capa

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Acessórios - Filtros


Antigamente, os filtros eram acessórios indispensáveis! Com eles se consegue dar efeitos em fotos sem precisar passar por tratamento digital, como P&B, fotos azuladas, avermelhadas, com mais contrastes, acentuar vinhetas, etc.
Muita coisa que se fazia com filtro antes, hoje dá pra fazer em pos-processamento (na foto depois de tirada), no software da própria câmera, programas de edições de fotos...

O filtro pode ser usado em qualquer tipo de câmera! os filtros mais vendidos são os rosqueáveis. Em diversos modelos de câmeras, existe uma rosca em frente a objetiva, onde vai ser colocado o filtro. Em modelos que não existe esta rosca, pode ser encontrado no mercado alguns adaptadores.
Rosca em uma câmera profissional NIKON

Filtro já rosqueado

Adaptador para filtro em uma câmera compacta

Com a modernização das câmeras, muitos filtros cairam em desuso, com o filtro P&B, em qualquer programinha de computador se consegue obter fotos em preto e branco, assim como sépia. outro exemplo é o filtro balanço de cor, também se consegue facilmente corrigir isso sem usar o filtro.

Mas alguns filtros ainda hoje se usa muito, por não conseguir efeitos simulados em computador.
são eles:

Filtro UV
Esse bloqueia a passagem da luz ultravioleta, esses raios podem tornar a foto tender a ficar azuladas, para sensores que são sensíveis a esse tipo de luz. Mas as câmeras de hoje geralmente vem com essa proteção, então seu uso ficou restrito apenas como uma proteção mecânica para lente, protegendo de riscos, pancada, poeira, etc.
Filtro UV

filtro quebrado depois de uma queda, protegendo a objetiva - foto de Luiz Zanon

Filtro Close-up
Para quem não possui uma objetiva close-up, esses filtros podem ser uma alternativa. Ss objetivas close-ups são lentes que proporcionam fotos muuuuuuuito de perto, a centímetros do objeto. elas costumam ser caras e o uso é pouco, é algo muito restrito, por isso muita gente não pensa em investir em tais lentes, preferem os filtros.
Filtro Close-up proporciona alguns centímetros mais perto, pegando mais detalhes com nitidez. Eles vem com um numero, quanto maior o número, mais perto possibilita chegar.
Filtro Close-up com "+3" destacado

Abelha fotografada com filtro close-up

Filtro estrela
como o próprio nome já diz, esses filtros produzem estrelas através dos pontos de luz que existem no cenário. fazendo um efeito bem bacana! alguns modelos de câmeras faz esse efeito digitalmente, mas com o filtro fica mais "original". Ainda é possível escolher quantas pontas vai querer que tenha a estrela, 4, 6 ou 8 pontas.
Foto com filtro estrela 4 pontas

Foto com efeito estrela obtida digitalmente, estrela 6 pontas




Filtro polarizador
Esse filtro eu acho o mais importante, alguém que goste de fotografia recomendo tê-lo. Esse filtro é capaz de eliminar reflexos em vidro, laminas d'água, imagens refletidas. 
Exemplos de seu uso: 
Fotografar uma vitrine, a ausência do reflexo obtido com esse filtro possibilita fotografar o que está além do vidro.
fotografar fundo de um rio raso, esse filtro elimina possíveis reflexos vindo do céu e possibilita enxergar seu fundo.
ele tem outra função, aumentar o contraste das cores. Exemplo: um céu azul fica ainda mais azul. um gramado verde fica ainda mais verde. As cores ficam mais vivas.
A lente desse filtro é mais escura, como se fosse um óculos escuros, o que acarreta tirar a foto com velocidades menores, com isso seu uso não é indicado para fotos a noite, pois o risco de sairem tremidas é grande.
Filtro polarizador

Com o filtro, possibilita ver o que está além do vidro, os dadinhos pendurados

Com o filtro, foi reduzido os reflexos

Azul do céu obtido com filtro polarizador.


4 comentários:

  1. oi, meu nome é Jefferson. qual melhor filtro usar para foto panoramica, pois quando tiro fica meio branco. Só o polarizador resolve? e o filtro ND gradual? é bom ter os dois sempre?
    Site ótimo!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola Jefersson!
    Para conseguir fotos panorâmicas não é necessário filtro.
    Nessa postagem eu dou umas dicas para fazer panorâmicas
    http://fotoestudio53.blogspot.com/2010/07/fotografia-panoramica-como-faz.html

    O uso do filtro para fotos panorâmicas, assim como para qualquer outro tipo de foto, é com a intenção de conseguir os efeitos que eles proporcionam.

    Já sobre filtro ND, hoje em dia também não é necessário. As câmeras de hoje já vem com o recurso do filtro embutido.

    Para quem não conhece o filtro ND, ele é capaz de baixar a luz em partes que foram super expostas. Um exemplo: Ao fotografar na praia ou na neve, o sol reflete no solo dando mais luz ao assunto. Com o filtro esse efeito é reduzido.

    Nas câmera que tem esse filtro embutido, automaticamente ela detecta esse efeito e faz o equilíbrio.

    ResponderExcluir
  3. Olá, você sabe onde vende adaptador de filtro para Nikon L810?
    Não sei quantos "mm" tem a objetiva pra poder comprar o certo. =/
    Obrigado
    Responda no meu email > leeh_taeyeon@msn.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa câmera eu acho que não pega filtro, fiz uma pesquisa e não encontrei nada a respeito, peguei até o manual dela e também não encontrei.
      Mas se você está com necessidade do filtro pode improvisar. Procure na câmera (possivelmente em baixo dela ou até na tampa protetora) um circulo com traço na diagonal (Ø) ou a letra grega phi (ᶲ), é o simbolo do diâmetro da lente. Se não encontrar esse simbolo pegue uma boa régua faça a medição.
      Com o diâmetro em mãos você encontra os filtros facilmente no mercado livre, e para fixar em sua câmera utilize fita adesiva.
      Se comprar de diâmetro maior do da lente, tenha cuidado na hora de desligar a câmera e o filtro não impedir que a lente se recolha.

      Para receber as informações por email basta seguir o blog :D

      Excluir