Antes de você começar a leitura, gostaria de agradecer e informar às pessoas que me mandaram emails nesses últimos tempos querendo tirar dúvidas, irei responder todos! É que chegaram muitos emails! Obrigado por escolher esse blog.
Quando se compra uma compacta, o que o consumidor espera geralmente é só apertar um botãozinho, e a câmera se encarrega do resto! Raramente o usuário vai modificar alguma configuração para fotografar. O modo de cena mais usado nesses casos é o
AUTOMÁTICO.
Mas o que quer dizer esse automático?
- Quer dizer que a câmera vai escolher e fazer o ponto de foco para você
- Vai ajustar velocidade e abertura de acordo com a iluminação para você
- Vai ajustar o ISO para você
- Vai fazer o equilíbrio de branco para você
- Vai dizer se precisa do flash ou não para você...
Resumindo... vai fazer os breboti todinho para você, o que você tem que fazer? apertar o botãozinho! E para fazer isso não precisa entender nada de fotografia.
Esse é o ponto bom! :D
Mas nas compactas não resta muita coisa a fazer, ela regula quase tudo, O usuário só pode mudar de modo de cena quando deseja - Modo Noite, Crepúsculo, Nublado... Mudar o ISO, ativar ou desativar o flash. Mas o fundamental da fotografia, que é velocidade e abertura, você não tem acesso.
Esse é o ponto ruim. :(
Ai alguns usuários mais exigentes parte para as semi-profissionais e profissionais. Com elas sim, temos o controle de fazer tudo na fotografia.
Mas algumas pessoas ainda com os costumes das compactas, continuam a fotografar no modo AUTOMÁTICO com as profissionais.
Os efeitos mais bacanas de uma fotografia tirada numa câmera profissional no modo MANUAL são os controles de velocidade e de abertura e o local do foco.
Se você coloca numa profissional o modo AUTOMÁTICO, é a câmera que vai escolher esses controles, então ela ai funcionar exatamente como uma compacta, dá uma tristeza saber disso :(
Uma profissional simples custa 4, 5, 6 vezes mais que uma compacta TOP, e você não usar os recursos a disposição???
Veja os controles que eu posso em uma fotografia com as fotos seguintes:
Nessa primeira foto, foi colocado no modo automático, e a primeira coisa que a câmera vai fazer "A luz é suficiente?". Se o assunto estiver com pouca luz, a câmera vai jogar logo o flash de primeira. E ao contrario do que muita gente pensa, o flash muitas vezes estraga a foto! Ele tira o clima de qualquer iluminação feita para embelezar, evite ao máximo o uso do flash.
Outra coisa que a câmera fez, foi o foco. Ela dá prioridade ao assunto no centro, como podem ver, o quadro escrito "Recem Casados" está bem nítido.
|
Fotografia feita no modo AUTOMÁTICO |
Agora veja as diferenças que eu posso fazer no modo MANUAL
Eu não quis usar o flash. E o foco eu queria nos bonequinhos.
|
Velocidade 1/3, Abertura 5.6 sem flash |
Eu quero o foco nos bonequinhos, mas não quero o quadro embassado, quero ele nítido também.
|
Velocidade 5", Abertura 25 sem flash |
Ahh não! eu quero o foco nos bonequinhos, mas eu quero o fundo muuuuuuuuuuuuito embassado!
|
Velocidade 1/40, Abertura 1.8 sem flash |
Quero mudar meu foco, agora vou focar no arranjo do lado direito, dá? DÁ!
|
Velocidade 1/3, Abertura 5.6 sem flash - foco no arranjo direito |
Como podem notar, eu tenho total controle no que eu desejar na foto com o modo manual!
Veja agora o exemplo de uma foto com pouca luz.
Primeiro fotografei no
MANUAL
|
Velocidade 1/5, Abertura 5.6 sem flash |
Agora veja o que acontece se eu boto no modo
AUTOMÁTICO
|
Velocidade 1/60, Abertura 5.6 com flash |
Qual está mais interessante??
As configurações básicas para se fotografar no modo MANUAL:
Existem 4 modos básicos encontrados naquele botão redondo no topo da câmera (foto de abertura do post), a nomenclatura pode ser um pouco diferente dependendo da marca.
Modo "M": Você tem total controle sobre velocidade e abertura, os dois equilibrados com a ajuda do fotômetro, e entre todos os outros pontos da fotografia, tipo o foco, ISO, equilibrio de branco, saturação das cores... tudo é você! Se a foto ficou ruim a culpa é sua (dramáaaaaaatico... rsrsrsrs).
Modo "A" (Nikon) ou "AV"(Canon): Você tem controle sobre a abertura, e a câmera controla a velocidade de acordo com o fotômetro. É uma espécie de semi-manual. É esse modo é útil quando você só está preocupado
quando quer embassar ou não o fundo. Continua tento controle nos outros pontos.
Modo "S" (Nikon) ou "TV" (Canon): Você tem controle na velocidade, e a câmera controla a abertura. Ideal para quem está preocupado com o
efeito de velocidade. Continua tendo controle nos outros pontos.
Modo "P": A Câmera equilibra velocidade e diafragma, mas você tem controle sobre os outros pontos, tipo o foco, ISO, equilíbrio de branco... etc.
Outros pontos que sugiro que também tenha controle:
Equilíbrio de branco: Quando estiver fotografando utilizando a luz do Sol, pode deixar no automático. Mas quando for pra um ambiente fechado com uma luz de coloração bizarra (azul, verde, amarelado...) faça o
equilíbrio de branco.
Foco: São duas configurações necessárias;
1- Modo de focagem: Costuma vim 2 modos: a)AF-S: Serve para objetos estáticos. O foco é feito apertando ligeiramente o botão de disparo, ele é travado e só destrava quando soltar o botão. b)AF-C: Serve para objetos em movimento. Mesmo depois de ter apertado o botão de disparo ligeiramente, a câmera é capaz de refazer o foco para acompanhar o objeto. O uso de um ou de outro depende do que você vai fotografar. Particularmente uso o AF-S, prefiro o foco travado.
2- Área de focagem: Costuma vim 3 modos: a)Ponto único: Você escolhe um ponto da imagem para fazer o foco, eu acho esse o ideal e é o que uso. b)Área dinâmica: Você escolhe um ponto da imagem, mas a câmera faz o foco de acordo com as redondezas. c)Auto-foco: A câmera selecionará que ponto vai focar, cuidado, que ela pode focar o que você não quer.
ISO: Você que vai determinar o valor, Costumo usar 200 para Nikon, quem usa Canon diz que é melhor 100. Só mexo nesse valor quando a iluminação for baixa demais.
Controle de cores: Você que vai selecionar de acordo com o assunto, tem VÍVIDO, NEUTRO, STANDART, P & B, SÉPIA...
Uma dica: se for tirar fotos em preto e branco, fotografe colorido e deixe pra deixar preto e branco no computador, isso dá mais controle nos tons. Mas ta valendo fotografar algumas já direto na câmera só pra ter noção do resultado.
Ufa... acho que acabei hehehehe. Na minha cabeça quando pensei em escrever esse post, seria uma coisa pequena, mas olha o tamanho! Se ficar alguma dúvida é só mandar!
Tópicos relacionados