capa

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Fotografia panorâmica - Como faz?


Algumas pessoas me perguntaram como faz uma fotografia panorâmica, pois algumas marcas como a Panasonic, Samsung estão lançando modelos de compactas que fazem esse tipo de foto, mas e você que tem uma antiga não pode fazer? CLARO QUE PODE!
Irei aqui demonstrar o passo-a-passo de uma panorâmica, mas inicialmente, o que é o danado de uma foto panorâmica??

Certamente você já teve um momento que olhou pra um cenário, doido pra tirar aquela foto linda, mas a paisagem não cabia na foto.
Panorâmica é uma técnica onde se une várias fotos para se tornar uma só.
É possível fazer panorâmica com quase todas as fotografia, desde que se cumpra algumas regrinhas bastante simples, mas que irá dar qualidade a sua panorâmica.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR
Panorâmica com 3 fotos


Panorâmica com 8 fotos

Vamos começar?
para montar a panorâmica, é necessário um programa, testei alguns, e o que achei mais interessante foi o HUGIN, alem de ser em português, fácil de montar, ele é gratuito! 
Para baixar clique aqui, quando abrir a página, clique em "Get Hugin Now"

Bom, mas antes de ir com ele, as regras básicas de uma panorâmica
Exemplificando com a panorâmica com as duas modelos:

1º passo
Visualizar o cenário!
faça uma prévia de quantas fotografias serão necessárias. Nem precisa fotografar, somente enquadrar.

2º passo
Capturar as imagens
- Escolhi onde eu ficaria paradinho. Fiquei mais ou menos a 5 metros delas.

-Preciso escolher meu zoom e foco! 
Mantenha a mesma distância focal (zoom) e o foco em todas as fotos


- Escolhi o zoom, logo depois o foco, as modelos estão no mesmo plano, então foquei em uma delas, e logo após ajustei meu foco para manual para que ele não se alterasse, o zoom e foco precisam ser o mesmo em todas as fotos! IMPORTANTE! caso seja uma paisagem, escolha o tema principal da foto para focar (na minha segunda panorâmica escolhi a construção no meio). Nas câmeras compactas procure onde desliga o foco, quando paisagem a distância, basta colocar no modo "paisagem" que o foco praticamente será o mesmo. 

Zoom e foco travados, próxima etapa;


3º passo
Mantenha o mesmo nível da câmera em todas as fotos e fique na mesma posição.
- Você vai tirar as fotos em sequência, girando a câmera, sendo o corpo o eixo de rotação. Evite grande inclinações de uma foto pra outra. Mantendo o nível em todas as fotos facilitará para o programa.


4º passo
Sobreponha as imagens
- Detalhe importante! a foto seguinte deve conter uma parte em comum da foto anterior, cerca de 20% - 40%

Primeira foto

Segunda foto - Contem a modelo de vestido da primeira

Terceira foto - contem a modelo de short da segunda

5º passo
Mantenha todas as fotos com a mesma exposição
- Atenção para as diferenças de exposição de uma fotografia à outra. Câmeras no modo automático pode variar a abertura e velocidade de uma foto para outra. Diferença grande de exposição a panorâmica não vai ficar legal. Assim vale também pro flash, se usar, use em todas.


6º passo
Montagem da panorâmica
Com fotos em mãos, vamos a montagem!
Abra o HUGIN e clique em "carregar imagens", "Câmera e lentes" devem se ajustar automaticamente quando carregar as imagens, Nessa etapa é que era importante o zoom (distância focal) ser igual em todas as fotos, mencionado no inicio. Podem ser carregadas todas as fotos de vez, eu carreguei as 3 fotos, e logo depois clique em "Alinhar imagens" e aperte OK em todas as janelinhas que aparecerem



O programa sozinho deve ir pra aba "pontos de controle", nessa etapa é que é importante a foto ter os pontos em comum, para fazer o ligamento entre as fotos, que será feito agora.
o programa mostra duas fotos de cada vez, você deve ordela-las em sequência, caso não foram carregadas na ordem, logo acima da foto tem o nome da foto e a ordem que ela se encontra, basta colocar na ordem desejada


Feito isso, colocadas em ordem, basta clicar em um ponto comum entra as duas fotos, no caso eu cliquei na ponta dos dedos da modelo na primeira foto, e encontro o mesmo ponto na segunda foto, na maioria das vezes o programa encontra o ponto correspondente sozinho! bastando apenas clicar nas proximidades.
e logo depois clique em "Adicionar", Escolha pelo menos uns 7 ou 8 pontos em comum o mais espalhado possível. Escolha pontos representativos.


Escolhidos todos os pontos em comum do par de imagens, clique na setinha destacada, a próxima sequência é mostrada e novamente escolha os pontos em comum entre elas, do mesmo jeitinho! Se não tiver na ordem novamente, é só ordenar, não vai alterar em nada os pontos que já foram escolhidos.






Pontos encontrados em todas as fotos, agora clique na aba "Otimizador" e clique em "otimizar agora!", aperte em "sim" na janelinha que aparecer, e vá para aba "Montador"



Na aba "Montador", escolha JPG e clique em "Montar agora!"



Depois o programa irá processar e irá gerar a imagem seguinte, basta só recortar a parte preta em qualquer outro programa e ufa... PRONTO!





Foto final - as 3 fotos juntas, recortada e editada, apaguei o pessoal de fundo dos dois lados

Comece testando fotos em casa mesmo! vai no quintal, na sua rua, no terraço... faça panorâmicas com 2, com 3 fotos, vai aumentando e pegando as manhas do programa, depois vai vendo outras opções que o programa pode oferecer, esse HUGIN é bem simples mas bastante eficaz para fazer panorâmicas.
E se depois desses passos todos restar alguma dúvida, podem me perguntar.
Espero ter ajudado e abraços!
Boas fotos!

Topicos relacionados

2 comentários:

  1. existe alguma programação na própria câmera que ajude a não sair do eixo? já vi um celular que faz a panoramica e junta as fotos sozinho.

    ResponderExcluir
  2. RESPOSTA Biella

    Nas câmeras que já vem com modo panorâmica, não precisa mecher em nada de foco, zoom... o próprio modo se encarregará de programa-la para tal e fazer a junção das fotos na própria câmera, celular, etc

    Já usando outra câmera que não tem esse modo, só seguindo os passos descritos e para não sair do eixo o fotógrafo se orienta por referências na própria fotografia.

    Respondido?? hehehe

    ResponderExcluir