capa

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

fotômetro - Qual a ajuda desse danadinho?

Semana passada estava dando aula de fotografia, comecei explicando sobre velocidade e diafragma, e logo depois comecei as fotos práticas, notei que a aluna não estava entendendo bem o significado do fotômetro. Talves eu não tivesse explicado direito antes, pois utilizo o fotômetro em todas ocasiões, que se tornou pra mim coisa rotineira, é algo natural sua observação, mas pra aluna era uma ferramenta nova, e isso também aconteceu com alguns leitores desse blog, recebi um email onde a pessoa estava em dúvida em como ajustar a velocidade com a abertura.


Fotômetro

 O fotômetro é um aparelho que possui um sensor que mede a intensidade de luz, ajudando a decidir a combinação de velocidade e abertura para a fotografia ficar com ótima exposição de luz.

Mesmo quem não trabalha com fotografia, já deve ter visto no cinema, novela, comerciais, etc. Uma cena tipo, a modelo está em um estúdio, ai aparece uma pessoa da produção segurando algo que parece com um desodorante rolon, e fica apontando aquele objeto em vários lugares do cenário. Aquele objeto se chama fotômetro! A pessoa do exemplo sai medindo a intensidade de luz nos pontos que lhe interessa, como no rosto, nas roupas, em parte importante do cenário e tal...

 

Existem alguns tipo de fotômetro:

- Fotômetro de mão: Citado acima;

- Fotômetro embutido: O que mais comumente é usado, na fotografia em geral.


Fotômetro fazendo a medição de luz
Fotômetro de mão



Vou falar do que os fotógrafos em geral usam, o fotômetro embutido.


O fotômetro embutido, o nome já esclarece em parte, se localiza dentro das maquinas fotográficas, incorporadas no seu funcionamento.

As câmeras compactas, possui esse sensor (não é o mesmo sensor que captura a imagem), mas não se percebe seu funcionamento, pois tudo é feito de maneira automática pela própria câmera, você só aperta o botão pra fazer as fotos.

Já nas profissionais e semi-profissionais, que temos total controle sobre velocidade e abertura, o fotômetro é usado na maioria das fotos, e os ajustes são feitos a partir das informações que o fotômetro indica.


O uso é extremamente simples, quando a câmera estiver no modo manual, através da visualização do visor digital ou do visor óptico, aparecerá uma escala muito parecida com essa da figura:


Figura ilustrativa da leitura do fotômetro

Valores do lado positivo são valores que indicam luz excessiva no local:


Valores do lado negativo indicam pouca luz no ambiente:


Valor na linha do zero indica exposição ideal:

O ajuste do fotômetro para a fotografia também é extremamente simples.

Quando o fotômetro estiver indicando luz excessiva, basta diminuir o fluxo de luz que entra na câmera.

 

Como?

O que precisa para reduzir a passagem de luz? Aumentando a velocidade ou diminuindo a abertura do diafragma, até encontrar a combinação ideal.

 

O mesmo acontece caso esteja indicando pouca luz, precisa reduzir a velocidade ou aumentar a abertura do diafragma.

 

Lembrando que, precisa analisar bem que foto deseja tirar, pois quando alterada a velocidade e aberturas, podem acontecer os "fenômenos" , que podem ser desejados ou não para sua foto.


então recomendo uma leitura nas postagens que já escrevi:

Exemplo, aumentando a abertura do diafragma na intenção de ajustar o fotômetro, se perde profundidade de campo, é isso que deseja na foto? Se SIM ótimo, se NÃO, reduz a velocidade. 


Os valores do fotômetro (as barrinhas) está relacionado com os valores de exposição (EV), mas que nessa postagem não vem ao caso mencionar, pois poderia confundir ainda mais.

Um abraço a todos!


Tópicos relacionados


Um comentário:

  1. boa tarde. entao eu to tendo dificuldade p fotografar no manual
    pricncipalmente a noite

    ResponderExcluir