capa

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Fotografando Silhuetas

Começando esse post com o significado de fotografia em silhueta, o que é?
Uma foto em silhueta é aquela foto que o assunto a ser fotografado fica escuro, valorizando sua forma, seu contorno.

Um tema básico na hora de pensar em uma foto são as formas presentes, e usando a silhueta isso fica mais evidente.

Para conseguir o efeito da silhueta é bastante simples, basta adicionar luz ao fundo e deixar seu assunto sem luz. Tecnicamente é só isso!



Só com isso consigo fazer fotos bonitas?
Bom... NÃO. Ai entra a criatividade, o olhar fotográfico para encontrar o ângulo certo. Você deseja valorizar o contorno! Um exemplo simples, concorda comigo que, se eu quero fazer uma silhueta de uma grávida, é melhor fotografar de lado para pegar a protuberância de sua barriga, do que tirar a foto com ela de frente, certo? de frente pareceria uma pessoa normal.
Silhueta lateral de uma grávida
E como consigo o efeito de silhueta?
Mencionei acima que deixa o assunto no escuro e coloca luz no fundo. Se faz isso artificialmente, com ajuda de refletores, lâmpadas, flash... onde se ilumina o fundo e deixa sem luz seu assunto. 
E com luz natural, usando a luz do Sol, por exemplo, como um contraluz (nova regra gramatical, tudo junto ;) )

Se sua câmera possui fotômetro, aponte ele para o local onde se deseja a luz, no caso o fundo do cenário, faça a leitura e ajuste a exposição e volte ao enquadramento que deseja para a silhueta, pode ser que na hora de enquadrar o fotômetro indique menos luz, mas não é essa a intenção??!! o assunto principal sem luz!
Silhueta com luz artificial - refletor apontado para o fundo
Silhueta com luz natural, leitura do fotômetro nas nuvens do céu
Um detalhe nesse tipo de foto, não se usa o flash diretamente no assunto, pois a intenção da silhueta será fracasso. Se for usar o flash, aponte ele para o fundo, do lado... mas não diretamente no objeto!

Dicas
  • Pode ser usado bastante a regra dos terços, pois muitas vezes a fotografia terá só o contorno, e a regra dos terços deixará a foto mais agradável de admirar.
  • Usa-se tambem vinhetas escuras quando o fundo tem cor clara, mas com cautela, nada de exagerar, pode acabar estragando a foto.

Fotos em silhueta desperta a curiosidade de quem ver, dá um sentido mais poético, é uma fotografia mais bem pensada, calculada, bem planejada.




Tópicos relacionados

2 comentários:

  1. ao capturar o luz do "fundo" a camêra deve estar em mod automático ? poder-se-ia fixar o fundo em modo automático, mudá-lo para manual e enquadrar o assunto que será transformado em silhueta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ademar
      No modo automático não recomendo muito não, pois a câmera vai querer sempre a luz ideal, e nesse tipo de foto o que a gente quer é justamente o contrário. Mas essa ideia que você deu de fixar o fundo no automático e depois colocar em manual pode ser que funcione :D

      Excluir