capa

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Introdução às lentes

Recebi a seguinte pergunta de Larissa - Recife: 
"Ei Léo, faz uma matéria explicando sobre os tipos de lentes, por favor?! Sabe, tem umas que são 18mm, outras 200mm..."


Bom Larissa, gostei dessa pergunta, esse é um assunto que muitos amadores não dão o valor, mas que faz a maior diferença para a fotografia.


Para entender as lentes, vamos começar falando desses números que você mencionou, 18mm, 200mm, etc.
Esses valores são denominados distância focal, é a distancia em milímetros entre o ponto de convergência da luz até o ponto onde a imagem focada é projetada no sensor.


E não são mais denominadas lentes, e sim OBJETIVAS, objetiva 18mm, objetiva 200mm, etc.
A partir dai, as objetivas são divididas em:

  • Grande angular;
  • Normal;
  • Teleobjetiva
Valores menores que 50mm são consideradas grande angular, diria que entre 45mm e 55mm é uma lente normal, e maiores que 55mm são as teleobjetivas.


cada grupo tem suas características.


Grande angular
sua principal característica é o grande ângulo de visão, ela consegue englobar grande parte do assunto, ideal para paisagens e ambientes. os efeitos da profundidade de campo são menores.
Outra característica marcante é que ela distorce a imagem nas proximidades das bordas, quanto menor for a distância focal, maior será a distorção. Algumas lentes são tão grandes a distorção que recebem um apelido carinhoso, olho de peixe.
A grande angular tem o dom de afastar as coisas, ela dá a impressão que os objetos estão mais afastados do que parece no real, e quanto maior a distância entre duas coisas na foto, maior é a impressão de afastamento.
Ambiente com objetiva 18mm

olho de peixe 7,5mm - campo de visão de 180º

10mm - impressão de afastamento entre as coisas

Normal
O nome já diz "normal", com ela a imagem que se forma é a mais próxima possível que enxerga o olho humano, sem aberrações ou distorções. tem uma profundidade de campo moderada. o campo de visão também é moderado... ahhhh tudo é moderado com ela! rsrsrsrsrs Mas isso não quer dizer limitações, muito pelo contrário, a objetiva 50mm é a queridinha de muitos fotógrafos, muitos chamam carinhosamente de "cinquentinha". Por ela ser uma lente fixa, sua abertura do diafragma são maiores (abertura de 1.4 e 1.8) e isso permite trabalhar em locais de pouca luz sem ter que aumentar o ISO. Por ter essa abertura e permitir fotos com pouca luz, a "cinquentinha" é uma lente clara.
Consideradas lentes claras tem valores de f menores que 2 (lembre-se, quanto menor o valor de f, maior abertura, então maior passagem de luz)



Eu ainda não tenho uma 50mm fixa, mas a lente que tenho possui a graduação de 50mm e a maioria de minhas fotos são com 50 mm, justamente por não ter distorções, por fotografar muito pessoas, ninguém fica com cabeção, ou perna fina demais, ou baixinha...

50mm, sem distorções ao longo da imagem

50mm fixa da Canon, abertura de f 1.8
Teleobjetiva
Distância focal maiores que 50mm, são usadas para fotografia a longa distância. O campo de visão diminui a medida que aumentamos os valores da distância focal. Em outros fatores, é o contrário da grande angular, ela diminui a profundidade de campo, isto é, aumenta os efeitos, objetos mais desfocados quando estiverem em planos diferentes ao assunto focado. da mesma forma que a grande angular afasta, essa aproxima objetos que estão em planos diferentes. 
São mais usada em esportes, natureza e astronômia.
quando maiores de 200mm, ela são facilmente indentificáveis pelo seu tamanho, conhecidas como canhão.
1200mm! caixa d'agua à 1,5km do fotógrafo, impressão que prédios e a caixa d'agua estão no mesmo plano, impressão de aproximação entre planos

86mm - foto de Biel_click
Lente conhecida como canhão

apresentadas os 3 grupos e suas principais características, existe ainda as objetivas zoom, não é nenhuma denominação nova, é apenas varias objetivas em uma só, quando se vê "objetiva 18-55mm" é que essa objetiva varia de 18mm a 55mm, essa mudança é feita girando um anel que fica no corpo na lente. São bastante versáteis, pois nem todo momento convém ficar trocando as objetivas. mas isso encarece e muito o preço delas.

Vermelho - Anel da objetiva
1º circulo amarelo - Variação da objetiva, nessa vai de 24mm a 120mm
2º circulo amarelo - menor abertura do diafragma possível, em 24mm é f3.5 e em 120mm é f5.6

E nas compactas? 
Nas compactas não usa o termo de objetivas nem a distância focal, todos chamam apenas de ZOOM, mas não quer dizer que não existe distância focal, existe sim!
se não vier escrito na parte frontal da lente, vem no manual de quanto a quanto a distância focal varia.

"minha câmera tem zoom ótico de 3x"
quando falam isso, repare que na maioria das câmeras, vai ter escrito a equivalência de distância focal.


Câmera compacta Kodak zoom de 3x, 36mm - 108mm (equivalent) escrito na própria lente


E os efeitos de cada equivalência vão ser próximos a uma grande angular, normal ou teleobjetiva.
A grande maioria dos meros mortais que utilizam a compacta diariamente, utilizam o zoom delas de maneira apenas a enquadrar, pegar fotos de longe e outras coisas que o convém, mas não imagina os efeitos que proporciona na foto.

O assunto lentes não termina ai, é um assunto muito amplo, pois existem lentes de todo tipo de qualidade, cada uma com sua função, expliquei de forma resumida mas espero ter tirado a dúvida de Larissa e muitos outros. E se ainda restaram dúvidas, é só entrar em contato!



Tópicos relacionados


10 comentários:

  1. Caramba, não sei o que é, mas fica fácil de entender qnd tu explica. Eu já tinha lido altas revistas de fotografia que falava de lentes, mas parece que eles fazem questão de complicar, porque o que eles fazem é "ensinar" qual lente usar em certa situação. É muito melhor explicar como elas funcionam do que em que situação usar cada qual. Valeeeeeeeeeu de noooovo Léo! Me fez um favorzão!

    ResponderExcluir
  2. RESPOSTA Larissa:

    Obrigado:D
    é o extinto de estudante de engenharia! É melhor saber COMO as coisas funcionam que automaticamente saberá PARA QUE as coisas funcionarão.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a explicação, agora entendi, eu tbm ja tinha lido sobre o assunto, mas com essa explicação caiu a ficha.
    Aliás todo o seu blog, é muito bom e bem esclarecedor.
    Obtigado.

    ResponderExcluir
  4. oi, existe alguma lente de 50mm que pode ser usada manualmente ou fazer alguma adaptação para cameras que não suportam ?

    Jefferson

    ResponderExcluir
  5. Ola Jefferson!
    Existe sim lentes que são usadas manualmente, pelo motivo da câmera não suportar aquele modelo.
    Você vai regular manualmente a abertura através do anel do diafragma. Mas ai esse tipo de lente você também vai perder a leitura do fotômetro interno. Então não adianta de nada, pois como vai poder fazer a exposição correta, entende?
    Só com um fotômetro de pulso pra usar esses tipos de lentes.
    a incompatibilidade LENTE x CÂMERA acontece mais com lentes antigas. Com as lentes mais novas o máximo que acontece de incompatibilidade é o foco, mas podendo fazer no manual sem nenhuma perda.

    ResponderExcluir
  6. Leo. uma lente do kit 18-55 tem varias subdivisões né?? Tem alguma situação específica para cada medida. Tipo 18 mm para fotografar isso, 24 mm para fotografar aquilo e 55 mm para fotografar assim...
    abçs marcelo

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo... Tudo na fotografia vai depender da visão, da idéia e da criatividade do fotografo.
    por exemplo, 18mm tem uma visão bem ampla, ideal para ambientes, paisagens, etc... mas nada impede que use para fotografar pessoas.
    Assim como 50mm é ideal para pessoas, que num possa fotografar uma sala, uma paisagem.

    Mas precisa ter atenção para os efeitos que cada objetiva vai ter na fotografia, para depois o efeito não virar defeito.

    ResponderExcluir
  8. Curti muito... parabéns!! Estou aprendendo muito aqui! =D

    ResponderExcluir
  9. Parabens! Ótimo texto, muito explicativo

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana seu Blog Léo! Estou entrando nessa área agora e dúvida é que não falta rsrs. Todo o conteúdo do seu blog é muito interessante, instiga ainda mais o aprendizado constante. Parabéns. Sucesso sempre! Abraço.

    ResponderExcluir