capa

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Foco automático(AF) e Foco Manual

Recebi uma sugestão sobre foco manual, do meu amigo Biel


Com a difusão de câmeras digitais, sejam elas compactas ou profissionais, cada vez mais automatizadas, escolhem o ISO, escolhem o modo de cena, focam objetos, etc etc etc... tudo isso apertando um botãozinho! só faltam bater um papo com você! quer dizer, muitas já conversam! vem dando pitaco se a foto tá boa, se tremeu, se tava com pouca luz! realmente fantástico!

Mas a postagem de hoje vou falar sobre foco automático (AF) e foco manual.

Como já mencionei, o comodismo facilita e muito a vida da gente. Na questão de foco, nada mais prático do que encostar o dedinho no botão, esperar um breve "bip", um sinal verde dizendo que o assunto tá focado e tirar a foto.

Não vou negar, é de uma práticidade enorme fotografar com foco automático, mira... aperta o botão, enquadra e click! foto feita. Mas para um fotógrafo, ou até uma pessoa que goste de fotografia e tem isso como um robby, saber fotografar no foco manual é essencial.

Existem situações, como todo manual de uma câmera vem dizendo, vai a um zoologico, por exemplo, e quer tirar foto do leãozinho, mas na frente existe a jaula, é típico rsrsrsrs

Fragmento do manual da câmera D-3000 da Nikon, quando foco automático não funciona

Respondendo a pergunta de Biel:
Quando usar automático e quando usar manual?
Bom... se a tecnologia está ai, porque não usa-la? dou preferência sempre com o automático, ganho agilidade, precisão.

Mas se você estiver no zoológico e querer fotografar o leãozinho, poderá ter problemas hehehehehe

Certos casos que só o foco manual pra salvar:
Um lugar com pouquíssimo contraste, onde assunto e fundo se confundem, em local escuro, em fotografias macro, e assim vai.
Sabe quando sua lente começa naquele vai-e-vem frenéticamente? nada de encontrar o foco? tá ai uma dica para se usar o foco manual.

Antigamente, os fotógrafos tinham uma "malicia" com o foco manual. Para não se perder tempo focando, se deixava a lente com uma abertura pequena, digamos, f 11, assim teria uma distância de profundidade de campo boa para não se perder o foco até 20 metros dele, por exemplo. Conseguiam fotos com bastante precisão.

E ainda há outro motivo para se dominar o foco manual, existem objetivas (lentes) que não possui o motor para AF, ou ainda possuem, mas por uma triste coincidência, o modelo de sua câmera não suporta o motor e ela só irá funcionar em foco manual.

No modo manual, nem sempre dá pra ter certeza que o assunto focado está realmente focado. Existe uma ajuda auxiliar nesse caso, é similar em todas as câmeras, vou mostrar como é na Nikon.
No visor, existem algumas informações básicas na hora da foto, como velocidade, diafragma, e entre elas, um indicador de focagem, uma bolinha que aparece no canto do visor quando o objeto que está no ponto de focagem é visualizado.

Ponto de foco na garotinha

Garotinha focada através do foco manual, depois de girar o anel de foco

Ao girar o anel de foco, quando o assunto que estiver no ponto de focagem aparecer nítido no visor, uma bolinha surgirá no canto inferior esquerdo (no caso da Nikon) indicando que aquele objeto está focado.

Após girar o anel e encontrar o foco na garotinha, você está livre para fazer qualquer outro enquadramento, como por exemplo, usar a regra dos terços e colocar a garotinha do lado esquerdo, repare que o indicador de focagem (bolinha) desaparecerá, o que é normal, pois a garotinha não está mais no ponto de focagem inicial.



A foto pode ser tirada normalmente! mesmo sem o indicador de focagem está em evidencia. O indicador desapareceu pois o novo objeto que está no ponto de focagem agora é o barco, mas meu foco já foi feito quando apontei para garotinha.

Em situações onde há pouca luz, muitas câmeras tem um outro dispositivo que ajuda na hora do foco automático, é o "auxiliar de AF", em miúdos, uma pequena luz que acende, geralmente de LED, provocando uma ligeira iluminação do que está próximo, ajudando o foco automático a encontrar o assunto e focar. Na maioria das vezes é uma luz vermelha, que por motivos eletrônicos, é melhor para o sensor encontrar um contraste e fazer o foco.

Bom.... Essa dica agora vale tanto para automático quanto para manual.
Fotografando pessoas
Quer foco em uma e a outra embassada: Diafragma o mais aberto possível, bota uma na frente da outra, com uma distância

As duas com foco, uma atras da outra: Diafragma o mais fechado possível para aumentar a profundidade de campo

As duas em foco, uma do lado da outra: as duas na mesma distância da câmera, focando uma, a outra vai tá no foco consequentemente


Ao fotografar pessoas, tente dar o foco nos olhos! Parece bobagem, mas é uma tática para quem olhar as fotos, ter a sensação que a foto está bem focada. O foco fica melhor feito no olho do que você focar alguém pela testa, pelo nariz, por um outro detalhe no rosto... 
O olhar em uma fotografia é tudo!

Gabriela Araújo

Book Gestante - Gisella

Tópicos relacionados

4 comentários:

  1. Ola tudo bem?....

    Referente as dicas nas quais vc passou decidi comprar uma DSLR ao invés de uma semi profissional que nao trocar as lentes. Como pretendo fazer um curso, imaginei que seria útil futuramente. Agor estou em duvida em qual camera comprar uma Nikon ou Canon. Percebi que a NIkon ( fora a d90) nao possui motor de foco no corpo e somente na lente, e nos casos da Canon possuem.

    Qual a difirença em comprar uma camera que possui motor de foco no corpo e outra que possui só na lente?....sei que no caso da nikon 5100 ou 3100 só terei foco se comprar uma lente VR. Muitos dizem que se comprar uma camera com motor de foco no corpo as lentes seriam mais baratas do que as lentes VR é verdade?

    Obrigado desde já pelas suas dicas....

    OBS: caso puder enviar uam copia da resposta no meu email danilonery2003@yahoo.com.br ficaria super agradecido obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Danilo,
      Já que você pretende fazer um curso, a DSLR vai te atender perfeitamente! Depois do curso vai se empolgar ainda mais.

      Quando se fala em marca de câmera, Nikon e Canon, por exemplo, é como se fosse um time de futebol. Cada um que tem a marca defende com unhas e dentes kkkkkkkkkkkkk

      É verdade que muitas câmeras da Nikon não tem motor de foco. Isso deixa elas mais baratas e reduz a manutenção. Como cada lente tem seu próprio motor, o risco de quebrar é menor, e quem é acostumado ao foco automático, se quebrar na câmera fica perdidinho, mas se o motor quebra com a lente é mais fácil trocar a lente e continuar o trabalho em uma situação de emergência, por exemplo, é minha opinião.
      Em contra-partida encarece a lente, é verdade.

      Mas também não é verdade que a Canon só tem câmeras com motor de foco. Muitas delas são sem motor também, pelo mesmo motivo da Nikon.

      a sigla VR não tem nada haver com motor de foco, VR é a sigla que a Nikon usa para redução de vibração, vem do termo em inglês "Vibration Reduction", auxilia para fotos não saírem tremidas. Não sei dizer se a Canon usa o mesmo termo. Se a lente é equipada com sistema VR, também encarece a lente. Mas o VR ajuda demais na hora de fotografar com zoom.

      O que você deve ver é a sigla AF (auto-focus), Se a lente tiver essa sigla é por que tem motor de foco.
      Mas isso não é o bastante para a lente funcionar em sua câmera, o motor de foco deve ser compatível com o sistema de sua câmera. Pergunte ao vendedor antes.

      Resumindo...
      se a lente tem AF e/ou VR encarece, mas na minha opinião são de fundamental importância, vale o investimento.
      Na fotografia tudo é caro, se economiza por um lado, mas em outro terá que gastar do mesmo jeito.

      Excluir
  2. Como faria para deixar tanto a garotinha quanto o barco(fundo) bem nítidos nas DSLR? Existe uma distância mínima entre o fotógrafo e a garota? depende da lente? Onde devo focar, na garota, no barco ou entre os dois? Muito bom o seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Tonius,
      para os dois ficarem nítidos é impossível, pois o foco é feito em apenas um plano. Mas há certas artimanhas para reduzir o desfoque entre um plano e outro, uma delas é fazer a foto com menor abertura de diafragma possível, o simbolo da abertura é o "f" seguido do valor, quanto mais alto o valor de "f" mais fechado é o diafragma e menos desfoque terá o segundo plano.

      Você poderá ver bem esse efeito nesse post, outro eu coloco uma sequencia de fotos e vou fechando prograssivamente o diafragma:
      http://fotoestudio53.blogspot.com.br/2010/07/basico-da-fotografia-abertura-de.html

      Excluir