capa

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Tipos de câmeras fotográficas

Ola!
Queria mostrar nesse post os tipos de câmeras existentes no mercado, para todos os tipos de bolso ($$$) e gosto!

Não há o que questionar, hoje em dia todo mundo tem acesso a uma fotografia digital, seja no celular, web cam, câmera de um amigo... São fotos de diversas qualidades, tamanhos. "Aparelhos" com infinitas funções estão hoje no mercado, ótimo! Qualquer pessoa de qualquer renda pode adquirir uma!
Mas toda essa variedade pode deixar o consumidor na dúvida quando for comprar uma câmera ou algum aparelho que tenha uma das funções de câmera.

Vou começar com a mais simples e que está altamente difundida entre os seres humanos, as câmeras nos celulares:

CELULARES
Nessa categoria, poderia encaixar também as webcams. Logo no início dessa febre de celulares com câmera, as imagens eram do tipo VGA, (é a resolução mais baixa disponível no mercado, geralmente 640x480 pixels). Lentes e sensores eram do mesmo tipo das webcams. Hoje encontramos câmera em celulares e webcams com mais 5 megapixel.
Lentes desse tipo são grande-angulares, tem uma distância focal geralmente de 5.6mm


Celular Nokia 2630 (VGA)                  Celular Nokia N95 (5 megapixel)

CÂMERAS COMPACTAS
São as mais vendidas, pois seus preços caíram bastante. As preferidas dos fotógrafos iniciantes. São super simples de usar, tudo nela é automatizado, não é necessário alterar velocidade, diafragma, ISO, flash etc. As configurações estão salvas nos modos pré-ajustados, como modo Automático, Noite, Praia, Neve, Nublado, Festa, etc, o usuário só precisa fazer foco e enquadramento. A qualidade das fotos são boas, mas varia muito dependendo da qualidade da lente.
Existem dois tipos de lentes nas compactas:
  • Lente de valor fixo: São lentes que tem uma distância focal fixa, geralmente 35mm, isto é, grande-angular, o zoom delas, quando disponível no modelo, é "zoom digital", ou seja, uma ampliação da foto 35mm, isto quer dizer que mesmo dando zoom, a lente continuará grande-angular, e isso faz perder a qualidade da foto com zoom digital;
  • Lente zoom; Lentes que tem uma distância focal variável,  costumam ser de 36mm até 108mm, ou como são comercializadas, zoom óptico 3x, dependendo do modelo. com esses valores, ela pode ir de uma simples grande-angular à uma boa tele-objetiva. Sua qualidade na imagem é significativamente superior as do tipo de valor fixo. aplicando o zoom, a foto não perderá a qualidade. Costumam ser um pouco mais caras, mas na minha opinião, vale a pena :)


           

Kodak Lente valor fixo 36mm            Kodak Lente zoom 36mm-96mm(3x)

CÂMERAS SEMI-PROFISSIONAIS
Esse tipo de câmera é a transição entre as compactas e profissionais. Seu funcionamento é super parecido com as compactas, mas com recursos avançados, podendo escolher abertura de diafragma, velocidade e ISO. Outra característica desse tipo de câmera é o zoom, que são super potentes podendo chegar a mais de 20x. Aceita acessórios como flash externo e filtros. Pela qualidade da lente, pode ser tirada fotos a nível profissional.
Linha powershot da CANON - modelo SX1

CÂMERAS PROFISSIONAIS
chamadas também de DSLR (Digital Single Lens Reflex), ou ainda reflex, "reflex" por que toda imagem que passa pela lente é refletida no visor ótico do fotógrafo, por um conjunto de espelhos chamado pentagrama. Esse modelo permite fazer as trocas de lentes de acordo com o momento e o gosto do fotógrafo, é o chamado sistema de lentes intercambiáveis. Com ela pode-se alterar qualquer função, como velocidade, diafragma, equilíbrio de cores, dando mais controle ao gosto do fotógrafo. E ainda pode ser acoplado diversos acessórios.
Nikon D60

Na hora da compra, ai tem que ver o quanto de qualidade de uma foto o consumidor quer, e também o preço.
São varias coisas que se precisa ver antes de comprar, como o tamanho das fotos, funções que pretende usar, o $$$(mais importante hehehe)... 

Um comentário:

  1. Tá muito bom o post!
    Depois escreve sobre câmeras analógicas :D
    Beijinhos!

    ResponderExcluir