capa

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Megapixel x Qualidade

"maior quantidade de megapixel quer dizer que a foto tem maior qualidade"


Muita gente pensa assim na hora de comprar a sua primeira câmera ou trocar a antiga por uma mais "moderna".
Esse é um mito do megapixel, pensar dessa forma é errado!

Antes de demonstrar a diferença, primeiro precisa saber de outra coisa:

O que são esses megapixel?
os megapixels veio junto com imagens digitais, eles são que formam uma imagem no computador e em câmeras digitais.
ao ampliar uma foto no computador, perceberá que ela é formada por milhares de quadradinhos, o pixel, e o conjunto deles irá resulta na imagem, o megapixel.

Explicado rapidinho o que são os megapixels, vamos ao que interessa!

Esclarecer essa confusão de ligar a quantidade dos megapixels com qualidade.

Quando você ver na câmera "resolução de 10 megapixel", por exemplo, quer dizer que uma foto dela pode ter 10 milhões de pixel, que seria aproximadamente 3600 linhas e 2700 colunas de quadradinhos.
Resumindo: megapixel indica apenas as dimensões da foto, o tamanho!
Não se costuma medir fotos em meios digitais (gravadas no seu HD, em pendives, CD's, etc) com centímetros, sim por pixel.

A qualidade da imagem está relacionada com o tipo de lente, software da câmera e principalmente o sensor, mas não tem ligação nenhuma com o tamanho da imagem! NENHUMA!

Compare essas fotos:
a primeira foi tirada no celular Nokia 5530, com resolução de 3.2 megapixels
a segunda foi tirada com uma Nikon D3000 programada para foto de 2 megapixels

foto do celular Nokia modelo 5530 - 3.2 megapixels

Foto da Nikon D3000 - 2 megapixels

Pela lógica de algumas pessoas, que é errado, a foto com 3.2 megapixels, deveria ter uma qualidade superior a de apenas 2 megapixels, mas vou provar o contrario!

Aparentemente quase nenhuma diferença nas duas anteriores, mas vamos ampliar um pedaço:

Ampliado do celular

Ampliado da câmera

O que acontece é o seguinte:
O que capta a luz e transforma em pixel é o SENSOR, no celular e em câmeras compactas baratas, até por questão de economia de espaço e/ou preço, é colocado um sensor pequeno e de baixa qualidade. Esse sensor "fraco" será forçado a absorver mais pixel, não consegue capturar os pixels com a mesma qualidade, o que acaba gerando um ruído na foto.

Nas câmeras semi-profissionais, profissionais e em muitas câmera compactas de qualidade, o sensor é melhor e mais complexo, gerando imagens melhores.

E quando a quantidade de megapixel é útil?
Revisando la em cima, "ao ampliar uma foto no computador, perceberá que ela é formada por milhares de quadradinhos, o pixel, e o conjunto deles irá resulta na imagem, o megapixel"
Serve para isso! quando mais pixels tiver, maior a foto poderá ser ampliada. na hora de fazer um poster no seu quarto, por exemplo. fotos 10x15, 15x21.... etc.
fotos com resolução pequena, as vezes não dá nem pra fazer fotos 10x15 pra fazer seu álbum.
Se tentar ampliar uma foto com resolução baixa, ela ficará cheia de quadradinhos.

foto com resolução 200x134 pixel (0,2megapixels) ampliada 10 vezes (clique sobre a foto para visualizar tamanho real e melhor os quadradinhos)


Ao comprar a câmera, não analise primeiramente a quantidade de megapixel, eu vejo como o último item a ser pensado. veja primeiro a marca, a qualidade do sensor, o tipo de lente, nitidez, as cores...

Tenho uma compacta, pois nem sempre posso levar minha profissional no bolso ;), comprei em 2006, uma Kodak da linha C, bem velhinha, mas que tira excelentes fotos. apenas 5 megapixels, top de linha na época.
Uma tia voltou dos "steites" com uma compacta super HD, da Sony, 12 megapixels, fiquei uns dias com a Sony para fazer testes. Cheguei a conclusão que a minha Kodak, já rodadinha, tinha qualidade superior de nitidez, riqueza de cores, apesar da outra ser HD.

Antes de comprar, procure alguem que tenha comprado o tal modelo, veja opinião de outros compradores, comunidades em site de relacionamentos existe as pencas falando sobre o produto, e para que você necessita de uma câmera. Do que adianta você com uma câmera de 1001 funções se só vai usar 10? é perder dinheiro.
o que vale é pesquisar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário