começar nosso trabalho nessa camada duplicada, e caso a gente erre alguma coisa nessa edição não corre o risco de salvar e perder a original, podendo recomeçar o trabalho sem susto, ok?
Como faz? clicando com botão direito em cima da camada "BACKGROUND" e depois "DUPLICATE LAYER"
Clique para ampliar

2º PASSO - Descolorindo toda a foto
Vamos tirar toda saturação da foto, abaixo da janela dos layers, clique nessa figura:

quando abrir as opções, clique em HUE/ SATURATION:

Retire toda saturação, deixando toda foto sem cor:

Pronto, o Photoshop criou outra camada em preto e branco por cima da colorida.

3º PASSO - Colorindo as partes que nos interessa
Agora vamos começar a brincadeira! Como a camada em preto e branco está por cima da colorida, se a gente fizer "buracos" nela, vai da pra ver a camada colorida por baixo usando somente a ferramenta borracha. Vamos configurar a ferramenta Borracha para ter melhores resultados:

Ferramenta ERASER
Clique na ferramenta ERASER do lado esquerdo, e na parte superior selecione o modo BRUSH, e na barra deslizante HARDNESS coloque em torno dos 70%, essa função deixa as pontas da borracha esfumaçada, isso da uma suavidade na transição do colorido pro preto e branco. Se você sentir que está muito esfumaçado pode aumentar esse valor. A barra deslizante MASTER DIAMETER é o tamanho da borracha, depende do tamanho do detalhe que vai ser apagado:


Com a Borracha configurada, passe ela nos detalhes que deseja deixar colorido (você está apagando o preto e branco), pode ir variando o zoom e o tamanho da borracha de acordo com os detalhes.


e pronto!

Com a base dessa ideia, você pode enriquecer mais a edição, não precisa ser preto e branco, pode deixar a camada em sépia, azulada, amarelada... e também pode ser o inverso, deixar a foto colorida e só alguns detalhes em preto e branco (menos usual), é só inverter as camadas, deixando a colorida por cima. Depois do processo pode finalizar com uma moldura, fazendo o recorte necessário, como você quiser!

Ficou alguma dúvida? Pode deixar os comentários que terei o prazer em ajudar!

Tópicos relacionados


5 comentários:

  1. AEEEEEEEEE FotoEstudio53 com novas postagens!! Adoro isso aqui. :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Léo! gosto muito do seu blog,muito bacana seu trabalho.A dúvida que vou lhe perguntar não se enquadra no post mais é muito importante pra mim já que sou Leigo nessa arte da fotografia.Estou com bastantes dúvidas na compra que pretendo fazer.Entre a Nikon L810 e a Fujifilm S4500 ambas apresentam características semelhantes,porém não sei qual tem a qualidade de imagem melhor,ajude-me Léo.Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola!
      A diferença principal entre elas é que a Nikon, apesar de seu visual parecer com uma semi-profissional, ela não passa de uma compacta robusta. Já a Fuji é uma semi-profissional.
      O que isso quer dizer? com a Nikon você não tem opções de controlar exposição, controlar abertura... Tudo é a câmera que faz, você só aperta o botão.
      Com a Fuji você teria mais opções de exposição, criatividade... pois é possível fazer alterações manualmente, mas para usar esses recursos é preciso um certo conhecimento, mas nada complicado, você encontra dicas nesse blog de como usar esses recursos.

      Dicas das funções principais de exposição:
      Abertura
      http://fotoestudio53.blogspot.com.br/2011/11/dicas-de-desfoque-no-fundo-das-fotos.html

      Velocidade
      http://fotoestudio53.blogspot.com.br/2011/03/efeito-de-velocidade-e-movimento.html

      Entre essas duas câmeras eu ficaria com a Fuji, mas dá uma olhadinha nas Canon, eu gosto muito também :D

      Excluir
    2. Obrigado Léo! Parabéns pelo blog.

      Excluir
  3. Boa noite Léo! Adorei aprender essa parte...sempre achei muito interessante mas não sabia como fazer. Parabéns pelo Blog!!!

    ResponderExcluir