capa

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O sensor e sua importância

Nas postagens anteriores, quando menciono qualidade da foto, sempre relaciono com  lente e sensor.
O sensor está presente nas câmeras digitais, é o substituto do filme, das câmeras antigas. Ele fica na mesma posição do filme, Só não precisa rebobinar :P

Sensor numa profissional NIKON, mas nas compactas, o sistema é semelhante

Como já dito, vai ser o sensor que vai definir a qualidade das fotos. O que vai interferir nessa qualidade são os tipos e tamanhos de sensores.

TIPOS DE SENSOR
No mercado, dois tipos de sensor são os mais comercializados

Sensor tipo CCD: Sigla do inglês, charge-coupled device, ou Dispositivo de Carga Acoplada, são mais sensíveis (melhores) em situações com pouca luz, a imagem formada terá menos ruido, melhor fidelidade de cores e mais nítidas, porem consome muita energia das pilhas/baterias. A qualidade cai um pouco em situações de muita luz.

Sensor tipo CMOS: Do inglês, implementary metal-oxide-semiconductor, ou semicondutor metal-óxido complementar. Básicamente, suas características de qualidade são inversas ao do CCD, menos sensíveis em situações de pouca luz, conseqüentemente gerando ruído na fotografia (frisando, quando com pouca luz). Em contrapartida, o material para sua produção é mais barato e consome menos energia e com isso reduz o preço das câmeras que utilizam esse sensor. Com a evolução da tecnologia, cada vez mais esses sensores estão estão melhores na parte que deixa a desejar.

Sensor CMOS

TAMANHO DO SENSOR
Bom, fica obvio que quanto maior o sensor, mais pixel será capturado e transformado em pontos de imagem.
O sensor tem tamanho diferentes pra cada tipo de câmera, exemplo, câmeras de celular tem sensor menor que o de uma compacta, que tem sensor menor que uma semi-profissional, que é menor que uma profissional, que é menor que uma câmera fodastica do mundo fotográfico, e assim vai...
Os tamanhos também podem variar dentro de cada linha de câmera.

Um comparativo:
Compacta: KODAK EASYSHARE C183 (14 M): Sensor tipo CCD, tamanho 7,76 mm (diagonal)
Semi-profissional: SONY DSC-HX1 (9.1 M): sensor tipo CMOS, tamanho 7,63 mm (diagonal)
Profissional CANON EOS REBEL XS(10.1 M): Sensor tipo CMOS, tamanho 26,7 mm (diagonal)
Profissional: NIKON D700(12.1 M): Sensor tipo CMOS, tamanho 43,2 mm (diagonal)

Valores disponíveis nos sites dos fabricantes

Esse último modelo, por exemplo (NIKON D700), o seu tamanho do sensor chega perto do tamanho da película 35mm (antigo filme), sensor desse tamanho são chamados de FULL FLAME.

Comparativos no tamanho do sensor em relação com o filme 35mm

Ai você se pergunta agora
Qual o melhor tipo então?
Bom, tudo depende dos seus objetivos 
Quer fotos pra postar no Orkut, Facebook, seu blog, revelar em tamanhos populares, como 10x15, 15x21 e tal, o sensor de uma compacta CCD já é suficiente.

Quer fazer poster, trabalha com fotografia e precisa de economia de bateria, que é o grande vilão dos fotógrafos, a duração das baterias :@, vai de uma CMOS profissional ou semi-profissional.

Quer o TOP de qualidade e tem um dinheiro a mais sobrando? compre uma Full flame! 

Não esquecendo que o que deixa a qualidade das fotos melhores, alem do sensor, é uma bela lente ;D e claro, a pessoa por tras das câmeras.

Tópicos relacionados

4 comentários:

  1. Tenho uma KODAK EASYSHARE C183 (14 M) e tenho minhas dúvidas quanta à ser somente compacta... não sou nenhuma expert em fotografia, mas me parece uma semi-profissional (tem ajustes pra tudo... pra foto de perto, de longe, pra neve, pôr-do-sol, pra close-up auto-retrato, close-up de flores sob luz intensa, fogos de artifício, cenas claras na praia... aff, coisa d+!! rsrs)

    Nunca tive uma "compacta" tão eficiente assim.

    Ótimo blog! vou ser leitora assídua...

    May Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Oi May!
    Obrigado pela visita! hehehehe

    Pois é... as compactas hoje dão um show e num deixa nada a desejar de uma pessoa amadora. Os modos pré-ajustados se ajustam a qualquer situação de foto.

    Para tirar dúvidas sobre sua câmera, em que categoria se enquadra, dá uma lidinha nesse meu post
    Tipos de câmeras:
    http://fotoestudio53.blogspot.com/2010/09/tipos-de-cameras-fotograficas.html

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Léo, Meu nome é André e recentemente comprei uma Sony Hx1, gostei dos recursos e tambem ela atende a minha necessidade que é somente por hobby mesmo. Então achei seu blog no google que por sinal muito bom e esclarecedor. Gostaria que você me passasse algumas dicas para tirar fotos anoite... por exemplo de carros passando em que fica aquele risco da lanterna ou tambem dah lua que jah mechi no iso.. coloquei zoom maximo mais não consigo o efeito que ja vi em fotos de outras pessoas, vou ficar aguardando... Parabens mais uma vez e sucesso!

    ResponderExcluir