capa

terça-feira, 27 de julho de 2010

Enquadramento - Regra dos terços

Uma boa composição é essencial para fotografia, algo simples se torna extraordinário dependendo do enquadramento, da luz, ângulo, humor do fotógrafo por que não? rsrs

Vou demonstrar hoje uma regrinha básica de enquadramento que todo fotógrafo aprende logo de cara, e que qualquer pessoa pode aplicar em muitos momentos, a REGRA DOS TERÇOS.

A regra dos terços consiste em dividir a imagem em 9 partes iguais, para obter uma grade imaginária, todo mundo já jogou jogo da velha para passar o tempo em uma aula chata, então... 


Essa grade possui 4 pontos de intercessão, duas linhas horizontais e duas linhas verticais. as 4 bolinhas chamaremos de "pontos de interesse" ou ainda "pontos de atenção", esses são os pontos de maior interesse em uma fotografia, digo mais, não só em fotografia mas em filmes, telejornais, novelas, pinturas... tudo que pede um bom enquadramento. Repare no william bonner pra ver!

Essa regra já foi assunto de estudo e ficou comprovado que quando alguém observa uma imagem, esses 4 pontos são observados com maior frequência, chamam mais a atenção da pessoa do que o centro da imagem, é do inconciente. E nós fotógrafos nos aproveitamos disso para fazer ótimas fotos! hehe

A aplicação dessa regra na fotografia funciona assim, se você está tirando uma foto é por que tem algo de interessante! certo? Se você colocar o ponto de interesse em um desses pontos ou ao longo das linhas, a foto ficará mais balanceada, mais agradável de alguém admirar a foto do que se o ponto de interesse tivesse no meio, como muita gente faz.

vamos ao exemplo de uma simples acerola, tirei essa foto brincando no quintal, quando postei recebi vários elogios, não esperava.

Acerola está localizada em um dos pontos de intercessão, deu um charme na foto


Um dos pontos está sobre o rosto de Gabriela Araújo, que foi meu foco

A modelo Laís Alves está localizada na linha vertical direita

A regra dos terços não é uma REGRA, mas uma ajuda no enquadramento, uma foto que não siga essa regra não quer dizer que a foto não esteja boa, mas ajuda e salva muitos fotografos, pois a regra dá uma perspectiva interessante na composição da foto, não precisa ter uma câmera ultra-profissional para aplicar.


Algumas câmeras tem a opção de colocar essa grade em forma de jogo da velha para auxiliar o fotógrafo antes de fazer a foto. Mas caso a câmera não possua, nada impede de colocar a grade mentalmente, e não precisa ser EXATAMENTE no ponto de intercessão ou em cima da linha, chegando próximo é válido!

Para finalizar... William Bonner utilizando a regra dos terços!

William Bonner em um dos pontos de interesse e o fundo com a notícia em outro ponto, regra dos terços PURA


Mais algumas fotos com o uso da regra





3 comentários:

  1. Otimo!! vou utilizar com certeza essa regra!

    ResponderExcluir
  2. Essa regra é fantástica, simples e muitas vezes deixamos ela de lado. Adorei as fotos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Amo fotografia, e estou procurando aprender mais sobre a tècnica, A informacao sobre o enquadramento regra dos tercos foi bem dada, Parabens.

    ResponderExcluir