capa

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Montando um estúdio versátil

Pergunta enviada por Mabel Nunes
"...É que estou querendo montar um estúdio meio tabajara, em casa mesmo, para fazer books. O espaço eu tenho mas gostaria que me dissesse que luzes devo usar, como posso fazer o fundo infinito, e tudo mais que seja pertinente a essa arte..."

Bom Mabel... eu não possuo estúdio, prefiro fotos externas, mas algumas clientes pedem algumas fotos num estilo estúdio, com aquele fundo branco e tal, tento simular, não fica aquela coisa "ohhh foi estúdio?" mas o resultado fica muito bom!
Modelo Gabriela Araújo num ensaio em sua casa

Mas posso te ajudar, pois já visitei alguns estúdios, dá pra te dar algumas dicas :D

Para montagem de um estúdio simples, primeiramente precisa ver:

O local
Para fotografar pessoas, é imprescindível que o local caiba a pessoa e dê pra circular, uma sala ampla e alta. o fundo precisa preencher todo o quadro.
Se pretende fotografar objetos... se chama estilo still, uma mesa de fotografia still dá conta do recado
Mesa still da ATEK
Para conseguir o fundo infinito, é só tirar os cantinhos, pode se fazer preenchendo os cantos com cimento, com MDF, esticando o pano... depende do seu orçamento rsrsrs

Usar pano para fundo infinito, sou "meio" contra, pois o pano cria rugosidade fácil, deve usar com cuidado. mas se sua intenção é um fundo rugoso, utilize um pano que não seja muito transparente.
Uma outra alternativa é usar lonas, tecido emborrachado, até rolos de papel... que é o mais usado em estúdio móvel.
Rolos de papel ATEK

Iluminação
Em um estúdio, só iluminar o assunto não é suficiente, é necessário também iluminar o fundo. Não fica um bom resultado a foto ter a sombra do assunto no fundo.
Para quebrar esse efeito de sombra no fundo, se usa pelo menos 2 flashs, um voltado para o fundo e outro para o assunto, trabalhando no modo "escravo" para ter sincronia com a câmera. Existe também a opção de luzes alogenas, as vantagens dessas é que são ligadas na tomada, uma bateria externa recarregavel, são multi funcionais, etc
a desvantagem é o peso, é complicado levar todo esse equipamento pra outro ambiente.
É fundamental ter rebatedores ou difusores nos flashs, se usa muito o estilo "sombrinha"
Flash de luz alogena acoplado a uma sombrinha

Existem kits, para quem não tem uma sala, ou deseja ter um estúdio móvel, os custos são "baixos", comparado a montagem de um estúdio em um ambiente.
São compostos por um fundo de qualquer cor e tamanho ao gosto do fotógrafo, flashs, tripé e rebatedores, sombrinhas difusoras... depende também do seu bolso hehehe
Kit básico de estúdio ATEK
Arrumação do estúdio
O layout, que muitos chamam também de setup, mais simples, está esquematizado abaixo
Essa arrumação das luzes e fundo é o básico do básico, bom para tirar retratos. O ambiente pode ser enriquecido com objetos para dar um tema, composição... como cadeiras, bancos, etc. Se for fotos de crianças colocar alguns brinquedos... e tal. Tudo depende das fotos e imaginação.

Espero que tenha ajudado um pouco, Mabel, obrigado pelos elogios no email que enviou.

Tópicos relacionados


5 comentários:

  1. Um dia eu vou montar um bixinho desses para mim...

    ResponderExcluir
  2. ola gostaria muito, de esclarecimentos para fotografia de bebes! estou meio perdida rs ... obrigada. Daiane

    ResponderExcluir
  3. Tu dissestes que tem lugares que vendem os kits para estudio móvel, pode me passar uns links?

    ResponderExcluir
  4. Qual lugar você me indica para estar comprando esse kit básico(flashs para fundo, tripé e rebatedores, sombrinhas difusoras) e também as lonas com o suporte.

    ResponderExcluir