capa

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Contra-luz



Depois do post comentando sobre luz dura e luz difusa, que tal mais um sobre iluminação? O contra-luz!
A base para um contra-luz é muito parecida com a silhueta. A diferença é que no contra-luz o assunto ganha iluminação.

Esse estilo é necessário fotografar com uma luz vindo por trás do assunto. Seja essa luz vindo do Sol, de um refletor... tanto faz. Fica muito bom usado ao fotografar pessoas.

O que o contra-luz faz?
Esse tipo de iluminação dá um contorno bem legal ao assunto :D

Como conseguir o contra luz?
Bom.. basta posicionar a pessoa na frente de luz, o assunto fique entre a luz e você (fotógrafo). Mas fazendo isso, você só vai conseguir fotografar a silhueta, pois a frente da pessoa está na sombra. Precisa agora iluminar a frente. Deixar o assunto com a mesma iluminação que o fundo.

Como?
Ah Raaaa aqui vai o segredo do contra-luz! Precisa iluminar a frente da pessoa. O mais comum é usar um rebatedor aproveitando a luz vinda de trás, ou o flash.
Esse rebatedor pode ser qualquer coisa branca, como um isopor, por exemplo.
Usando rebatedor


Usando Flash
É comum em contra-luz, algumas regiões da foto ficarem estouradas. Nem sempre é possível todas as partes ficarem com a mesma exposição, principalmente externas, que a luz é o Sol e nós não temos nenhum controle sobre a luz. Isso não é empecilho pra belas fotos :D, sabendo usar na hora certa, fundos estourados dão um certo ar de mistério (pois as vezes não dá pra saber o que tem atras) e charme, mas se essa não é sua intenção, busque novos ângulos.
Contra-luz com fundo estourado
Outra coisa que pode acontecer também, e com bastante frequencia, é o efeito flare. Já postei sobre esse efeito, vale a pena dar uma lidazinha CLIQUE AQUI

Mais uma dica é manter a lente sempre limpa! qualquer partícula de poeira pode aparecer na foto devido a luz que pode ser direta na lente. A sujeira vai "cintilar" em sua foto, cuidado! Pode não aparecer no visor da Câmera no momento, só vai ver quando carrega-las no computador, ai já vai ser tarde demais.

Mais alguma dica pra compartilhar? comente! :D

Tópicos relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário