capa

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Dicas de luz e sombras - Luz dura e difusa


Atendendo a alguns pedidos, vou fazer comentários sobre a luz, em particular, das sombras ;D

A fotografia é feita de luz, seja luz do Sol, de uma lâmpada, do flash... e um dos seus efeitos é a sombra. Sabendo usar a sombra, suas fotos vão ganhar sutilezas e ficar muito mais valorizadas!
Nos fotógrafos, sejamos profissionais ou amadores, devemos ter no mínimo uma noção desse assunto. E vou começar falando de dois tipos de luz, a luz DURA e luz DIFUSA.

Uma coisa obvia, mas só pra servir de entrada pro assunto, uma luz dura vai gerar uma sombra dura, uma luz difusa vai gerar uma sombra difusa, certo? vamos aos exemplos

LUZ E SOMBRAS DURAS
Esse tipo de luz forma uma sombra que fica fácil ver o contorno do objeto. Fica muito claro de ver onde termina a luz e começa a sombra.
Modelo na luz dura

LUZ E SOMBRAS DIFUSAS
Esse tipo de luz não gera uma linha nítida da divisão entre a luz e a sombra, as duas se confundem. Acontece uma suave transição entre a luz e a sombra.
Modelo na luz difusa
Como conseguir esses tipos de luz?
Para conseguir uma luz dura, basta usar uma fonte de luz diretamente no assunto. Seja a fonte o Sol, flash, lâmpada...
Luz do Sol diretamente no rosto, luz dura
Luz direta da lâmpada do estúdio, luz dura
Já para a luz difusa, basta fazer que a luz não seja direta, por exemplo, fotografar na sombra, a luz do Sol rebate em tudo ao redor, chegando no assunto uma luz difusa. Ainda pode usar algo que faça rebater a luz, como posicionar o objeto perto de uma parede branca, usar um objeto branco, tipo um isopor, é uma ótima ajuda!
Rebatendo a luz do Sol com o improviso de uma tampa de isopor

Utilizando um flash, outra forma de conseguir uma luz difusa é não aponta-lo para o objeto, gire ele para um teto branco, parede branca ou ainda aponta-lo para outro objeto branco, novamente um isopor é uma dica!
Por muito tempo utilizei isopor para rebater, era uma alternativa barata, mas sempre se quebrava e tal... optei por um rebatedor profissional dobravel, só pra facilitar, mas o efeito é o mesmo.

Utilizando isopor para rebater a luz
Rebatedor profissional circular
Outra maneira de fazer a luz ficar difusa, é usando um difusor.
Um difusor é um objeto que fica entre o assunto a ser fotografado e o ponto de luz. A luz dura é capaz de passar pelo difusor, mas essa passagem faz a luz ficar difusa.
O difusor pode ser um pano fino, papel, plástico meio transparente fosco...
Pano branco com uma lâmpada atras, usado como difusor


Difusor em frente a um refletor

Tampa difusora no flash


Foto sem difusor no flash e outra com o difusor, as sombras ficaram difusas


Qual luz é a melhor?
Bom... não existe isso. Depende do efeito que você quer dar a fotografia. Uma luz dura dá um ar de drama, suspense. Se usado em pessoas, marca mais o rosto. Quem não já colocou uma lanterna em baixo do rosto para pregar um susto no amigo? hehehe
a luz difusa já da uma suavidade, leveza.

Muitos não gostam de usar a luz dura para fotografar pessoas, pois acham que faz aparecer imperfeições na pele, tipo ruguinhas. Bom... é meio verdade, quando a luz bate nas imperfeições, faz a tal sombra dura, que é fácil de ver a linha de formação da sombra. Mas pegando a foto em outro ângulo, se consegue esconder esses defeitos. Veja isso como um desafio!

E você? tem mais alguma dica pra dividir com a gente?

Tópicos relacionados


11 comentários:

  1. Ai que legal! Preciso de um rebatedor!!! Fiquei muito afim de testar isso... Rebatedor e difusor são a mesma coisa, Léo? Valeu!

    ResponderExcluir
  2. RESPOSTA LARRISSA
    Oi Larissa!
    Rebatedor é algo sólido, a luz não passa por ele e sim rebate sobre ele, como exemplo uma parede, um isopor...

    O difusor, a luz passa por ele, exemplo de um tecido fino, guardanapo...
    Muita gente que não tem o flash direcionavel, utiliza um guardanapo na frente dele, ai a luz que seria dura, ao passar pelo guardanapo fica difusa

    ResponderExcluir
  3. SAQUEEEEEEEEEEEEEEEI! Tu vais escrever sobre isso, né?! Vou ficar esperando, senão vou ficar aqui te enchendo de perguntas... ^^ Muitíssimo obrigada, esse teu blog tá cada dia melhor!

    ResponderExcluir
  4. OI! gostaria de saber qual tipo melhor de isopor para fazer um rebatedor! achei aideia otima e gostria de começar a testar, e que pano podemos fazer um fundo infinito.

    ResponderExcluir
  5. Ola Anônimo! rsrsrs
    Mencionei o isopor por ser uma maneira super barata, é leve, qualquer pessoa pode ter acesso. O tipo de isopor não é importante, o que importa é que ele seja BRANCO. Pode ser uma tampa da caixa de isopor, sabe aquelas folhas de isopor que a criançada usa pra fazer a market da escola? pode ser também! Ele só é frágil, precisa ter cuidado com algum vento pra não quebra-lo.
    Já me perguntaram se poderia ser uma tábua de madeira pintada de branco, poder, pode... mas concorda comigo que sair por ai com uma tábua não deve ser nada legal, né?

    PANO PARA O FUNDO INFINITO
    Existem várias maneiras de obter um fundo infinito. Para um estúdio fixo se usa muito madeira MDF. Se usa muito também lona.
    Uso de panos eu num indicaria muito, pois cria rugosidade fácil, mas se sua intenção é criar um fundo rugoso, legal é usar um pano que não seja muito transparente, que não deixe passar a imagem que tenha atras do pano.
    Dá uma lida nessa postagem, tá bem legal!
    http://fotoestudio53.blogspot.com/2011/02/montando-um-estudio-versatil.html

    Espero ter respondido, se não, é só deixar mais dúvidas.
    Obrigado! abraços!

    ResponderExcluir
  6. Muito Obrigada!! Fiquei tão impressionada com suas postagens e sua maneira facil e dinânima de explicar que acabei esquecendo de me apresentar, me chamo Nayanna Marques, sou de Cruzeiro do Sul Acre, e tenho uma camera fujifilm finepix s1800 que ta ajuntando poeira aqui em casa, por isso quando vi que ela pode fazer um trabalho legal começei a pesquisar sobre fotografoz profissionais, e encontrei você!. Então me desculpe por nao ter me identificado,rsrsrsr...Muito obrigada pela dica, ja consegui hoje mesmo alguns materiais, e em breve vou fazer os testes com luz e sombra. Mais uma perguntinha... se eu for tirar fotos ao ar livre tenho que legar o isopor? rsrs... Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Ahh AGORA Nayanna! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Primeiramente, obrigado pelos elogios, ai eu fico constrangido (mentira) kkkkkkkkkkkkkk

    Sua câmera é ótima! Só é preciso saber usar todos os recursos para fazer excelentes fotos. Leia o manual com calma com a câmera do lado, pegue dicas na net (acho que ja ta fazendo isso né? rsrs)
    Quem compra uma câmera desse nível no mínimo adora fotografia, então... pratique!

    Agora respondendo sua pergunta:
    Bom... se ao ar livre as fotos ficarem com muita sombra, um rebatedor virado pro assunto de forma adequada pode amenizar essas áreas de sombra. A função do rebatedor nesse caso seria pra aproveitar a luz do Sol (ou qualquer outra fonte de luz) e, como diz o próprio nome, rebater a luz sobre o assunto, dando uma pequena luminosidade nas áreas escuras.
    Já deve ter acontecido com você, ao se aproximar de uma janela que entra muita luz, quando a luz rebate em você a sala fica muito mais iluminada, não é? Acontece a mesma coisa na hora da foto, faça uma foto com rebatedor e outra sem pra ver a diferença.

    Mas depende da foto, do efeito que deseja, se vai usar ou não o rebatedor.
    Quer o efeito das sombras fortes? não precisa do rebatedor
    Quer sombras amenas? de preferencia fotografe na sombra e use o rebatedor

    Abraços Nayanna! Limpe sua câmera e vai praticar!

    ResponderExcluir
  8. Olá! valeu pela dica de verdade!! vou fazer como vc falou, e ja limpei a câmera,rsrsrss...Eu tinha um blog da minha faculdade a um tempo atrás e agora eu dei uma modificada nele, e coloquei duas fotos que eu consegui tirar com a câmera, se você pudesse dar uma olhada eu iria ficar muitoooooo feliz, aliás ser avaliada por um profissional é de extrema importância! Eu na verdade gosto muitooooo.... de tirar fotos, so que nao era com uma câmera de qualidade, agora vou ler a manual pra poder entender. Sou sua seguidora no seu blog, ai pode olhar as fotos, sao ate agora duas de flores.Agora o que nao pode faltar... a pergunta! rsrsr. Qual é um programa de edição de imagens que nao é muito pesado e que posso utilizar? Abraçoss!! Dá uma olhada no meu blog Dr. Léo Morais.rs.

    ResponderExcluir
  9. Oi! olha eu de novo! gostaria de saber como faço pra enquadras a foto na regra dos terços, isso a camera ja tem? ( eu nao encontrei ainda), ou se isso é so no imaginario mesmo? no picasa tem como enquadar na regra? me ajuda por favor! rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Léo, já postei algumas fotos no meu blog, da uma olhada e me diz o que você acha! Abraços!

    ResponderExcluir
  11. muito bommmm ! uma das melhores e mais claras dicas e encontrei vlwww

    ResponderExcluir