capa

sábado, 10 de julho de 2010

Básico da fotografia: Sensiblidade ISO

Antes de começar a postar meus trabalhos e outras dicas, Vamos ao último fator básico de controle da fotografia.
Já falei de velocidade, diafragma e agora vou explicar de maneira sucinta o que é sensibilidade ISO, ou do tempo do meu pai, ASA. Uma foto boa é o equilíbrio desses 3 fatores.
Em algum outra postagem posso vim a comentar o assunto mais profundamente, certo? Mas se tiverem dúvidas, é só me enviar!

sensibilidade ISO é o fator de sensibilidade do sensor da câmera.
Funciona assim, quando maior o valor do ISO, mais sensivel à luz fica o sensor.

Do mesmo modo que na velocidade, diafragma, essa informação se encontra nas propriedades da foto.

Os valores variam de 80 até 3200, dependendo da câmera.

Mecher no ISO da câmera é a última hipotese a ser levada em conta.

Imagina um local, um quarto, por exemplo, fotografar uma criança, o Sol já não é uma fonte de luz, já abri meu diafragma todo para captar o máximo de luz, ajustei a velocidade...
-xiii, já estou em velociade 20, e as fotos ainda não estão boas, se abaixar mais a velocidade as fotos vão ficar tremidas, e agora??
ISO 100

AUMENTA O ISO!
aumentando o ISO, dá pra trabalhar com velocidades maiores, risco de fotos menos tremidas.
ISO 800

Geralmente trabalho em ISO 200, nessas condições citadas, colocaria 400, até 800 e veria o resultado. Mais que isso, para trabalhos profissionais, eu não recomendo.

Não recomendo pelo seguinte fato, quanto maior o valor do ISO, mais riscos de aparecem manchas, borrões em sua foto, é o que chamamos de RUÍDO da imagem.

CLIQUE PARA AMPLIAR e repare nos borrões

ISO 3200

Quer conhecer mais sobre ruído? Clique aqui

Bom, citei os pontos básicos para começar a publicar meus trabalhos, e também sempre que vier com mais dicas esses fatores serão mencionados e até mesmo explicados mais a fundo.
E aguardo sugestões, críticas, elogios, perguntas dos meus leitores, seguidores, fãs... hehehehe para cada vez mais possa melhorar.

8 comentários:

  1. E eu juraaaando que quanto maior o ISO, maior a qualidade das fotografias... Tem câmeras expansíveis até ISO 6400 po! Tem que saber usar *demais* pra não ter ruído... Ei Léo, faz uma matéria explicando sobre os tipos de lentes, por favor?! Sabe, tem umas que são 18mm, outras 200mm...

    ResponderExcluir
  2. RESPOSTA Larissa

    Ola Larissa! citei na postagem as sensibiliadades mais comuns em câmeras quem vão até 3200, mas realmente existem câmeras que vão alem como você citou! Essa informação engana algumas pessoas, normal.
    e boa pedida essa sua sobre lentes! Em breve! obrigado pela sugestão

    ResponderExcluir
  3. tenho uma câmera 5100
    e qual é o melhor modo de cena
    para eu tirar em ambientes fechados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na própria câmera tem um modo de cena para ambientes fechados. vai depender da iluminação, mas a câmera é capaz de reconhecer e ajustar a luz do flash (caso queira usar o flash) ou ajustar outros parâmetros caso não queira usar a luz de flash.

      Excluir
  4. tenho uma sony hx300 mas estou apanhando muito. gostaria se possível q me desse umas dicas ou indicar algum site pra aprender a mexer nela.

    ResponderExcluir
  5. Acabei de comprar uma nikon d5300 conheco um pouco rasoavelmente bem sobre iso velocidade e diafragma, mas não sei usar o fotômetro externo e como

    ResponderExcluir
  6. E como usar os flasch de studio ,imagino que seja uma velocidade rapoda ,e uma abertura pequena

    ResponderExcluir