capa

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O segredo da nitidez


Recebi esse email de Marcelo

"Tiro a foto e no " visor" parece que ficou legal. Quando transfere para o computador, voce ve que a foto ficou um pouco sem nitidizez. Então aquela configuração que vc achou que tinha ficado legal, na verdade nao ficou. Faz-se os teste novamente e por ai vai. Outro ponto importante é o NAO uso do Flash. As fotos capturadas sem o auxilio do flash tendem a ficar tremidas. Como resolver isso?"

Não é a primeira vez que alguem me pergunta sobre nítidez, então resolvi juntar algumas dicas para as fotos sairem com maior nítidez.

Um dos principais pontos que ocorre a perca de nítidez é a foto tremida. E o que provoca os tremores nas fotos?

VELOCIDADE BAIXA PODE PROVOCAR FOTOS TREMIDAS
Eu considero velocidade baixa quando forem inferiores a 1/20. É necessário ter um punho firme para fotografar em baixas velocidades, pois qualquer oscilação vai borrar sua foto. E com velocidade baixa, até o ato de apertar o botão de disparo faz a foto ficar tremida.
Sabe o temporizador do disparo? Aquele tempinho que o pessoal bota pra contar e correr pra frente da câmera? Ele é ótimo para fotos em punho com baixa velocidade.
Bota um tempo curto, na maioria das câmeras existe a opção de 2 segundos, 5 segundos, 10 segundos... Ai você faz o foco e aperta o botão, quando começar a contagem, respire fundo e deixe o punho firme! Isso ajudará bastante pra conseguir nitidez.
Temporizador
ZOOM PERDE A ESTABILIDADE...
E tudo que perde a estabilidade, vai provocar a perda de nitidez. Quanto maior for o zoom, maior vai ser a variação da distância, falando assim é complicado.... mas na ilustração dá pra entender melhor

Na ilustração, uma variação de ângulo, que pode ocorrer por tremor ao segurar a câmera, ao apertar o botão disparador, etc, sem o zoom é uma distância. Mas quando se aplica o zoom, a mesma variação de ângulo vai abrir uma distância ainda maior! Se nota isso no momento que se aplica o zoom, vai perceber que qualquer movimentação a foto ja sai e muito do enquadramento que deseja. A solução pra minimizar esses efeitos é fotografar com velocidades altas, quando está se fotografando na mão. Quando se usa o tripé não existe esse problema.

Mas até que velocidade eu consigo fazer uma foto com zoom?
Bom... existe uma conta besta para quem tem dúvida de qual a velocidade mínima ideal quando se trabalha com o zoom segurando a câmera na mão. É a seguinte: Velocidade mínima = 1/(distância focal)
Exemplo: Se estiver fotografando com uma distância focal 200mm, a velocidade mínima é 1/200, ou simplesmente "200".
Mas essa formula pode não ser válida para todo mundo, algumas pessoas tem o punho mais firme que outras,  já outras pessoas tem um jeito melhor de apertar o disparador, e assim vai...
Mas já tem uma ideia, tipo... usando uma lente 200mm e tentar fotografar com velocidade 100, sabe que os riscos são maiores da foto sair sem nitidez.
Uma lente com distância focal superior a 300 mm já começa a ficar complicado fazer as fotos na mão, ai já recomendo utilizar um tripé.

SEMPRE QUE POSSÍVEL, USE UM TRIPÉ
Pois é... Não tem como fugir, mais cedo ou mais tarde vai precisar comprar um tripé. Não é tão caro, vale a pena ter um. O tripé evita qualquer tipo de movimento, chacoalhada enquanto a cena fica exposta ao sensor. Eu sempre ando com o meu, as vezes nem chego a usar, mas sei que se eu precisar de algo com estabilidade, vai está ali do meu ladinho!
Tripé com nível
O FLASH PODE TE DAR UM ACRÉSCIMO NA NITIDEZ
Estava na dúvida se postava ou não esse trecho sobre o flash, mas.. vamos la. Vai entender o motivo.
O Flash tem o poder de "congelar" o momento, seja de dia ou de noite. Mesmo você usando uma velocidade pequena, se usar o flash ele corta os efeitos das velocidades baixas, se for essa sua intenção, efeito de movimento, poderá não conseguir.

Vamos fazer uma experiência pra entender melhor como o flash pode ajudar na nitidez:
fotografe um ventilador ligado.
Se fotografar SEM o flash: as paletas do ventilador vão se tornar um disco, por conta do giro rápido dele.
Se fotografar COM o flash: Vai conseguir fotografar as paletas nitidamente, vai parecer que o ventilador estava desligado. Esse é o efeito de "congelamento" que o flash provoca.


Veja agora os detalhes, clique na imagem para ampliar
O parafuso central foi fotografado com bastante nitidez utilizando o flash, mesmo girando em velocidade máxima
Realmente, o flash dá uma nitidez maior.
E por que não fotografar só com o flash? Pois o flash também deixa a luz dura, altera um pouco as cores reais, quebra o clima da iluminação do ambiente, se quer foto silhueta não vai conseguir, vai perder as sombras, etc etc etc... e muitas vezes usar as sombras deixa a foto mais bonita.
Por isso que estava na dúvida de postar, mas é melhor demonstrar né? mas com ressalva! Vale o bom senso quando for utilizar o flash.

DESCOBRIR A ABERTURA QUE DEIXA MAIS NÍTIDA
Pois é, poucas pessoas sabem, mas cada lente tem uma abertura que tem uma máxima nitidez. Nunca é igual entre as lentes. Nem no manual da lente vem essa informação. Então o negocio é fazer testes! Vou ensinar uma maneira simples para se descobrir essa abertura.

Esse foi meu assunto, clique na imagem para ampliar


Fotografei com uma lente 50mm, variando a abertura e ajustando a velocidade. Consegui essa sequencia e analisei a nitidez no mesmo ponto em todas as fotografias. Para esse teste o ideal é fotografar algo que tenha um texto, assim é mais fácil perceber quando as letrinhas começam a ficar mais borradas.
Faça as comparações das fotos com o tamanho natural, 100%.
Não faça esse teste com a câmera em punho, pode gerar pequenos tremores que vão te enganar na hora de analisar a falta da nitidez, ela precisa estar em local bem firme e fixo, use um tripé, uma bancada, etc.

Clique na imagem para ampliar

UTILIZAR UM DISPARADOR REMOTO
Ao apertar o botão disparador da câmera, é impossível não dar aquela empurradinha na câmera para baixo, com velocidades altas isso não é problema, mas em velocidades baixas... você vai ter um certo trabalho. Já pensou se pudesse bater a foto sem ter que apertar o botão? É possível sim! existem no mercado botões disparadores remotos, ou seja, dispara sem ter contato com a câmera, pode ser por meio de um fio ou sem fio. E não é tão caro.
Controle remoto do disparador NIKON
TER EQUIPAMENTOS DE QUALIDADE...
A qualidade do seu equipamento reflete na qualidade de suas fotos.
Não digo isso em questão de fotos lindas, maravilhosas, que arrancam elogios de todos, pois esse fator depende da criatividade do "operante", com qualquer equipamento se consegue belas fotos usando apenas uma visão fotográfica.
Mas a nível de qualidade técnica, alguns fatores dependem apenas da qualidade do equipamento, como exemplo, o ruído, que depende da qualidade do sensor da câmera, ou ainda o flare, que depende das lentes internas da objetiva.

LIMPEZA E MANUTENÇÃO DO EQUIPAMENTO
Outra dica bacana sobre equipamentos, é deixa-los sempre limpos! Tirar poeiras e manchas da lente ajudam bastante. Fundamental evitar que poeira chegue até o espelho interno de uma DSLR (câmera profissional), pois se a poeira chega no espelho, facilmente pode chegar ao sensor (que fica por tras do espelho), ai a limpeza será muito mais difícil e complicada.
Um outro problema que afeta a nitidez são os fungos. Acontece quando as lentes são guardadas em lugares inapropriados, com poeira e alta umidade. Fazendo um comparativo com o olho humano, o fungo seria como uma catarata, criando uma película esbranquiçada na lente que afeta diretamente na nitidez.

No ambiente não pode ter:

  • Alta umidade: Gerando fungos;
  • Baixa umidade: Resseca a lubrificação das paletas do diafragma. Muita gente usa sílica, seja em flocos ou em gel, pois ela retira TODA umidade do local onde guarda as lentes, isso é errado, pois com o tempo vai causar o travamento das paletas. A sílica é bom para equipamentos eletrônicos, como um MP3, celulares, relógio digital, etc. Mas guardar algo que tenha lubrificação junto com sílica não é apropriado.
Sílica em gel
Existe no mercado algumas bolsas e caixas isoladas que controlam a umidade. Mas um lugar (seja bolsa ou caixa) bem vedado e limpo já é um ótimo local.


Para ter fotos com bastante nitidez, não tem como se não fizer um certo investimento, comprando equipamentos de qualidade e prestando atenção nos detalhes, e claro, conhecendo a fundo o seu equipamento.

E você? tem mais alguma dica para melhorar a nitidez? Compartilhe com a gente!

Tópicos relacionados


4 comentários:

  1. Incrível como tu consegue ser claro e objetivo dividindo teu conhecimento, Léo. Valeu mais uma vez, super interessante esse artigo. Vou fazer o teste de nitidez na minha câmera. :D

    ResponderExcluir
  2. Larissa e seus comentários que me deixam encabulado. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Se o pouco que eu sei posso dividir, por que não? Assim todos podem tirar cada vez mais fotos mais belas para outros admirarem, não é isso que move nós fotógrafos? Seja profissional ou amador, o que queremos são elogios! hehehehe

    Beijo Larissa!

    ResponderExcluir
  3. Ola Leo.. Marcelo "falando"hehe..
    seguinte: sem o uso do flash do me saindo bem nas fotos no modo manual e automatico. O proprio exposimetro da camera ajuda. Acontece que, quando vou fotografar utilizando flash em ambientes com pouca luminosidade, as fotos no modo automatico ficam melhores. Tipo assim: no modo automatico tenho 1/60, f5.6 e iso 1.600 - a foto sai legal. Ja nodo manual, para o exposimeto ficar no meio tenho que deixar a velocidade em 0"6.. Assim sendo a imagem fica bem mais clara... E, se eu configurar como no modo manual o indicar do exposimetro nem aparece e a foto fica um pouco mais escura.
    o que posso estar fazendo errado nessa configuracao manual??
    valeu mestre...

    ResponderExcluir
  4. aeww Marcelo!

    O fotômetro, ou esposimetro como você fala, ele mede a exposição de luz sem o uso do flash.
    Fotos a noite esqueça o fotômetro se for usar o flash. Se for muito escuro, vai chegar no limite de tempo da câmera e não vai chegar no meio do fotômetro. Quem vai se encarregar da luz é o flash.

    Uma dica que dou ao usar o modo manual de noite, é fazer testes antes das fotos principais. Evite fotos com velocidades menos de 1/20 se for fotografar com máquina em punho, aparentemente no visor vão ser fotos boas, mas ao passar para o computador vai aparecer uns "fantasmas" nas fotos.
    Provavelmente não vai haver muita diferença em fotos com velocidade 20, 30, 40, 50... ai você escolhe a velocidade mais alta com a foto que ficar do seu gosto. Nesse caso a velocidade só vai servir pra capturar o plano de fundo, pq o primeiro plano vai ser o flash que iluminará.

    A velocidade você escolhe por tentativas, nada de olhar o fotômetro, e com o tempo ganha experiencia e ja vai saber qual usar assim que chegar no local.

    Te ajudei? E obrigado pelo "mestre" hehehehe

    ResponderExcluir