capa

sábado, 19 de fevereiro de 2011

5 dicas para fotografar pessoas


Vou juntar nesse post algumas dicas bem bacanas para se fotografar pessoas, o popular "retrato". As dicas são voltadas para pessoas comuns sendo fotografadas, que vão ser ótimas para montagem de um álbum.

Para começar, ao se fotografar pessoas, o que menos queremos é distorcer a pessoa em foco, evitar que a pessoa fique com cabeção, narigão, orelhinhas, cheinhas... são algumas aberrações que acontecem por conta da lente que se usa, então vai a primeira dica:

1 - Distância focal
Não fotografe pessoas com grande-angulares, isto é, lentes com distância focal menores que 50mm, elas distorcem o ambiente, e com pessoas geram distorções toscas. Busque fotografar com distâncias focais de 50mm pra cima, as chamadas teleobjetivas
Não encontrei nenhum modelo mais bonito, teve que ser eu mesmo, desculpem a feiura kkkkkkk
Mas dá pra ver claramente as distorções de uma lente 18 mm (grande angular), testa enorme, nariz enorme, orelhas? cadê??

Para quem tem uma DSLR (profissional) é fácil saber o valor da distância focal, para quem tem uma compacta ou semi-profissional basta dar só um "zoomzinho" para sair da zona de grande-angular para teleobjetiva.

2 - Abertura
De preferência trabalhe com aberturas maiores possíveis em sua câmera, se vai até 5.6 trabalhe com 5.6, se vai até 2.8 trabalhe com 2.8...
Grandes aberturas vão deixar suas fotos com aquele fundo embassado. Em retrato isso é muito legal! É excelente! O que muitos fotógrafos chamam, DOF.
O fundo embassado faz chamar a atenção para o assunto em foco, deixando a pessoa em evidência, além de dar aquele ar de foto profissional ao retrato.
E abertura grande trabalhada com teleobjetivas, o efeito de embassado fica ainda maior.

Abertura 3.2 e objetiva 50mm
Claro que não precisa fazer isso em todas as fotos! Muitas vezes o fundo traz uma informação importante que complemente a foto, e desfocando demais vai ficar irreconhecivel.

3 - Luz e sombras
Recomendo suavidade das sombras no rosto das pessoas. De preferência fotos na sombra. Evite ir para luz forte, sobre sol intenso, por exemplo. Trabalhar com sombras difusas ajuda bastante. Mostra todos os detalhes do rosto com clareza.
Retrato com luz difusa
Mas as sombras duras podem ser utilizadas quando se deseja um efeito mais artístico. Usar esse tipo de sombra com cautela, pois ela pode mostrar detalhes e imperfeições na pele que não é desejado.
Retrato com luz dura do Sol
4 - Foco no olhar
Sempre comento aqui quando menciono fotos envolvendo pessoas, FOCAR NOS OLHOS. Não foque na testa, braço, bochechas, e sim nos OLHOS. Olhos bem focados dá a sensação que todo o restante da foto está bem tirada. Vai no menu de sua câmera e procure por área de foco única, aquela que é você que escolhe onde vai focar, e não a câmera que escolhe onde focar. Depende do modelo, marca... os nomes são diferentes dessa função. Vale a pena ler o manual, alias, sempre recomendo ler o manual e do lado a câmera, saiba mexer em todas as funções dela! um bom fotógrafo saber mexer no seu equipamento.


5 - Pós edição
Depois das fotos tiradas, evite fazer aquela edição onde a pessoa fica com carinha de bebê, aquela pele lisinha, sem falhas, sem sardas. Qualquer pessoa vai ver a foto e ver que ela foi manipulada. Não acho isso legal. Quando alguém me chama pra montar seu álbum, a cliente quer fotos dela! Eu não posso mudar a pessoa nas fotos!
Uma coisa é fazer toda uma produção com cabelo, maquiagem, figurino... que muitas vezes a pessoa muda completamente (mas isso é pré-produção) e outra coisa é tirar um sinal, mudar a cor dos olhos, cor dos cabelos com programas como photoshop (pós-produção ou pós-edição), perde a essência. Não faça isso, por favor. Exceto quando queira fazer uma brincadeira com a fotografia.

Mesmo com o tratamento de espinhas, a pelo não perdeu a textura original. CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Está foto abaixo, feita por Larissa, a fotografada foi sua mãe, tirar o sinal do queixo dela?? NÃO!! NEVER! NUNCA!! JAMAIS!!! Esse sinal com certeza ela já tem a bastante tempo, já é sua marca, todo mundo que a conhece sabe que tem, se Larissa retirasse o sinal, qualquer conhecido iria saber que está faltando o sinalzinho no seu queixo, fez bem em deixa-lo :D
Sinal no queixo dela, tirar? NÃO
Modelo Gabriela Araújo - Cicatriz abaixo dos lábios, retirar? NÃO
Claro que existe muito mais dicas, coloquei aqui as principais no meu ponto de vista. Se você tiver outras, compartilhe com a gente! Vários pontos de vista é sempre melhor que um.
Espero que tenha somado algo a mais em suas fotos lendo este post.

Tópicos relacionados



11 comentários:

  1. Olha minha foto de novo ali, olháááá!!! Tô virando figurinha fácil nesse blog gente, que orgulho! Hahahha... Preciso dizer que adorei o post? Não, né?! Tinha vezes que tirava uma foto sem pôr zoom e ficava *arretada* sem entender porque a bendita distorcia... Só que sem zoom minha câmera fotografa em super-hiper-mega-grande-angular (5mm)! Aguente essa! Hahah... Mais uma que aprendo com o Léo Moraes. Achei surpreendente tu usares essa foto de mamãe como exemplo, pq acho a sombra dela super dura... Achasse não?! Só o flash não deu pra amenizar tanto quanto queria... Valeu Lééééééoooooo!

    ResponderExcluir
  2. A luz ta dura mesmo, mas pq tirasse a foto de baixo do Sol intenso, ai num tem flash que ganhe kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Mas a foto não perdeu em nada! Todos os detalhes, mesmo aqueles na sombra, apareceram bem.

    Obrigado pela contribuição ao blog!

    ResponderExcluir
  3. Olá Léo! Encontrei seu blog e achei muito interessante! Muito útil suas dicas!

    ____________
    http://timelline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Léo gostaria de saber como faço pra fotografar uma gestante em um estudio ( no casa nao tenho!) o que posso improvisar, ela quer ao ar livre e em um lugar com fundo preto ou branco. Espero sua resposta. Abraçosss!!!!....

    ResponderExcluir
  5. Oi Nayanna!
    Antes, tem essa postagem sobre gestante que fiz
    http://fotoestudio53.blogspot.com/2010/10/5-dicas-para-fotografar-uma-gestante.html

    Essa postagem pode te ajudar, pois fiz as fotos com uma gestante de gêmeos com 7 meses e meio, e a maioria das fotos teve que ser no apartamento dela, era perigoso sair com ela.

    Dá sim pra fazer um "arranjo" pra ficar semelhante com o estúdio.

    primeiro o lugar deve ser muito bem iluminado, e um fundo branco ajudaria muito, preto eu num indicaria para esse improviso.
    O fundo pode ser uma parede, cortina, até mesmo um lençol.

    Se tiver um flash externo aponte ele para o teto (branco), e vai testando a potência para ver qual o melhor resultado.
    Se o teto não for branco, coloque, por exemplo, um isopor grande onde ele "bate" no teto.
    O flash apontado para o teto evita sombras por tras da modelo, no caso, gestante.

    Ficando um pouco distante do fundo também evita o aparecimento de sombras.

    De início posso te dar essas dicas, pois depende do local a se fotografado, da iluminação presente, etc que a gente usa a criatividade pra conseguir belas fotos

    ResponderExcluir
  6. Olá! sou uma iniciante, curiosa e que acabou de adquirir uma Nikon D90.. O que eu posso dizer deste blog? MARAVILHOSO!! consegui aprender muito mais do que nos 3 meses de curso básico de fotografia que acabei de concluir!! Muito útil suas dicas e de fácil entendimento!! parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Perfeito demais...vc é o cara! explica mto bem...parabéns pelo blog...Janaina

    ResponderExcluir
  8. Oi Janaina!
    Obrigado pelos elogios.
    Fico feliz em saber que meus posts são esclarecedores!

    ResponderExcluir
  9. Olá amigo! adorei deu blog e pode ter certeza de que vc está ajudando muita gente novata no assunto, como eu por exemplo!, gostaria de saber se vc pode me passar uma dica de como fotografar pessoas com o nariz grande? pois tenho que fazer umas fotos e notei que a modelo tem um big de um nariz,as fotos será em outubro ainda, más já estou preocupado pois nunca tive um trabalho assim, valeu?.

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkkkkk Seria cômico se não fosse trágico. Trabalhar com pessoa acontece dessas coisas.

    Bom... a dica que posso dar:
    - Evitar fotografar com grande-angular e de perto. No início dessa postagem mostrei comigo mesmo as aberrações que uma grande-angular pode causar nas pessoas.

    - Se o nariz for grande daqueles tipo "batatão" fotografar de frente plena pode ser um erro.
    Se o nariz for daqueles pra fora, se fotografar de perfil vai mostrar o real tamanho.

    Nos dois casos dando uma suave inclinação no rosto dá uma disfarçada. Evite também fotografar de baixo para cima para não mostrar os buraquinhos.

    Tente usar uma luz difusa, suave no rosto, pra sombra do nariz num ficar marcando.

    Se alguem tiver mais dicas posta aew povo!

    ResponderExcluir
  11. ola tenho uma nikon d90 e uma lente que ja veio com ela 18-70 ela daria pra usar em estúdio?

    ResponderExcluir