capa

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Entendendo o atraso do obturador e como evita-lo


Existem fotografias que são esperadas, controladas, programadas... a foto sai do jeito que você quer. As fotos para um quadro de formatura, por exemplo, onde você posiciona a modelo do modo que achar necessário e só faz o clique quando achar legal.
Exemplo de foto controlada
Quem dera que todas as fotos fossem assim, que o momento esperasse a gente pronto para o clique.
Não é assim na maioria dos casos. Na foto seguinte do meu amigo Biel, Veja algumas coisas poderia dar errado e perder o momento: As bolinhas de sabão não estarem naquela posição e ainda terem estouradas antes da foto, criança é muito instável, tanto faz ela sorrir quanto chorar. Quando conseguir capturar o momento perfeito de uma criança fica muito lindo!
Book infantil - Foto: Biel
A fotografia nada mais é que um registro de um momento espontâneo curtíssimo! Um sorriso que foi dado em um instante, um beijo na hora de um "sim" no casamento, a comemoração de um gol, um pulo na piscina... são momentos que são impossíveis de se repetir da mesma forma. E um fotógrafo precisa está preparado para esses momentos, pois qualquer atraso de um segundo (até milisegundos), vai perder aquele momento decisivo. Eis que surge um inimigo mortal nessas horas, o "SHUTTER LAG", ou simplesmente, ATRASO DO OBTURADOR.
Ops! Demorei demais
Como ele surge?
O shutter lag é algo intrínseco das câmeras, não há como evitar esse pequeno atraso na hora da foto.
O principal fator do atraso do obturador é o foco. Na grande maioria das câmeras compactas, antes do obturador abrir e fechar, é necessário fazer o foco. O foco é feito quando pressiona ligeiramente o botão disparador. Esse procedimento faz com que a câmera procure linhas de contraste na cena e deixe suas fotografias o mais nítida possível. É imprescindível fazer o foco antes de fazer realmente a foto, caso contrario sua foto ficará com aspecto de embassado.
Mas para realizar esse foco, é necessário um certo tempo, ai está o problema.

Nas DSLR (profissionais) isso também acontece, mas elas são feitas para diminuir ao máximo esse tempo de foco, que quase não percebe o tempo. Mas existe outro fator nas profissionais que acrescenta um tempo extra, no interior delas existe um espelho que serve para refletir a imagem antes da luz chegar ao sensor. E para a luz atingir o sensor é necessário que o espelho se levante, e claro, isso leva um certo tempo, também mínimo! mas existe.

Realmente eu não tenho como evitar esse atraso?
Não, infelizmente não tem, mas existem maneiras de driblar o shutter lag, e fazer com que o tempo dele seja o menor possível.

Determinar o foco antes da foto
Como já disse, o foco é feito quando se pressiona ligeiramente (até a metade) o botão disparador. segure o botão até a metade e espere o momento da foto. Esse procedimento é um truque e ajuda bastante na hora do momento, pois a câmera já vai está em foco e será alguns milisegundos a menos na hora do clique.

Eu já tentei explicar isso pro meu pai, mas ele não entende! heheheheh
Ele aperta o botão de vez e espera a câmera fazer o resto. Desse jeito a câmera vai analizar a luz do ambiente, procurar as linhas de contraste, procurar por rostos na cena para ajustar melhor o foco ( muitas de hoje em dia faz isso), fazer o foco e só ai abrir e fechar o obturador. Já fiz experiências na câmera dele, e o tempo ja passou de 1 segundo em algumas fotos. Quando eu faço o foco antes, a foto é feita quase que instantaneamente.

Uso muito essa tática, está sempre com o foco pronto, só refaço o foco quando o assunto se moveu demais em relação a distância de minha pessoa.
Foco feito antes do noivo jogar o brinde

 Flash pode causar atraso
Quando se utiliza o flash, além de todos os motivos listados acima, existe o tempo para que o capacitor se recarregue para disparar o flash. E a medida que vai usando o flash, mais tempo se leva para carregar o capacitor, pois as pilhas estão se descarregando. Algumas câmeras travam o funcionamento, e só liberam quando o capacitor fica cheio.

Fotos em sequência
A primeira foto vai sofrer o shutter lag por conta de fazer o foco, mas as seguintes vão sofrer por outro motivo, o tempo de processamento. O processador vai registrar a luz vinda do sensor, converter os pixels e junta-los gerando uma imagem JPG e enviada para o cartão de memória, ainda precisa do tempo do cartão de memória processar e salvar, o que varia muito! Que tudo junto gera um tempo relativamente longo, para alguém que está na agunia de tirar outra foto em sequência.

Muita gente usa o modo continuo (fotos sequenciais), pois tem dúvida de quando será o "momento mágico", na hora de apagar as velinhas do aniversário de 1 ano do filhote, por exemplo. Nesse modo a câmera faz fotos seguidas, uma atras da outra, geralmente as compactas fazem 5 fotos sequênciais, e só depois que elas são processadas e salvas no cartão de memória. Dependendo do processador e da memória interna, fazem mais que 5 fotos seguidas.
Sequência em modo continuo 
Bom... além dessas dicas, o melhor remédio pra evitar os efeitos do shutter lag é conhecendo o tempo do seu equipamento. Use e treine bem muito! pois nos momentos decisivos você vai saber lhe dar com esse "probleminha".

Grande abraço!

Tópicos relacionados

2 comentários:

  1. Há esse tempinhoooo... Só agora entendi o que tecnicamente acontece! Eu até já havia me ligado na história de focar antes, mas (incrível) nunca havia pensado nas fotos sequenciais pra esse problema. Valeu Lééééo!

    ResponderExcluir
  2. Minha fã kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk beijão!

    ResponderExcluir