capa

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Números, números, NÚMEROS!!!



Ao manusear a câmera, você ver tantos números!
- Abertura 22
- Velocidade 40
- lente 50 mm
-ISO 200


Certamente já deve ter visto esses valores acima, já fotografou usando eles e outros, sabe fazer as fotos colocando os valores adequados, mas você sabe o significado desses números?
Muita gente não dá importância a isso, pois consegue fazer as fotos sem ter esses conhecimentos. Mas entendendo o significado desses valores você consegue entender mais a fundo a fotografia. Até na hora de comprar equipamentos e acessórios é bom saber.


- Preciso de um filtro 52mm.


Você sabe o que é esse "52mm"?
Nesse post vou reunir essas informações que já venho postando dentro de outros.
Vamos começar com os mais comuns


Abertura do diafragma
Os valores são mostrados na câmera (depende do tipo e modelo) ou nas propriedades da foto, mas depende do tipo de lente. Para entender os números, é mostrado sempre uma fração, F 1/(número), onde o número segue um padrão de valores (5.6, 6.3, 7.1, 8, 9, 10...), O resultado da fração vai indicar o tamanho do orifício em milímetros, então quanto maior o número, menor será o tamanho da abertura. O " 1/ " é omitido, o visor mostrará apenas " F (número) ".
1/5.6 = 0.178 mm
1/36= 0.028 mm

A abertura que é a maior responsável pelo desfoque de fundo nas fotografias.


Velocidade do obturador
Assim como na abertura, os valores são mostrados na câmera ou nas propriedades da foto.
Velocidade: 1/100
Velocidade: 1/60 etc..
Isso é a velocidade da piscadinha, no exemplo de 1/100, divida 1 segundo em 100 partes, ela piscou o tempo de uma parte. Nós fotógrafos ocultamos o "1/", falamos só "velocidade 100".

Algumas câmeras chegam ao valores de 4000. Rápido! não?

Sensibilidade ISO
É um pouco complicadinha entender. O ISO é a medida de sensibilidade da superfície sensível a luz. No caso da fotografia, é o filme fotográfico., que nos dias atuais foi transferido para o sensor fotográfico.
Existem vários tipos de escalas para a sensibilidade, de exemplo: ASA (Essa é do tempo do meu pai), DIN, GOST, etc. Na fotografia é mais usual a escala ISO. Existem também uma tabela de convenções que não convém demonstrar aqui pois só ia complicar algo que é simples de entender. Nas câmeras digitais foram criados padrões de valores que são múltiplos. Ex: ISO 50, ISO 100, ISO 200, ISO 400... E quanto maior o valor, mais sensível à luz fica o sensor.

Diâmetro da lente
É essencial saber o diâmetro da sua lente. Sabendo o valor é possível comprar filtros e outros acessórios. Para quem não entende de geometria, o diâmetro é a maior distância de um ponto a outro de um circulo.
Para encontrar o diâmetro de sua lente, procure por esse símbolo " Ø ". Geralmente na parte de baixo. O valor é dado em milímetros.

Ai na hora de comprar um acessório, um filtro por exemplo. Basta dizer esse valor.
- Moço, quero um filtro polarizador 52mm




Distância focal
Esses valores são mais comuns em câmera profissional. Nas compactas e semi-profissionais ficam embutidos nas propriedades da foto, na profissional é possível selecionar o valor antes de tirar a foto.
distância focal, é a distancia em milímetros entre o ponto de convergência da luz até o ponto onde a imagem focada é projetada no sensor.
Distância focal selecionada em 200mm - foto Biel
A distância focal nada mais é que o famoso ZOOM, quanto maior o valor, maior o zoom.


Diante desses pequenos conceitos, vamos interpretar alguns valores que vem na frente das lentes, por exemplo.


Circulo 1: Significa a distância focal da lente, nessa ela varia de 18mm até 55mm
Circulo 2: Significa as maiores aberturas do diafragma nos extremos da distância focal. Meio confuso ne? mas é simples hehehe
Nessa lente: 
A maior abertura possível vai ser F3.5 quando a lente estiver numa distância focal de 18mm
e F5.6 quando a lente estiver na distância focal de 55mm.
Essa variação acontece por conta do espaço interno na lente. Ao dar o zoom, as lentes internas se movimentam, então um dispositivo faz com que as lâminas se fechem (aumenta o valor de F) para não serem danificadas.


-Saber a abertura máxima é tão importante assim a ponto de está definido na frente da lente?
É SIM! Todos os fotógrafos procuram as lentes com maiores aberturas possíveis! Quanto maior a abertura, melhor vai ser para fotografar em ambientes com pouca luz, evitando o uso do flash. E é o que define também o preço.
vamos ao exemplo de uma lente 50 mm (distância focal):
uma lente 50mm com abertura F1.8 da Nikon, com foto automático, está avaliada em aproximadamente R$ 500,00
A mesma lente, mas com abertura de F1.4 ultrapassa os R$1.000,00.
A diferença de preço é somente por causa da abertura.
Para baratear a venda de câmeras, as lentes costumam vir com aberturas de F5.6 e F3.5.


Megapixel
- comprei uma câmera de 10 megapixel!
Sabe o significado?
O que são esses megapixel?
Os megapixels veio junto com imagens digitais, eles são que formam uma imagem no computador e em câmeras digitais.
Ao ampliar uma foto no computador, perceberá que ela é formada por milhares de quadradinhos, o pixel, e o conjunto deles irá resulta na imagem, o megapixel.

Quando você ver na câmera "resolução de 10 megapixel", por exemplo, quer dizer que uma foto dela pode ter 10 milhões de pixel, que seria aproximadamente 3600 linhas e 2700 colunas de quadradinhos.
Resumindomegapixel indica apenas as dimensões da foto, o tamanho! Não quer dizer NADA sobre a qualidade da foto, que é o que muita gente pensa.

qualidade da imagem está relacionada com o tipo de lente, software da câmera e principalmente o sensor, mas não tem ligação nenhuma com o tamanho da imagem! NENHUMA!


Bom.. fico por aqui, Se eu esqueci algum tipo de numeração e deixei de fora desse post é só comentar! que eu incluo ele aqui.


Tópicos relacionados

3 comentários:

  1. Sempre contribuindo para os posts do fotoestudio53 =)
    Seguidor assíduo o/

    ResponderExcluir
  2. valeu ein,
    sempre quis saber o que são esses tantos numeros, numeros e numeros...hauhau
    muuuito explicado e bem entendido :]

    ResponderExcluir